Enquete aberta sobre proposição de aborto no Senado
Atualmente, tramita na casa uma sugestão de lei para descriminar o aborto e permitir ainda que o SUS cubra o ato voluntário da mulher que estiver gestante até doze semanas. O autor da sugestão foi André de Oliveira Kiepper, de 36 anos, morador do Rio de Janeiro e mestre em Saúde Pública. Como justificativa, Kiepper apontou que “a atual legislação vitimiza a mulher, tornando-a refém de clínicas de aborto clandestinas”. Ele citou dados do Ministério da Saúde de que 1,25 milhão de abortos ilegais ocorrem ao ano no Brasil. Já o relator do caso na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o senador Magno Malta (PR-ES) pediu arquivamento da sugestão sob a alegação de que “O Estado não pode interferir no livre desenvolvimento de um ser humano no ventre de sua mãe”. Ele rebateu os argumentos de que não existe vida desde a concepção e de que a autonomia da mulher precederia o direito à vida do embrião. O senador citou os riscos físicos e psicológicos para a mulher que faz aborto. Por fim, enumerou os impactos sociais e econômicos de uma política pública para a questão no país. Ele apontou, por exemplo, que o custo seria de 2% do Fundo Nacional de Saúde (FNS), o que corresponde a um gasto cerca de 30 vezes superior ao do Programa Rede Cegonha, de atenção à mulher grávida. (fonte Senado)
Pela última apuração que fizemos (consultado em 4 de julho de 2018, às 7h15), o resultado da pesquisa apontava uma leve maioria votando a favor do aborto nesses casos: 264,487 contra 263,961 que não concordaram com essa sugestão de lei.
O tema do aborto já tem sido muito debatido em nosso portal e quem nos acompanha sabe da postura que tomamos em face da revelação espírita. Em todo o caso, recuperamos aqui algumas de nossas publicações para a reflexão de todos:
Artigo: "Ela, a 'dona' do corpo, tem o direito de matar o bebê no útero?" por Jorge Hessen
Manifesto contra o aborto – Posição oficial dos médicos da AMERGS (Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul)
Aborto: STF sinaliza legalidade de aborto até o 3° mês de gravidez
"O aborto, o abandono e a roda dos séculos" por Marcus Braga
Se você acha essa questão importante, compartilhe essa postagem e convide seus familiares e amigos a votarem conscientemente na pesquisa realizada pelo Senado Federal para que, na nossa próxima consulta, possamos nos deparar com números mais otimistas. Muitas vidas estão dependendo de nossa opinião.
Comentários
Postar um comentário