sábado, 21 de agosto de 2021

"Zé Arigó", mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online


O mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online é um apanhado histórico especial sobre a vida e obra de um dos mais notáveis médiuns de cura de todos os tempos: o Zé Arigó, o médium escolhido pelo Espírito do Dr. Fritz para uma extraordinária jornada missionária.

Veja a síntese do verbete:

José Pedro de Freitas (Congonhas, Minas Gerais, 18 de outubro de 1921 - Congonhas, 11 de janeiro de 1971) mais conhecido como José Arigó ou simplesmente Zé Arigó, foi um célebre médium e dirigente do Centro Espírita Jesus Nazareno, em sua cidade natal (à época, Congonhas do Campo), ganhando fama nacional e internacionalmente devido as extraordinárias cirurgias espirituais assistidas pelo Espírito denominado Dr. Fritz. Acusado de charlatanismo, foi condenado e preso, depois anistiado pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek; em seguida, condenado e preso novamente, apesar de forte apelo popular contrário à sua prisão. Foi contemporâneo e amigo de Chico Xavier e José Herculano Pires — os mais notáveis influenciadores espíritas de seu tempo. Herculano inclusive foi seu biógrafo e destemido defensor da integridade moral de Arigó, em meio a controvérsias no movimento espírita quanto ao menor interesse daquele médium pelas questões doutrinárias do Espiritismo em relação ao trabalho de cura, embora suas capacidades mediúnicas não resultassem dúvidas mais sérias do que as evidências de uma exuberante faculdade, que foi consagrada às pessoas mais carentes.

Em contexto, a origem familiar do personagem, seu despertar mediúnico, a parceria com o médico invisível, relatos de curas excepcionais e outros fenômenos espirituais promovidos por Arigó e Dr. Fritz, o martírio de uma alma caridosa duas vezes condenada à prisão, além das controvérsias em torno do seu nome no movimento espírita.


Confira o conteúdo completo deste verbete na Enciclopédia Espírita Online.

E não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário