Uma Sexta-Feira Santa e o Histórico 18 de abril em que Kardec lançou o Espiritismo
O 18 de abril deste 2025 coincide com a data cerimonial, no calendário católico, da chamada Sexta-Feira Santa, e então, aqui temos um paralelo que nós julgamos como sendo de grande importância para nós. A data coincidente marca mais um aniversário do lançamento da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, que é, por assim dizer, o marco inaugural da Doutrina Espírita, neste caso, estamos falando do 18 de abril de 1857, portanto, há 168 anos; quanto à referida sexta-feira, trata-se da sequência do tempo litúrgico chamado de Semana Santa, que celebra o ponto culminante da obra do Cristo, começando pela sua entrada triunfal em Jerusalém, sendo aclamado "Rei dos judeus" (Domingo de Ramos) e se encaminha para o Domingo de Páscoa da versão cristã, em alusão ao dia da "Ressurreição de Jesus".
A propósito, vale a pena ler e reler continuamente a obra de Kardec, que está disponível gratuitamente em nossa Sala de Leitura.
Ora, toda a obra kardequiana consagra a definição de que o Espiritismo é o cumprimento do Cristianismo, o verdadeiro Cristianismo, a revelação trazida no Evangelho, a Boa Nova de Jesus; esta, no entanto, foi esquecida e falseada nos seus propósitos, tal como o próprio Messias havia previsto, tanto que ele prometeu que pediria ao Pai para que, nos tempos apropriados, enviasse um novo Consolador, que viesse relembrar o que ele disse e "ensinar muitas outras coisas mais".
Veja o verbete "Consolador" na Enciclopédia Espírita Online.
Em suma, para o codificador espírita, o Espiritismo é coisa santa, a Doutrina Espírita é sagrada, divina, por isso se diz Terceira Revelação, seguindo o plano didático da espiritualidade na condução da humanidade rumo à sua evolução espiritual. Logo, podemos dizer que esta sexta-feira 18 de abril de 2025 é — simbolicamente — ainda mais "santa", por concentrar atenções especiais para dois grandes eventos históricos, aliás, dos mais importantes da trajetória humana na Terra.
A Paixão de Cristo tem o seu significado profundo, revolucionário, pois denota a maior prova de amor que alguém pode demonstrar por outrem, que é dar a própria vida, assim como o Jovem Nazareno definiu e pessoalmente deu esta prova em favor de toda a humanidade terrena.
Já o lançamento do Espiritismo, este evento determina o início da transição para uma Nova Era para o nosso planeta, da Era de Expiações e de Provas para a Era de Regeneração; ele é o Consolador Prometido por Jesus, que vem para conduzir os homens ao caminho certo e seguro para o cumprimento dos desígnios de Deus e, por conseguinte, para a felicidade do nosso povo.
Todavia, ainda temos uma Via Crucis a percorrer até a realização completa dessa regeneração; temos ainda o que expiar e provações a encarar rumo ao aperfeiçoamento. Mas já temos as luzes necessárias para clarear o caminho a seguir, e a certeza da vitória para os que perseverarem, além do amparo dos amigos espirituais, que nos inspiram a força necessária para vencer as vicissitudes da vida. E então, podemos dizer que a autêntica Páscoa é logo ali, reforçando nossa fé e esperança, para em breve estarmos no rebanho do Bom Pastor.
E para celebrarmos esta data especial, nós te convidamos a mais um episódio da nossa série de lives especiais para esta Semana Santa, hoje com o título "A Via Crucis", a ser transmitida às 19h (horário de Brasília) através do nosso canal Portal Luz Espírita no YouTube, com produção em parceria com o Grupo Marcos.
Para entender melhor essa programação especial, recomendamos a leitura da nossa postagem inicial e, para compreender o significado da Semana Santa na visão espírita, confira o post: 'Uma postura espírita diante da tradição da Semana Santa'.
E se você perdeu os primeiros episódios da série, confira pelos vídeos a seguir:
Segunda-feira santa:
Terça-feira santa:
Quarta-feira santa:
Quinta-feira santa:
Reforçando:
Live Especial da Semana Santa
Hoje, sexta-feira, 18 de abril, 2025
Às 19h (hora de Brasília)
Canal Portal Luz Espírita no YouTube
Programe-se e participe conosco!
Comentários
Postar um comentário