Documentário da BBC "SCIENCE AND THE SEANCE"
Da montagem televisiva, destacamos alguns aspectos importantes, úteis para compreendermos bem a ordem das coisas:
- Como é praxe, tudo quanto é inerente aos fenômenos modernos da mediunidade é atribuído ao Espiritismo, e precisamos distinguir esse termo como sendo a Doutrina específica codificada por Allan Kardec, e não como sinônimo direto para espiritualismo. De igual maneira, definimos que o médium, ou o sensitivo, o paranormal, não é necessariamente um praticante espírita.
- E acerca do item acima, devemos lamentar o documentário não ter feito tal distinção e nem mesmo ter citado o Espiritismo (kardecista, especificamente), como sendo a principal doutrina - embora tenha sobrado outras) herdada daquela epidemia do Moderno Espiritualismo do século XIX.
- Um detalhe extremamente relevante bem salientado por essa obra da BBC de Londres é sobre a influência daqueles primeiros fenômenos de efeitos físicos para a humanidade, no tocante ao impulso que as manifestações provocaram na Ciência, pois, da investigação daqueles insólitos acontecimentos, os cientistas acabaram sendo levados às mais revolucionárias invenções, como o rádio, a confecção do disco e a televisão. O documentário mostra que o intento inicial dos inventores era desenvolver meios de mecanizar o intercâmbio com os "mortos", para registro histórico e comprovação científica.
- Outro ponto forte de "Science and seance" diz respeito às imagens e documentos apresentados, por exemplo, depoimentos de Arthur Conan Doyle - um romancista (criador de Sherlock Holmes) que acabou se tornando o mais importante historiador e propagador do Modern Spiritualism.
Lamentavelmente - para quem não compreende o idioma inglês - , o áudio dos vídeos está no original e não possui legenda. Alguém se habilita a fazer a tradução?
Confira:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
olá amigos, não existe tradução para este video ou legenda, pois manjo muito pouco ingles.
ResponderExcluir