Já era clássico, ao encerrar uma palestra, Divaldo Franco findar sua oratória com o belíssimo 'Poema da Gratidão', ditado a ele pelo Espírito de Amélia Rodrigues, cujos versos, sempre recitados com muita vibração pelo médium espírita, arrebatava os corações, já bastante enternecidos pela exposição precendente. O vídeo a seguir traz uma daquelas memoráveis declamações:
Sobre esta obra-prima, trata-se de uma psicografia recebida por Divaldo, durante um evento espírita em Buenos Aires, Argentina, isso em 21 de novembro de 1962; ela foi publicada em um livro originalmente em 2002, na coletânea de poesias Sol de Esperança, editada pela editora da Federação Espírita Brasileira.
Quanto à autora, em sua última encarnação, foi batizada Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues, nascida na Fazenda Campos, da freguesia de Oliveira dos Campinhos, então pertencente ao município de Santo Amaro, Estado da Bahia, a 26 de maio de 1861; estabelecida na capital baiana, tornou-se educadora, escritora, teatróloga e poetisa. Uma vez aposentada, retornou ao magistério de forma ainda mais dinâmica: fundou o "Instituto Maternal Maria Auxiliadora", que mais tarde se transformou na "Ação dos Expostos". Dedicou-se ainda ao jornalismo, como colaboradora de publicações religiosas como O Mensageiro da Fé,A PaladinaeA Voz. Escreveu algumas peças teatrais e livros poéticos, além de obras didáticas, literatura infantil e romances. faleceu em Salvador, no dia 22 de agosto de 1926. Em sua homenagem, o governo do Estado da Bahia emancipou o distrito de seu nascimento, em outubro de 1961, e o tornou município com o nome de "Amélia Rodrigues".
Pois bem, esta marca especial de Divaldo Franco aqui volta à cena, uma semana depois de seu falecimento, através de uma versão que recebemos da jornalista e nossa colega espírita Magali Bischoff, em forma de agradecimento ao inesquecível médium e orador espírita, em face de sua grandiosa obra de vida.
Versão do Poema da Gratidão, na sua despedida.
Muito obrigado, Divaldo!
Muito obrigado pelo que me deste.
Muito obrigado pelo que me dás.
Obrigado pelo Evangelho, o pão da vida, pela paz.
Muito obrigado pela beleza que os meus olhos veem no altar da natureza.
Olhos que fitam o céu, a terra e o mar
Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil
E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.
Muito obrigado, Divaldo!
Porque eu posso ver o amor.
Abriu nossos olhos nos guiando na escuridão
Onde muitos tropeçam e choram na solidão.
Você nos ensinou a orar e pedir por comiseração
E agora sabemos que depois desta lida, na outra vida, eles também enxergarão!
E hoje te recebem com gratidão!
Muito obrigado, Divaldo!
Pelos ouvidos meus que aprenderam tanto contigo
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro
A melodia do vento nos ramos do olmeiro
E você escutava as lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!
Ouvidos que escutaram a música do povo de todo o Mundo, que lotava espaços só para estar com você
Escutando a melodia dos imortais, que através de você aprendiam sobre Jesus e ninguém a esquecia mais!
A sua voz melodiosa, intensa e que fazia despertar..
Emanava tanta luz que aliviava a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!
Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos que também leram as suas palestras através da lingua especial eu sei
Que depois desta dor, no reino de amor para onde você foi, todos voltarão a sentir, a ver e te ouvir
Obrigado pela sua voz
Mas também pela sua voz de todos os espíritos que falaram através de ti
A voz que canta
Que ama, que ensina, que alfabetiza,
E que em nome de Jesus profere com sentida emoção!
Diante dessa melodia
Eu quero rogar pelos que ficaram
Eles não cantam de noite, eles não falam de dia e onde sua voz não será mais ouvida
Oro por eles
Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova
Eles cantarão! E te encontrarão.
Obrigado, Divaldo!
Pelas suas mãos de caridade
Pelas mãos que construíram a Mansão do Caminho
Que semeou, que agasalhou
Mãos de ternura que libertaram da amargura
Mãos que apertaram tantas mãos
Sua mão sempre foi a da caridade, de solidariedade, do conhecimento através dos livros
Mãos dos adeuses
Que ficam feridas
Que enxugam lágrimas e dores sofridas!
Pelas mãos de poesias, de cirurgias, de psicografias!
Pelas mãos que atendem a criança, o jovem, a velhice
A dor
O desamor!
Pelas mãos que no seio embalaram o corpo de um filho alheio sem receio
E pelos pés que te levaram a andar pelo mundo todo sem reclamar!
Obrigado, Divaldo!
Porque nós ensinou que podemos nos movimentar e ajudar
Diante do meu corpo perfeito
Eu te quero rogar
Porque na Terra ainda existem
Aleijados, amputados, decepados, paralisados, orgulhosos ,egoístas que se não podem se movimentar.
Eu você orou por eles e dizia que Depois desta expiação
Na outra reencarnação
Eles também bailarão!
Obrigado por fim, por valorizar o Lar, a família e os amigos
É tão maravilhoso ter um lar e o seu era o Mundo todo.
E que cada um fosse feliz
Na mansão, na tapera, no bangalô,
Na casa do caminho ou seja lá o que for.
Mas que dentro dele, exista a figura
do amor de mãe, ou de pai
De mulher ou de marido
De filho ou de irmão
A presença de um amigo
A companhia do gato, do cão,
Alguém que nos dê a mão! E também ofereceu a sua escuta carinhosa.
Mas você que não teve uma unica pessoa para amar
Recebeu um presente, uma missão maior, amar a todos os irmãos e nem sempre foi tão amado
Descansou em muitos tetos no mundo todo
Agasalhou e foi agasalhado
Deitou em camas, dormiu em sofás e nos muitos aviões, trens e carros andando pelo Mundo
Nem aí reclamou
Pelo contrário, fez tudo por amor.
Obrigado, Divaldo!
Porque eu renasci com muitos dos seus livros e suas palestras.
Obrigado porque Jesus acreditou em Ti e você cumpriu a sua Missão
Pelo Teu amor,
Obrigada Divaldo, o Semeador de Estrelas que hoje brilha a sua Luz junto as estrelas que já estão no Céu.
Até breve e volte quando puder...
Com afeto e gratidão
Sua irmã em Cristo
Magali Bischoff
13/05/2025
Reforçamos esse sentimento de gratidão com o nosso reconhecimento da obra maravilhosa deixada por Divaldo Pereira Franco.
A Equipe Luz Espírita deseja a todos uma excelente celebração de Natal, na expectativa que o aniversariante de honra — Jesus — seja bastante festejado, e que em cada coração brote cada vez mais a consciência da necessidade de nossa constante renovação espiritual no sentido de compreendermos melhor e executarmos com mais eficiência o mandamento cristão, que é a base do nosso curso evolutivo: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" . Um Feliz Natal a todos!
Publicamos aqui, no mês passado, um interessante estudo denominado O Exercício Espiritual de Allan Kardec , da autoria do nosso confrade espírita Carlos Luís, a respeito de uma "técnica" que o codificador do Espiritismo usava para superar as adversidades que enfrentava na condução de sua missão espírita ( Veja aqui ). Daí, suscitou em alguns leitores uma dúvida comum: o pioneiro da nossa doutrina realmente sofreu muito nessa sua jornada de fundador da Doutrina dos Espíritos? E por essa brecha surgem outras questões adjacentes, por exemplo: Kardec é um Espírito superior? Espíritos superiores sofrem? Os grandes missionários não recebem proteção da espiritualidade? O sofrimento não é sinal de inferioridade? Vamos analisar isso melhor. Grau evolutivo de Kardec Não nos é possível definir o grau evolutivo de Allan Kardec — e talvez nem seja elegante de nossa parte especularmos isso, senão com um propósito positivo, qual seja, o de reconhecermos nele uma superioridade . Com base na...
Continuando nossa série 20 anos de saudades do inesquecível Chico Xavier , que desencarnou em 2002, e aproveitando este mês de maio especialmente dedicado às mães, vamos colocar em destaque outra linda joia lapidada pelo querido médium mineiro. Caminhava-se para mais uma celebração dos Dias das Mães em 1984 quando Emmanuel , o mentor espiritual do médium, anunciou mais um trabalho a ser realizado: o amigo invisível ditaria através de Chico os traços fisionômicos de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus , para que um artista pudesse retratá-la. Para tal desiderato, a empreitada valeu-se dos préstimos do artista paulista Vicente Avela . Os esboços do "retrato falado" começaram a ser feitos ainda em 1983, sendo desenhado mais de vinte esboços, cada nova edição recebendo as recomendações do muito exigente Emmanuel, até que quando todos os detalhes foram ajustados, a imagem foi ampliada e colorizada em tinta a óleo, resultando na famosa tela que conhecemos hoje e se tem reproduzida fa...
O escritor americano Dan Brown sacudiu o mundo literário em 2003 com o romance O Código Da Vinci , sendo aclamado pelos ateístas e antirreligiosos, por sua contribuição — involuntária ou não — ao movimento destes, em virtude de ele inspirar uma descrença generalizada em Jesus, na Bíblia, nas igrejas e, de uma forma em geral, em toda a espiritualidade. Todavia, em seu último lançamento, O Segredo Final (The Secret of Secrets] , o romancista dá uma guinada no foco central do enredo que novamente envolve seu célebre personagem, Robert Langdon (um professor de Harvard, especialista em simbologia e cético declarado): agora, a temática dominante é a imortalidade da alma , e, por conseguinte, uma total desmontagem do paradigma materialista. Enredo No enredo de O Segredo Final , o professor Robert Langdon, viaja para Praga (capital da República Tcheca) a fim de participar de uma palestra inovadora ministrada por Katherine Solomon — uma renomada cientis...
Há dois meses nós fizemos aqui o anúncio do lançamento do livro Além da fé raciocinada , de Carlos Seth Bastos ( veja aqui ); agora, depois de termos lido a obra, podemos falar sobre este trabalho e expor nossas impressões sobre as ideias ali trabalhadas. Antes de tudo, cumpre-nos dizer que faremos isso com toda a honestidade, como assim exige nossa consciência, em face de contribuirmos com o Espiritismo — que é, não há dúvidas, o mesmo propósito do Sir CSI, o autor do livro em voga, a quem conhecemos pessoalmente e por quem nutrimos um carinho especial e uma amizade para além das relações acerca da nossa doutrina; ele que é, aliás, sempre prestativo com os trabalhos do Luz Espírita , sempre pronto e diligente em nos ajudar nas nossas pesquisas. E até por essas razões, o dever nos obriga a uma análise sincera, no intuito de também tentar contribuir com as reflexões a que ele nos convida a pôr em pauta. Vamos lá. Para começo de conversa, Além da fé raciocin...
Comentários
Postar um comentário