Resenha do livro "História Geral do Espiritismo" de Eric Pacheco e Lucas Berlanza

Com o selo do CCDPE-ECM, nossos confrades estudiosos espíritas Eric Pacheco e Lucas Berlanza, ambos do Rio de Janeiro, acabam de publicar um interessante livro: História Geral do Espiritismo, cujo subtítulo é "Resumo expositivo". A sua sinopse oficial traz o seguinte:

O leitor encontra neste livro um vasto material de consulta sobre as principais ideias quando na época de Kardec e como esse insigne educador dialogou com as diferentes correntes do pensamento ocidental. Essa convidativa jornada teórica atende àqueles que desejam conhecer personagens com contribuições importantes no cenário cultural da França no século XIX e permite traçar relações comparativas com o contexto em que os primeiros grupos familiares e instituições começaram a estruturar o movimento espírita brasileiro.

São 520 páginas de um bom apanhado historiográfico. Inúmeros dados biográficos de Allan Kardec e suas obras também são apresentados em cuidadosa sequência cronológica. Um outro diferencial deste livro é apontar características dos grupos espíritas espalhados pelo mundo, formando um movimento internacional com suas peculiaridades locais. Assim, a história registrada pelos autores trata das origens e dos reflexos atuais da dinâmica espírita. Lucas e Eric elencam autores espíritas brasileiros e estrangeiros, do passado e do presente, com rápidos comentários biográficos.

Uma boa apresentação da obra pode ser conferida pela live promovida pelo canal do IGESE no YouTube, acessível pela janela abaixo:

O livro pode ser adquirido através do site da CCDPE-ECM, através deste link:
https://ccdpe.org.br/produto/historia-geral-do-espiritismo-resumo-expositivo


Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

Retrospectiva Espírita 2024

Inscrições abertas para o novo curso da PEADE: "KESE - Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo"

Chico Xavier e o caso "O Cruzeiro"