segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"O FILME DOS ESPÍRITOS" - A crítica

DivulgaçãoJá em cartaz nos principais cinemas do Brasil, "O FILME DOS ESPÍRITOS" produzido pela Mundo Maior Filmes -- apêndice cinematográfico da Fundação Casas André Luiz - não foi bem recebido pela crítica, pesando, entre outras coisas, a baixa bilheteria, embora não tenham sido divulgados ainda os números oficiais nem de público, nem de renda.
A revista Veja qualificou o longa-metragem como "o pior drama espírita nacional", cutucando ainda o rolo "BEZERRA DE MENEZES, DIÁRIO DE UM ESPÍRITO".
A página de cinema do portal IG Pipoca Moderna não deixou por menos: "O Filme dos Espíritos é o mais fraco da tendência espírita".
"Só para quem tem muita fé" - foi a chamada de Ely Azevedo, do jornalismo da Globo.
Os críticos profissionais são absolutamente rigorosos em seu trabalho -- e vale destacar que é um trabalho -- e seu ofício mesmo é esse: apurar detalhadamente todos os quesitos, desdes os técnicos (cenário,iluminação, maquiagem, etc.) até os mais subjetivos (interpretação, enredo, etc.). Parecem amargos e algumas vezes mal-intencionados, mas a verdade é que eles cumprem um valoroso trabalho, um tanto odiado pelos cineastas, mas respeitados, pois são essas críticas (mesmo que algumas pareçam injustas) que acabam motivando a busca à qualificação.
É certo que a tendência espiritualista costuma ser muito mais, digamos, perseguida, uma vez que normalmente essas obras têm um apelo religioso, ou seja, não se trata de um filme para simples entretenimento (que o móvel primordial do cinema), mas é um filme doutrinário, um convite religioso.
Já o comentário leigo, de quem foi assistir ao filme (espíritas e simpatizantes, especialmente), em geral, é de satisfação com a montagem.
Os críticos são frios, o público é emotivo. Os cineastas ouvem os dois: os primeiros porque eles acabam determinando a cotação e influenciam o público; o segundo, porque é o alvo.
O diretor de "O FILME DOS ESPÍRITOS", André Marouço, assim declarou sobre a crítica:
"Queridos, Ontem estreou O Filme dos Espíritos e como não poderia deixar de ser, nossos irmãos críticos estão qualificando o filme como dispensável, eu os entendo e respeito, certamente aprenderemos muito com o que eles nos apontam e haveremos de melhorar nos próximos filmes. Porém, tenho pra mim, que filmes como estes sempre serão mal vistos pela crítica, pois estes amigos vão analisar apenas e tão somente a peça como obra de entretenimento e, no caso dos filmes espíritas, sempre existirá uma forte mensagem educativa, filosófica e porque não dizer doutrinária, digo doutrinária mas não proselitista. Mas, indo diretamente ao que interessa, peço humildemente a todos que deixem seus comentários abaixo das críticas (links abaixo), sejam verdadeiros não vos peço elogios ou defesas apaixonadas mas aquilo que vos vai na alma".Bem ponderado, não?E você? Já foi ver o filme? Deixe aqui sua opinião.

3 comentários:

  1. Sou espírita, mas tenho que ser franco: "O filme dos espíritos" é muito ruim. Infelizmente é isso que me vai na alma ao ver o filme, mesmo sendo eu espírita. "O filme dos espíritos" é mal montado, mal roteirizado, confuso, tem atores sub-aproveitados e falta emoção. Quase não há pontos de virada (o que da essa expectativa frustrada de que o filme comece). Parece que foram ignorados conceitos básicos de elaboração de roteiro e a edição também não ajudou muito (nem tinha como).

    Agora o que acho mais irônico de tudo é que mesmo esse filme sendo inspirado em "O Livro dos Espíritos", faltou também conteúdo. Como pôde um livro tão rico e abundante ter sido tão mal aproveitado nessa produção?

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme e gostei muito dos ensinamentos.
    Lei de causa e efeito, ação e reação.
    Adorei !!!
    beijos de luz,

    ResponderExcluir
  3. Sou espírita também, e lamentavelmente profiro minha opinião negativa sobre o filme;que se ateve ao drama romântico e pouco explanou sobre o Livro dos Espíritos(implícito o nome do filme).Se julgarmos o romancezinho do filme, até este foi fraco(cansativo, nada envolvente). Foi decepcionante.Em suma, não foi um filme espírita, como "Chico Xavier", "Nosso Lar", "As mães de Chico"_que aliás, servindo esses de parâmetro, aumenta a responsabilidade dos próximos que resolverem fazer mais um filme dessa linha.Todavia, a iniciativa de ampliar os horizontes da doutrina espírita é louvável.Vale só caprichar mais um pouco.

    ResponderExcluir