terça-feira, 27 de maio de 2014

Mensagem espírita "Responsabilidade"


Mensagem emitida pelo Espírito Irmão Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré), em 18 de maio de 2014, pela psicografia da médium: Lúcia.


Responsabilidade

Meus queridos amigos será que entendemos a amplitude do termo responsabilidade atualmente?
O questionamento é pertinente, pois vivemos um momento de mudanças e assumindo ou não somos todos responsáveis por elas. Aliás, a primeira responsabilidade que nos cabe é por nós mesmos.
Vamos então entender melhor a responsabilidade?
Responsabilidade está associada às escolhas, à vontade, amadurecimento e compromisso. Vejamos, pois como cada associação se processa.
A todo instante em nossas vidas, estamos fazendo escolhas: azul ou verde; dormir ou se manter desperto; ir ou ficar; sim ou não, dentre tantas possibilidades que se apresentam. Apesar de muitos não se darem conta, mesmo quando não escolhem, estão fazendo uma escolha, já refletiram sobre isso? A cada escolha nos cabe a responsabilidade devida por ela.
A vontade se apresenta como agente propulsor das escolhas, no exercício de nosso livre arbítrio.
Assim a responsabilidade se faz presente em nosso assumir as "reações" provenientes de nossas escolhas e vontade. Quando através de nossa vontade respeitamos o compromisso advindo de nossas escolhas, mesmo que as reações não sejam tão agradáveis, estamos sendo responsáveis.
À medida que vamos aprimorando nossas escolhas, direcionando as vontades e assumindo os compromissos advindos de ambas, estamos assumindo a responsabilidade por nós mesmos, que é na verdade a maior de todas as responsabilidades. Assim somos responsáveis pelo que fazemos, falamos e pensamos. Quando agimos de forma responsável vamos amadurecendo espiritualmente, portanto podemos dizer que o amadurecimento é proporcional a responsabilidade que desenvolvemos.
Equivocamo-nos em muitas escolhas, e por falta desse compromisso, dessa responsabilidade e amadurecimento, procuramos achar culpados, não assumimos os atos praticados por nós mesmos. O achar culpados é falta de responsabilidade, falta de amadurecimento. Pensemos nisso.
Retornando ao início quando dizíamos que na atualidade precisamos com mais vigor exercer o senso de responsabilidade, é que se faz urgente através de nossas escolhas, de nossa vontade efetuar as mudanças interiores para adentrarmos no mundo de regeneração. Nossas escolhas de hoje construirão o futuro do amanhã e isso requer uma dose extra de responsabilidade não acham meus amigos?
Quando nos limitamos a pensar somente em nosso ego e no momento presente estamos sendo irresponsáveis, pois agimos por impulso, nos precipitamos e colheremos os frutos verdes e amargos.
Não podemos fugir das Leis Naturais - lei da ação e reação, por exemplo, onde a cada um será dado de acordo com suas obras, já nos alertava o Mestre Jesus.
Este é o exercício da justiça e da responsabilidade.
Portanto quando dizemos que a nossa maior responsabilidade é conosco mesmo é porque somente a nós cabe a escolha e a vontade de trilhar o caminho da evolução espiritual e conquistar a tão almejada felicidade.
Lembremo-nos, meus amigos, das inúmeras vezes que colocamos na mão do outro a responsabilidade de nos fazerem felizes, na ânsia de que o outro supra todas as nossas carências e desenvolva as mudanças que só nos podemos efetuar, ou ainda quando queremos que Jesus no salve. Salvação que não é fato garantido, mas processo individual de cada criatura e que se conquista diariamente passo a passo.
Convido-os, nesse momento, a refletirmos individualmente, no interior de nosso coração:o quanto estamos delegando aos outros?
Ou melhor, quanto delegamos aos outros das responsabilidades que competem somente a nós?
O quanto esperamos que façam por nós?
E o quanto queremos fazer tudo pelo outro, quando somente a ele compete tal ato?
Sejamos honestos. Sejamos responsáveis assumindo a si próprio.
Com muito carinho e responsabilidade os deixo com as reflexões propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário