sábado, 30 de outubro de 2010

ACESSOS AO PORTAL LUZ ESPÍRITA - OUTUBRO, 2010

A cada dia o nosso Portal Luz Espírita está recebendo mais visitas, o que demonstra que as pessoas estão querendo saber mais sobre o Espiritismo, especialmente pela divulgação que a televisão e o cinema estão fazendo, além das campanhas e eventos em torno do centenário de nascimento de Chico Xavier.
Vamos ver o que foi mais procurado no nosso site no mês de outubro, 2010:


LIVROS MAIS ACESSADOS:
Veja listagem completa na Sala de Leitura.

1 - CURSO DE MEDIUNIDADE E ESPIRITUALISMO
     Maísa Intelisano
2 - SEXUALISMO SOB UM OLHAR ESPÍRITA
     Louis Neilmoris
3 - LAÇOS DE AFETO
    (pelo Espírito Ermance Dufaux) Wanderley S. Oliveira
4 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS
    Allan Kardec
5 - FISIOLOGIA DA ALMA
    (pelo Espírito Ramatís) Hercílio Maes
6 - NOSSO LAR
    (pelo Espírito André Luiz) Francisco Cândido Xavier
7 - PALESTRA ESPÍRITA, COMO FAZER
     Louis Neilmoris
8 - CONHECENDO O ESPIRITISMO
     Louis Neilmoris
9 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
     Allan Kardec
10 - PEDAGOGIA ESPÍRITA
     Dora Incontri


MÚSICAS ESPÍRITAS MAIS ACESSADAS
Veja listagem completa no Painel da Música Espírita

1 - CAMINHO AZUL
    Grupo Vocal União & Harmonia
2 - PASSE MUSICAL
     Ery Lopes & João Lúcius
3 - A PRECE
     Grupo Vocal Ernani Macedo
4 - VAI DEVAGAR
     João Lúcius
5 - A CAMINHO DE DAMASCO
     Ery Lopes
6 - EVANGELHO DE LUZ
     Grupo Vocal União & Harmonia
7 - CANÇÃO DE GRATIDÃO
     Grupo Vocal Reencontro
8 - ALMAS GÊMEAS
     Écio Buck
9 - SERVO DA LUZ
     Ery Lopes
10 - LUZ ESPÍRITA
     Luz Espírita

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ESPIRITISMO E O DIA DE FINADOS

DIA DE FINADOS
Por Luiz Gonzaga Scalzitti


É chegado novamente o dia de finados. Com ele repete-se o ritual no cemitério. Some-se a isto as dúvidas e anseios do povo. Principalmente inquirindo aos Espíritas, o que fazer. Isso é certo ou é errado?
Digo sempre que a Doutrina Espírita é libertária, não veio para defender este ou aquele procedimento em detrimento de outros, pois seria fazer um novo paradigma em substituição ao existente.
O Espiritismo na verdade esclarece-nos quanto aos aspectos mais profundos do entendimento existencial.
Considera com muita propriedade que no túmulo não há mais nada, nem corpo às vezes dependendo da data do enterro.
Em verdade, sabemos que os Espíritos de nossos entes queridos e amigos, assim como todos os espíritos, estão à nossa volta com os quais nos acotovelamos.
Cabe a nós outros, nos libertarmos dos atavismos e sabedores das verdades novas, assimilarmos de acordo com a nossa própria possibilidade. Consciente de que se a ciência descobriu novos medicamentos para velhos males cabe-nos tomá-los ou persistir no sofrimento.
Sabemos que toda forma de pensamento em relação a encarnados ou desencarnados e mesmo ao ente Divino são evocações. A prece é, pois uma evocação. Por esta razão aconselhamos se faça preces aos nossos entes queridos, já desencarnados, pelo pensamento a Deus que os favoreça. Esta é muito apreciada e sentida pelos Espíritos desencarnados, dependendo sempre da sinceridade e bons sentimentos de quem a profere.
Sempre virão ao nosso encontro os espíritos dos nossos parentes e amigos desencarnados? Não!
Isto depende das possibilidades dos desencarnados, e se querem vir, muitas vezes nossos sentimentos que passam desapercebidos aqui na nossa vida de relação não são sinceros, e o Espírito não se interessa por essa hipocrisia, vem muito mais pelo pensamento puro.
Sabemos que tudo o que se faz no cemitério, não passa em muitos casos de demonstração de posses materiais. Seja para demonstrar para a sociedade uma atitude de respeito, às vezes desprovida até de sinceridade.
Portanto, todos são livres para exercerem o que acham que devem, sendo de coração aberto e sincero numa demonstração de amor.
Acredito que maior respeito e melhor efeito teriam para o desencarnado evocá-lo para nossa casa numa atitude de recolhimento da prece sincera e entre familiares queridos que com sua presença pudessem reforçar a comunhão dos pensamentos de efeito maior para o desencarnado.
Onde você preferiria ser convidado para uma recepção: ao cemitério ou a uma casa bem arejada pelos bons sentimentos de amor?
Eu também entendo que as pessoas precisam dessas marcas como história do povo e da humanidade. Aprecio muito ir ao Cemitério da Saudade, aqui na minha cidade e ver aqueles túmulos suntuosos de família de imigrantes italianos, com lápides que contam um pouco da história. Tudo bem, mas precisaria ser em data marcada pelo comércio e aquele cortejo mais fúnebre do que de amor?
Que tal aprender a referendar os nossos mortos em nossa casa recolhidos com a família e em prece proferida com sentimento?
Aproveitar a oportunidade de amor e carinho entre os que ainda estão encarnados para mostrar a harmonia e a fraternidade dos descendentes que possibilitam um sentimento mais elevado ao desencarnado.
Preciso ainda lembrar que muitos Espíritos no mundo espiritual não ligam a mínima para certos fatos que a nós enche de orgulho.
Depois você gostaria de estar sendo lembrado por todo o sempre de suas feridas e de seus sofrimentos. Isto seria uma atitude de incentivar bom ânimo? Não!
Então vamos lembrar nossas almas queridas pelos bons momentos passados juntos pelos carinhos, enfim pela boa vivencia.


PESQUISA ISTO É

Fechada a pesquisa da Revista "ISTO É" sobre o melhor filme de 2010.
O resultado final, postada nesta sexta, 29 de outubro, foi o filme "NOSSO LAR" ocupando a posição de mais preferido, seguido por "TROPA DE ELITE 2", que havia disparado na frente, logo nos primeiros resultados da enquete.
Divulgamos a pesquisa e pedimos a participação dos espíritas, pois este também é um meio de divulgação da Doutrina e demonstração de sua representatividade.
Gratos pela participação de todos.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REENCARNAÇÃO, FENÔMENO BIOLÓGICO

Interessantíssimo depoimento do D. Décio Iandoli Jr. sobre "Reencarnação, fenômeno biológico".


Décio Iandoli Jr. (45 anos) é médico, formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no ano de 1987. Especializou-se em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no Hospital Guilherme Álvaro, ligado à Faculdade de Ciências Médicas de Santos.
É membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD). Concluiu o Doutorado em Medicina no ano de 1999 pela Universidade Federal Paulista -- Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM).
Foi professor titular da cadeira de "Fisiologia" dos cursos de Biologia, Fisioterapia e Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e ministrou as disciplinas de "envelhecimento e espiritualidade" e "Finitude e Temporalidade" no curso de Gerontologia na mesma universidade. Foi professor doutor do departamento de Cirurgia do Centro Universitário Lusíada -- Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS-FCMS) até 2008.
Foi presidente da Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos) na gestão de 2008. É membro atuante da AME-Brasil (www.amebrasil.org.br), AME-Internacional e atual vice-presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul (AME-MS). Foi colaborador fundador do Centro Espírita Dr. Luiz Monteiro de Barros, em Santos-SP até dezembro de 2008.
Palestrante nacional e internacional tendo participado de vários congressos como o I Congresso Médico-Espírita Europeu em Barcelona (2003), do IV Congresso Espírita Mundial em Paris (2004), do I e II Congresso Médico-Espírita dos EUA em Washington (http://www.ussmcongress.org), e da I, II, III e IV Jornadas Médico-Espírita de Portugal em Lisboa (www.jornadasportuguesas.org/) de 2006 a 2009 e do I Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade em 2007 entre outros.
Escreveu os livros "Fisiologia Transdimensional", publicado em 2000, "Ser Médico e Ser Humano", publicado em 2002 (Vertido para o Espanhol e Italiano) e "A Reencarnação como Lei Biológica" publicado em 2004 (Vertido para o Inglês), "Um Homem no Fundo do Espelho" publicado em 2007 ; autor do capítulo intitulado "O médico diante da morte" no livro "Medicina e Espiritismo" publicado em 2003; autor do capítulo intitulado "Palingenesia", no livro "Medicina e Espiritualidade", publicado pela editora INED em 2008 e autor do capítulo intitulado "A Consciência e o Cérebro" no livro "A Vida do Anencéfalo, aspectos científicos, religiosos e jurídicos" publicado pela AME-Brasil em 2009. Autor de artigos publicados em revistas e jornais espíritas diversos (Folha Espírita, Revista Internacional de Espiritismo, Universo Espírita, O Reformador, O Médium, Revista da Federação Espírita Portuguesa, Revista espírita portuguesa Verdade e Luz entre outras).
Apresentador do programa "Ciência e Espiritualidade" pela TV Mundo Maior da Fundação Espírita André Luis, que vai ao ar pela Brasilsat 1 e pela internet (www.tvmundomaior.com.br ), e pela TV CEI pela internet (www.tvcei.com).
Transferiu-se para a cidade de Campo Grande, MS em janeiro de 2009, ingressando como professor nível V no curso de medicina da UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal), onde leciona nos módulos de Habilidades Médicas e no Laboratório Mórfo-funcional para alunos do 1º e 2º anos.
Ingressou no corpo clínico da Clinica SCOPE, em Campo Grande, (www.clinicascope.com.br) passando a ser o médico responsável pelo serviço de motilidade do aparelho digestivo.
Participou da fundação do Centro Espírita Vinha de Luz em Campo Grande, MS, onde é membro colaborador.
É o atual vice-presidente da AME-MS.


ENCONTRO ONLINE COM A EQUIPE LUZ ESPÍRITA

Novidade: a Equipe Luz Espírita convida a todos para participar dos nosso Encontro Online, às terças e quintas, a partir das 20h.
Palestras, entrevistas, debates, estudos e muito mais, em tempo real, com a sua participação direta.
Para saber o funcionamento e como participar, acesse aqui.
O primeiro encontro será terça, 9 de novembro, com a participação musical ao vivo com o Grupo Vocal Reencontro.


ALEGRIA - NO VOZ DE CHICO XAVIER

Uma mensagem lindíssima, otimista e evangelizante -- e além disso, na voz de um Missionário da Luz: Chico Xavier.
Não sem propósito, que o vídeo "ALEGRIA", produzido pela Equipe Luz Espírita, é um sucesso no YouTube, com mais de 200 mil acessos.
Confira o vídeo agora:




ORKUT LUZ ESPÍRITA - LOTADO

 Temos recebido muitos convites para novos amigos ao nosso perfil no Orkut, no entanto, estamos impossibilitados de adicionar mais alguém devido uma limitação do servidor: o Orkut só permite mil amigos.
Ainda assim, nosso conteúdo é aberto e pode ser acessado. É possível, por exemplo, acessar nosso álbum de fotos e mandar mensagens para a equipe.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ENCONTRO ON-LINE COM A EQUIPE LUZ ESPÍRITA

Encontro Online


Novidade: a Equipe Luz Espírita convida a todos para participar dos nosso Encontro Online, às terças e quintas, a partir das 20h.
Palestras, entrevistas, debates, estudos e muito mais, em tempo real, com a sua participação direta.
Para saber o funcionamento e como participar, acesse aqui.
O primeiro encontro será terça, 9 de novembro, com a participação musical ao vivo com o Grupo Vocal Reencontro.



"ISTO É" PESQUISA: QUAL O MELHOR FILME DO ANO?

A revista ISTO É lançou uma enquete on-line sobre o melhor filme de 2010, apresentando três concorrentes: "LULA, O FILHO DO BRASIL", "TROPA DE ELITE 2" e "NOSSO LAR".
Acesse o site da revista e deixe seu voto.
Até o momento do fechamento desta postagem, o filme espírita figurava-se em segundo lugar (29%), atrás do drama policial (43%).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LUZ ESPÍRITA, A CANÇÃO

O videoclipe da canção "LUZ ESPÍRITA", interpretada por Elizabete Lacerda, já ultrapassou a casa dos 50 mil acessos no YouTube, além de ser um dos mp3 mais baixado na Painel da Música Espírita (http://www.luzespirita.org.br/painel/pme.html).
Composição de Elizabete Lacerda e Ery Lopes, esta música foi especialmente escrita para homenagear o nosso site Luz Espírita.


Confira o videoclipe pela janela abaixo:



domingo, 24 de outubro de 2010

AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER - FILME

5 de novembro estreia mais um longa-metragem com temática espírita: "AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER". Trata-se de um documentário que, como o próprio título sugere, exibe relatos sobre o trabalho de psicografia do maior médium espírita de todos os tempos.




Acesse o site oficial do filme

sábado, 23 de outubro de 2010

PINGA-FOGO COM CHICO XAVIER

O programa Pinga Fogo, da extinta TV Tupi, edição N° 29, apresentado em 28 de julho de 1971, foi um marco na biografia de Francisco Cândido Xavier, tanto que foi muito bem explorado em "Chico Xavier, o filme". A partir dele, o médium ganhou fama nacional e expandiu a Doutrina Espírita de forma significante. Nele, Chico foi sabatinado sobre variados temas, aos quais, respondeu com muita sagacidade -- sob orientação de Emmanuel --, embora, como bem confessou, estivesse muito temerário.
Não era para menos, televisão era algo exorbitantemente importante naquela época. O terreno era hostil, pois o Espiritismo não era bem visto no meio popular. Mas com simpatia, franqueza e principalmente com consistência doutrinária, Chico Xavier "ganhou o público".
O que era para ser mais uma hora de entrevista comum, tornou-se um dos maiores marcos da televisão brasileira, extrapolando o tempo para mais de duas horas e meia, uma estrondosa audiência e uma repercussão sem igual.
Destaque para a participação do emérito filósofo espírita José Herculano Pires, na tribuna de entrevistadores, e o momento em que Chico chora, ao citar o nome da mãe, que segundo ele, o acompanhou durante o programa.

Assista agora como foi essa epopeia:

PINGA FOGO 2

O sucesso de Chico no Pinga Fogo não parou e obrigou a emissora a produzir uma segunda entrevista, o que se deu logo no ano seguinte, 1972, com a continuação do sucesso.
Agora, já mais à vontade com a mídia e bem acomodado com as câmeras, Chico mostra segurança e deslancha com conhecimentos e conceituações, sempre segundo a disciplina espírita.

Assista agora como foi o segundo programa.

Você também poder o livro com a transcrição da entrevista clicando aqui.






quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CONGRESSO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE NA HOLANDA

Start

A temática espírita avança pelo mundo. No entanto, é preciso destacar que o caráter internacional do Espiritismo comumente é muito mais científico, enquanto no Brasil a interpretação proeminente é o lado religioso.
Neste mês de outubro, dias 29 e 30, Amsterdam, capital holandesa, promove o 1º Congresso de Medicina e Espiritualidade, com a participação de representantes brasileiros, como a Dra. Marlene Nobre (palestras: "Um novo Paradigma para a Saúde no século XXI" e  "Fisiopatologia da Obsessão Espirit") e  o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (palestras: "Bases da Integração Cérebro-Mente-Espírito" e "Pesquisas sobre a Glândula Pineal").
Para quem domina o idioma holandês, pode acompanhar o site oficial do congresso: www.psyche-geneeskunde.org

"PACIÊNCIA EM TI", NA VOZ DE DIVALDO FRANCO


"RECOMÇAR" - Teatro espírita

DIVULGAÇÃO ESPÍRITA EM UNIDADES PRISIONAIS - SC

COMÉDIA ESPÍRITA EM CARTAZ NO RIO DE JANEIRO

DIRETOR DO FILME "NOSSO LAR" FAZ AGRADECIMENTO PÚBLICO


Prezado Confrade e Amigo,

Recém completamos um mês de trabalho e exibição do filme Nosso Lar.
Os resultados nos mostram que essa história é realmente forte, atraindo espíritas e não-espíritas. Cerca de metade das pessoas que foram aos cinemas nesse período não conhecem o livro que deu origem a obra possibilitando uma boa dose de debates, curiosidades, leituras extras e do próprio livro.
A todos, agradecemos pelo esforço empenhado na divulgação do filme, entendendo o contexto social e histórico em que ele se encontra para o nosso país. Um filme, apenas um filme. Mas num país que é uma Pátria de fé, de caridade, de amor também.
Eis que nos deparamos, portanto, com um novo desafio, que vai além dos números, estes vitoriosos até o momento, informando que Nosso Lar é, desde o domingo, dia 3 de outubro, o filme brasileiro mais visto do ano. Somado ao outro filme que também atraiu multidões aos cinemas – a cinebiografia de Chico Xavier, ambos têm, até o presente momento, cerca de 6.800.000 milhões de espectadores.
Mas Nosso Lar pode ir mais além. Pela frente, temos algumas semanas fundamentais para a carreira do filme. Importante que voltemos novamente nossas energias para que o público primário desta história, o leitor do livro, espírita, possa ir aos cinemas.
Detectamos que há muitas pessoas que ainda não foram aos cinemas, seja por "espera de filas menores", seja por "espera de momentos certos".
Pedimos que nossos amigos, como lideranças de suas casas, como parceiros do filme, possam unir-se novamente em uníssono no pedido de que os nossos companheiros que ainda não foram aos cinemas o façam – e que essa ida possa se efetuar neste próximo fim de semana, aproveitando o feriado da terça-feira, principalmente.
Um bom desempenho neste fim de semana (e feriado) indicarão vida longa ao filme. E o que mais queremos, neste momento, é vida longa ao filme !
Sem mais para o momento, agradeço mais uma vez. Em nome da produção, em nome do projeto.
Wagner de Assis

terça-feira, 19 de outubro de 2010

REUNIÕES ON-LINE COM A EQUIPE LUZ ESPÍRITA

Grupo de Estudos Solidariedade


REUNIÃO ON-LINE COM O
Grupo de Estudos SOLIDARIEDADE

Com a participação de monitores e alunos do nosso Curso On-Line, o Grupo Solidariedadese reúne regularmente em dois horários semanais:
     Às segundas, das 20 às 22h; e
     Às quintas, das 21h. às 23h. (hora oficial de Brasília - horário de verão)

Programação:
A cada encontro o grupo aborda um tema (conceitos doutrinários, atualidades, etc., entrevista, palestra) que os próprios participantes sugerem.
O monitor faz exposição em áudio e eventualmente permite que os demais participantes também se pronunciem.
Além disso, todos interagem em tempo real através de chat (bate-papo por escrito).

Como participar:
Você também pode participar das reuniões, ainda que não esteja inscrito no curso on-line.
Para tanto, é necessário ter instalado em seu PC o programa de conferência InSpeakCommunicator (grátis), para acessar a sala do Grupo Solidariedade.

Veja mais detalhes aqui.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"ALÉM DA VIDA" - FILME ESPÍRITA?


Poderia ser mais um filme com temática espiritualista, mas pelo visto, não é apenas isso: é um autêntico longe-metragem espírita: "ALÉM DA VIDA" (Hereafter) tem tudo para ser um grande sucesso, no Brasil e no mundo.
Veja a resenha do portal UOL:

Trailer legendado do filme "Hereafter" (EUA, 2010), com Matt Damon no papel de George, um operário norte-americano que tem uma conexão especial com o além. Em outro ponto do planeta, a jornalista francesa Marie (Cécile De France) acaba de passar por uma experiência de quase morte que muda sua visão da vida. E quando Marcus (Frankie/George McLaren), um garoto londrino, perde uma pessoa muito próxima, ele começa uma procura desesperada por respostas. Enquanto cada um segue o caminho em busca da verdade, suas vidas se encontrarão e serão transformadas para sempre pelo que eles acreditam que possa existir, ou realmente exista - a vida após a morte. Direção de Clint Eastwood. Estreia no Brasil prevista para 11 de fevereiro de 2011. @ Warner. Vejafotos do filme e visite UOL Cinema.
Fonte: UOL Cinema

sábado, 16 de outubro de 2010

NEWSLETTER INFORMATIVO LUZ ESPÍRITA


Receba em seu email as principais notas e notícias do Movimento Espírita assinando (gratuitamente) nosso Newsletter Informativo Luz Espírita.
Mande-nos uma mensagem para contato@luzespirita.org.br solicitando seu nome à nossa lista de assinantes.
Você também pode cancelar o recebimento a qualquer momento, escrevendo-nos pelo mesmo endereço.

"E A VIDA CONTINUA..." - NOVO FILME ESPÍRITA

Exibido no 6º Congresso Espírita Mundial o trailer do novo filme espírita, que está prestes a ser lançado no cinema: "E A VIDA CONTINUA...",



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ENCERRADO O 6º CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL

Após três dias de programação intensa, foi encerrado por volta das 14 horas do dia 12 de outubro, o 6o. Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional. Neste último dia, ocorreram palestras de Carlos Campetti, Edwin Bravo e o encerramento por José Raul Teixeira. Ao final, houve manifestações de agradecimento do secetário geral do CEI Nestor João Masotti, do presidente da Federação Espírita Espanhola Salvador Martin e de Joaquín Huete, como coordenador da comissão executiva do Congresso.

Na prece final, Divaldo Pereira Franco transmitiu mensagem psicofônica do espírito José Fernandez Colavida. Números finais sobre o Congresso:

1807 participantes; países com maior número de inscritos:

1) Espanha - 773;
2) Brasil - 693;
3) Portugal - 67;
4) Estados Unidos - 60;
5) Suíça - 26;
6) França - 20;
7) Colômbia, Suécia, Reino Unido - com 15 cada;
8) Itália - 14;
9) Alemanha - 13;
10) Bélgica - 10.

Em seguida, a este evento, prossegue a Reunião Ordinária do Conselho Espírita Internacional.
Mensagem de Colavida:
"Maestro Jesús.
En el momento en que se clausura el 6º Congreso Espírita Mundial, debemos agradecerte por todas las bendiciones con que nos honraste, agradecerte el bien, las oportunidades dichosas, el estudio de la Doctrina Espírita, las reflexiones profundas al respecto de la verdad y el momento de Convivencia Espiritual Internacional y también agradecerte por el mal que no logró perturbarnos por cuanto administraste las tareas de la Divulgación del Consolador no solamente en tierras españolas sino en diferentes cuadrantes del mundo.
Maestro Incomparable, te apreciamos de seguir en esta labor que las ganas terrestres no logren destruir porque es la claridad Divina de tu Evangelio restaurado por los Espíritus. Facúltanos perseguir en el intercambio saludable en que las fronteras entre las dos vibraciones, material y espiritual, desaparezcan en esta nueva hora que ya se vive en la Tierra. Los espiritistas sepamos demostrar como los Cristianos Primitivos la excelencia de tus Enseñanzas.
Tú, que nos propiciaste estos tres días de convivencia espiritual superior, alárganos los horizontes  para que prosigamos indefinidamente hasta que se instale en el planeta terrestre el reino de amor que iniciaste hace dos mil años.
Por más que intentemos agradecerte, no salimos del lugar común de las palabras y por ello nos comprometemos vivir realmente el Significado Divino de tus Enseñanzas para que todos sepamos que te pertenecemos a la familia, y sin embargo las diferencias alternativas somos las ovejas de tu rebaño que cada tiempo retorne a sus sitios, sus provincias, sus países, llevando no solamente la alegría, el aplauso, la satisfacción de aquel haber estado, pero principalmente el Compromiso de Servir al Espiritismo antes que del Espiritismo servirse para proyectarse. Que la nueva Era sea caracterizada por la luz de nuestra eternidad y por la construcción de un mundo mejor.
Nosotros los Espíritus que participamos del Movimiento Espírita de España y vosotros con vuestros Guías Espirituales que con vosotros confraternizan les abrazamos con infinita ternura y rendimos gracias a Dios, el Padre Celestial.
Os abraza, José María Colavida , deseando mucha paz a todos.

(Recebida psicofonicamente por Divaldo Pereira Franco durante a prece de encerramento do Congresso) 

José María Fernández Colavida, nascido en Tortosa (Tarragona, España), foi o primeiro tradutor para o espanhol das obras de Allan Kardec e foi conhecido como “o Kardec espanhol”. Fundador da “Revista de Estudios Psicológicos de Barcelona” em 1869, e, foi seu diretor e redator durante 20 anos. Foi Presidente de Honra do 1o.Congresso Espírita Internacional, em Barcelona no ano de 1888.

TARDE DE ARTES DO JOCAL - Grupo Jovens A Caminho da Luz


Tarde de Artes do Jocal - o grupo de jovens "Mocidade Espírita Dr. Tomazini", do Núcleo A Caminho da Luz, com muitas atrações artísticas envolvendo dança, música, teatro, capoeira, e etc. sob o tema "Consciência".
A partir das 14h.
Núcleo Espírita A Caminho da Luz
R. Manuel Rodrigues Santiago, 19
Jd. Camargo Velho - Itaim Paulista
CEP 08142-230 - São Paulo, SP

NOVO LIVRO ON-LINE

CURSO DE MEDIUNIDADE E ESPIRITUALIDADE
CURSO DE MEDIUNIDADE E ESPIRITUALISMO Maisa Intelisano
Atenção: a autora desta obra não professa a Doutrina Espírita e o conteúdo deste curso tem o caráter suprarreligioso. A nomenclatura empregada e os conceitos aqui postados são próprios da Conscienciologia (que é uma corrente filosófica e científica), a qual Maísa Intelisano segue, e que, em certos pontos – mínimos, é verdade –, divergem com a conceituação clássica do Espiritismo. Ainda assim, julgamos útil o estudo deste livro, até para fins de comparação.
O curso faz uma boa abordagem acerca a mediunidade, das responsabilidade do médium e dos efeitos práticos desta graça que Deus concedeu à Humanidade.

Leia e baixe o pdf do livro pela Sala de Leitura.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CONGRESSO ESPÍRITA: HOMENAGEM MUNDIAL A CHICO XAVIER


Chico Xavier foi um destaque importante nos temas abordados no segundo dia do 6º Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, em Valencia (Espanha). Especificamente ocorreram as palestras sobre o Centenário do médium – “Contribuições de sua Obra Psicográfica”: Marlene Severino Nobre – “Exemplo de Vida” e Antonio Cesar Perri de Carvalho – “Impacto da Obra no Mundo”, e, houve uma apresentação artística de Ana Ariel. Dois filmes com base em livros psicográficos de Chico Xavier foram apresentados. Exibiu-se o trailer do filme “E a Vida Continua...”, seguindo-se alguns comentários pelos diretores Paulo Figueiredo e Oceano Vieira de Melo. Este novo filme tem o apoio da FEB e será lançado no ano de 2011. Na véspera, houve uma exibição especial do filme “Nosso Lar”.  No Congresso, que prossegue até o dia 12, há aproximadamente 1600 inscritos, oriundos de 36 países, e, em seguida, haverá Reunião Geral do CEI. O evento está sendo transmitido ao vivo pela TVCEI (www.tvcei.com).

terça-feira, 12 de outubro de 2010

6º CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL


Na manhã do dia 10 de outubro foi iniciado o 6º Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional, no recinto da Feira de Valencia, em Valencia (Espanha). O evento foi iniciado com apresentações eruditas com artistas locais e de Henrique Baldovino, este executando peças de Mozart, comparando os estilos de encarnado e de Espírito (vide Revista Espírita). Ocorreram saudações do presidente da Federação Espírita Espanhola Salvador Martin e do secretário geral do CEI Nestor João Masotti, seguindo-se palestra por Divaldo Pereira Franco, subordinada ao tema central do evento “Somos Espíritos Imortais”. A mesa foi composta pela Comissão Executiva do CEI que, além de Salvador e de Nestor, é integrada por: Antonio Cesar Perri de Carvalho, Charles Kempf, Edwin Bravo, Elsa Rossi, Fábio Villarraga, Jean Paul Évrard, Olof Bergman. Neste evento acontece a 1ª. Feira do Livro Espírita da Espanha e a EDICEI está lançando mais de uma dezena de livros em vários idiomas. A FEE montou uma mostra sobre o pioneiros espíritas espanhóis. Entre os palestrantes do primeiro dia, a pesquisadora americana Carol Bowman abordou o tema sobre pesquisas de reencarnação em crianças e houve o lançamento pela EDICEI de seu livro “Las Vidas Pasadas de los Niños”. Há aproximadamente 1600 inscritos, oriundos de 34 países: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Hungria, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Uruguai. O Congresso prossegue até dia 12, inclusive com homenagem pelo Centenário de Chico Xavier, e, em seguida, haverá Reunião Geral do CEI. O evento está sendo transmitido ao vivo pela TVCEI.








Acompanhe o 6º Congresso Espírita Mundial, em Valência, Espanha, através da Rádio Fraternidade..
Acessa aqui a rádio on-line.

Visite o site oficial do Congresso.



DIA DAS CRIANÇAS