Há 45 anos: Pinga-Fogo 2 com Chico Xavier


Há exatos 45 anos a TV Tupi levava aos lares brasileiros mais uma edição do seu programa de sabatina "Pinga-Fogo". Só que aquela não seria mais uma edição, e sim mais um campeão de audiência, em função especial do entrevistado da noite: Francisco Cândido Xavier.

Aquela já seria a segunda participação de Chico Xavier no famoso programa. A primeira, realizada em 28 de julho daquele mesmo 1971, havia batido o record de audiência da televisão brasileira: cerca de 75% de todos os televisores no país estavam sintonizados na rede que retransmitia o Pinga-Fogo com Chico Xavier.

O sucesso da primeira entrevista com o médium espírita foi a motivação elementar para o segundo programa especial, cuja duração chegou a quase quatro horas, desta vez, com um Chico Xavier mais familiarizado com a plateia, com as câmeras, mais à vontade com o apresentador e com a banca entrevistadora, na qual estavam dois nobres espíritas: José Herculano Pires e o Dr. Hernani Guimarães Andrade.

Então, aproveitando o ensejo deste 21 de dezembro, vale a pena recordar o saudoso Chico Xavier em um dos mais memoráveis momentos da televisão brasileira, cuja repercussão foi extremamente relevante para a difusão do Espiritismo no Brasil.


Comentários

Postagens populares

Seita política infiltrada no movimento espírita sugere novo slogan: 'Fora da justiça social não há salvação'

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"O Anjo Guardião do Brasil: Ismael e a missão dos espíritas", por Carlos Luiz

'Um caso de Xenoglossia (Mediunidade Poliglota)', uma pesquisa de Clóvis Nunes

'Os nomes das casas espíritas e seu reflexo no Movimento Espírita Brasileiro', por Ivan Franzolim