terça-feira, 3 de janeiro de 2012


 
EDUCAÇÃO PARA O BOM APROVEITAMENTO DO TEMPO
por: Geziel Andrade
fonte: Blog Artigos sobre Espiritismo

Já temos o bom hábito de avaliar, todo momento, nosso passado, presente e futuro; nosso ontem, hoje e amanhã; nosso antes, agora e depois; nosso pretérito, momento atual e porvir.

Mas, com a educação espírita, fazemos isso conscientes de que somos Espíritos imortais e perfectíveis, criados por Deus em um determinado momento do tempo infinito.

Desde então, estamos:
• Sujeitos à sucessão de acontecimentos, que nos propiciam conhecimento, experiência e desenvolvimento das faculdades;
• Submetidos à Lei de Causa e Efeito, que dá a cada um de nós de acordo com as nossas obras;
• E vinculados à Lei do Progresso incessante, que tudo modifica, transforma e aperfeiçoa.

Pelos Desígnios e pelas Vontades e Leis de Deus, como Filhos, estamos sempre caminhando para a perfeição intelectual, moral e espiritual, ora como homens em um mundo material, ora como Espíritos na vida espiritual, que é a verdadeira.

Assim, temos um passado longínquo e estamos vivendo o momento presente para chegar ao futuro glorioso estabelecido por Deus.

O próprio planeta Terra, que ora nos serve de habitação e escola, quando não de hospital, cumpre a sua escalada evolutiva no decorrer do tempo.

ONTEM: Mundo primitivo.
HOJE: Mundo de provas e expiações.
AMANHÃ: Mundo feliz.

Nas inúmeras reencarnações, na Terra ou em outros mundos habitados, contamos com o tempo, que é sempre a concessão divina valiosa que nos permite:
• Desenvolver as faculdades e as potencias da alma;
• Conquistar conhecimentos, experiências e habilidades;
• E aproximarmo-nos da perfeição espiritual, que atingiremos um dia, conforme determinação do Criador de todas as coisas.

ONTEM, passamos a infância espiritual na animalidade, governados pelos instintos, pelas necessidades materiais e pelos mecanismos automáticos das Leis de Deus, vencendo as primeiras etapas evolutivas, sem a consciência do destino venturoso que nos aguarda.

HOJE, na juventude espiritual:
• Trazemos no subconsciente as vivências e as conquistas intelectuais, morais e espirituais do passado;
• Exteriorizamos o que fizemos ontem de nós mesmos;
• Dilatamos a consciência acerca de Deus, de quem somos Filhos e do futuro grandioso que nos espera;
• Enfrentamos novas provas difíceis e cumprimos missões complexas visando o aprimoramento do mundo íntimo e a conquista de sempre melhores condições de vida;
• Empreendemos esforços para vencer principalmente as imperfeições morais e conquistar a sabedoria e o amor;
• Valorizamos os tesouros espirituais e a bagagem evolutiva, que vamos tornando repleta de virtudes e boas tendências;
• Atuamos no campo do bem e realizamos as boas atitudes, ações e obras para criar o futuro melhor;
• Percorremos de aprendizado em aprendizado, de qualidade nobre em qualidade nobre, de aprimoramento em aprimoramento, de conquista em conquista, de trabalho em trabalho visando a construção de um amanhã mais venturoso;
• Reunimos conhecimentos novos e conquistas imperecíveis para atingir o porvir feliz;
• Aproveitamos o tempo na edificação de um futuro mais saudável, alegre e feliz, pelo bom uso das faculdades da alma e pela semeadura do bem que garante a boa colheita do amanhã.

BEM MAIS À FRENTE, já amadurecidos e evoluídos em termos intelectuais e morais, na Espiritualidade Superior ou Angelitude, cumpriremos as tarefas reservadas por Deus para os Espíritos que já cumpriram a longa jornada evolutiva, desfrutando das bem-aventuranças.

LIÇÕES DE ALLAN KARDEC

Allan Kardec nos ensinou o seguinte a respeito do passado, do presente e do futuro:

“A vida terrena não passa de um ponto no longo percurso da alma, que é o ser pensante e essencial. Ela possui uma existência que remonta a um passado longínquo e que se estende indefinidamente pelo futuro. A vida presente é uma necessidade para a alma realizar no mundo material as funções que lhe são designadas pela Providência e buscar o desenvolvimento de sua inteligência e o seu adiantamento moral e espiritual.” (“Revista Espírita”, de julho de 1862.)

“Cada existência corpórea representa para o Espírito uma ocasião de progredir, de obter um acréscimo de experiência e de instrução, se souber se conduzir bem.” (Questão 191 de “O Livro dos Espíritos”.)

LIÇÕES DOS BONS ESPÍRITOS

Aqui no Brasil, os bons Espíritos nos enviaram, através de diferentes médiuns, as seguintes lições acerca do bom aproveitamento que devemos fazer hoje do tempo:

“Ontem, retaguarda. Hoje, oportunidade adequada a corrigir falhas havidas e executar o serviço à frente. Amanhã, o porvir.” (Emmanuel/F.C. Xavier, no Cap. 67 do “Livro da Esperança”.)

“Agora é o momento decisivo para fazer o bem. A boa semente plantada agora é garantia da produção valiosa no porvir.” (Emmanuel/F.C.Xavier, no Cap. 119 do livro “Fonte Viva”.)

“O ontem ter-nos-á trazido a luz da experiência. O amanhã decerto que nos sugere luminosa esperança. A melhor oportunidade, entretanto, não se chama ontem, nem amanhã. Chama-se hoje. Hoje é o dia.” (Emmanuel/F.C.Xavier, no Cap. 1 do livro “Estude e Viva”.)

“O passado passou, não se muda. É preciso construir o presente e o futuro”. (Espírito Patrícia, no livro “Vivendo no Mundo dos Espíritos”, psicografia de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.)

“Será o amanhã, segundo idealizamos hoje, tanto quanto hoje é o reflexo de ontem. Por isso, devemos centralizar as energias na direção dos objetivos que nos propomos alcançar.” (Espírito Ismael Souto, na mensagem “Tudo é Atração”, psicografia de F.C.Xavier.)

“Não basta o contentamento de apenas hoje. É preciso saber se estamos pensando, sentindo, falando e agindo para que o nosso regozijo de agora seja também regozijo depois.” (André Luiz/ Waldo Vieira, no Cap. 2 do livro “Estude e Viva.)

A EDUCAÇÃO ESPÍRITA LEVANDO-NOS HOJE AO INDISPENSÁVEL BOM APROVEITAMENTO DO TEMPO

Em decorrência das lições acima sobre o bom aproveitamento do tempo, a educação espírita conscientiza-nos acerca do grandioso contexto em que estamos inseridos na condição de Espíritos imortais, criados por Deus.

Além disso, educa-nos eficientemente para fazermos hoje o bom aproveitamento do tempo que antecipa o nosso amanhã feliz.

Para tanto, educa-nos para:
• O bom uso da vontade e do livre-arbítrio, colocando a nosso favor os mecanismos das Leis do Progresso e de Causa e Efeito;
• A realização das boas obras que garantem o nosso crescimento intelectual, moral e espiritual e a consequente vitória na vida;
• A acumulação dos recursos pessoais que edificam um futuro radiante com as próprias boas ações;
• A semeadura das boas sementes no campo fértil do relacionamento e da convivência com os semelhantes para colhermos os bons frutos agora e no porvir;
• O emprego dos minutos e das horas na conquista das virtudes que ficam permanentemente na alma gerando o bem-estar e a felicidade;
• O cumprimento das obrigações e dos deveres morais, para que a consciência esteja em harmonia com as Leis de Deus e não tenhamos que gastar tempo em expiações e reparações dolorosas;
• O aproveitamento das oportunidades que o trabalho e o estudo nos oferecem para o progresso e a construção do porvir próspero e venturoso que Deus destinou para nós.

- - - - - - - - - -
NOTA: ARTIGOS ANTERIORES DESTA SÉRIE SOBRE A EDUCAÇÃO ESPÍRITA PUBLICADOS NESTE MESMO BLOG EM:

26/out/2008 = Educação para a Fraternidade.

12/dez/2008 = Educação para o Trabalho.

11/jun/2009 = Educação para Ser Útil.

01/out/2009 = Duas Asas da Educação Espírita.

04/jan/2010 = Roteiro para a Educação da Alma.

26/maio/2010 = Educação da Vontade.

05/nov/2010 = Educação para a Paz.

20/maio/2011 = Educação para Lidar com os Cascalhos.

12/set/2011 = Educação para o Desperdício Zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário