domingo, 18 de abril de 2021

O 18 de abril e a questão "O que é mesmo Espiritismo?"

Há exatos 164 anos uma obra monumental era publicada em Paris de maneira oficial, já que — como recentemente descoberto — uma espécie de protótipo seu encontrava-se em circulação há pelo menos alguns meses desta data marcante de 18 de abril de 1857 (saiba mais sobre "a Edição zero" de O Livro dos Espíritos clicando aqui).

Sim, estamos falando de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a obra que é, como se costuma dizer, o marco do Espiritismo, ou Doutrina Espírita. Mas, a questão que propomos, inclusive aproveitando a ocasião de mais um aniversário deste acontecimento extraordinário, é especialmente essa: de que Espiritismo estamos falando? Ou, melhor ainda: que doutrina é essa?

A questão é muito válida porque, até mesmo dentre os mais conceituados estudiosos do nosso movimento espírita, vê-se muitas controvérsias a seu respeito, a começar pela maneira de defini-la: é ciência? É uma escola filosófica? É, afinal, ou não é uma religião? Ora, as respostas são variadas e cada qual defendidas por vezes com muito zelo, eloquência e, não raro, também paixão.

Tudo poderia ser resolvido simplesmente partindo da ideia de que, tendo sido Allan Kardec o dito "codificador" da doutrina, bastaria então consultarmos a definição que ele tenha feito. Sim, poderia, mas a coisa não é tão simples assim, pois o próprio Kardec deixou várias definições diferentes para o Espiritismo — algumas delas um tanto controversas entre si, donde cada confrade ou pensador não-espírita se dá o direito de fazer o recorte que bem pretende para justificar suas conclusões particulares.

A coisa é complexa mesmo. Por isso, de nossa parte, oferecemos a todos um estudo bem aprofundado sobre essa questão e disponível livremente na nossa Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita - PEADE; falamos do curso ECE - Estudo do Conceito de Espiritismo.

Inscreva-se agora mesmo na PEADE: é online, é prático e completamente grátis.

Obviamente que o curso oferecido não esgota a questão, mas acreditamos que ele contém subsídios importantíssimos para a discussão a respeito; se não "resolve" as controvérsias, pelo menos oferece meios para compreendermos a razão de ser ou não de cada postulado levantado. Então, não deixe de ver.

Também recomendamos a consulta ao verbete "O Livro dos Espíritos" na Enciclopédia Espírita Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário