"Escala Espírita", o mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online
A fim de melhor ilustrar a linha progressiva do Espírito, no seu curso evolutivo, desde seu ponto de partida até a perfeição, certa Allan Kardec traçou um quadro ilustrando exatamente os graus pelos quais se deve passar, considerando os estágios evolutivos mais característicos; a este quadro ilustrativo, ele deu o nome de Escala Espírita, cujo teor é considerado como um dos importantes para a compreensão do Espiritismo.
Pois é sobre este importante esquema que trata o verbete "Escala Espírita", a novidade que então apresentamos na mais recente atualização da nossa Enciclopédia Espírita Online.
Veja a sinopse do novo verbete:
Escala Espírita é um quadro resumido das diferentes ordens de Espíritos de acordo com o grau de evolução dos indivíduos; foi elaborada por Allan Kardec, seguindo as orientações dos Espíritos mentores da codificação do Espiritismo, sendo originalmente publicada na primeira edição de O Livro dos Espíritos (1857) e depois, numa versão ampliada, na Revista Espírita de fevereiro de 1858, replicada com alguns ajustes em outras obras e finalmente estabelecida na grande atualização de O Livro dos Espíritos a partir da sua segunda edição (1860). Essa tabela ilustra os principais estágios do progresso intelectual e moral dos Espíritos, separando-os em três ordens primordiais: Espíritos Imperfeitos (3ª ordem), Bons Espíritos (2ª ordem) e Espíritos Puros (1ª ordem); com exceção desta última, cada ordem têm suas subdivisões e admitem infinitas nuances que distinguem as mais variadas condições que podem caracterizar o nível dos encarnados e desencarnados em um determinado ponto de sua jornada evolutiva, posto que, como o progresso é uma lei inexorável, a posição de cada indivíduo não é absoluta — salvo a da primeira ordem, que figura a posição daqueles que já alcançaram a perfeição. O objetivo dessa escala é apresentar didaticamente o curso evolutivo dos Espíritos e estimular cada qual a promover o seu próprio aperfeiçoamento espiritual.
Só para se ter uma ideia rápida sobre a relevância dessa escala, o codificador espírita acentuou que ele é um dos dois quadros fundamentais "que todo espírita dever diante dos seus olhos".
A imagem a seguir ilustra o esquema da linha progressiva do Espírito percorrendo as diversas classes da Escala Espírita rumo à perfeição espiritual:
O novo verbete traz os seguintes tópicos:
- Contexto doutrinário
- Primeiras versões
- Versão definitiva
- Relevância do quadro
- Veja também
- Referências
Então, não deixe de conferir agora mesmo este novo verbete.
Clique aqui para acessar "Escala Espírita" na Enciclopédia Espírita Online.
Comentários
Postar um comentário