sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PROTESTO CONTRA O MINISTÉRIO DA CULTURA

A não indicação do filme "NOSSO LAR" ao Oscar 2011 ainda repercute. A jornalista Átila Nunes Neto enviou uma carta aberta ao Ministro da Cultura, Exmo. Juca Ferreira, protestando a atitude do órgão governamental, acerca da inobservância de um programa pré-estabelecido em que a escolha seria por aclamação popular mediante enquete on-line. Nesta pesquisa, os filmes espíritas "NOSSO LAR" (cerca de 70%) e "CHICO XAVIER" (cerca de 10%) foram os mais votados, e no entanto, o Governo indicou o longa "LULA, O FILHO DO BRASIL" (cerca de 1% de indicação popular), cuja renda, público e sucesso de crítica são irrelevantes em comparação aos supracitados.
Veja o conteúdo da carta:



Ao: GABINETE DO MINISTRO DA CULTURA JUCA FERREIRA


Senhor Ministro de Estado da Cultura Juca Ferreira

É do conhecimento da maioria da população brasileira o sucesso absoluto de filmes de fundo espírita como “Chico Xavier” e “Nosso Lar”. Milhões de brasileiros, espíritas ou não, foram atraídos aos cinemas. O filme “Nosso Lar” ultrapassou a casa dos 2.000.000 de espectadores em cerca de duas semanas de exibição. Um sucesso absoluto. Recorde nacional.
O Ministério da Cultura decidiu abrir uma votação pública para a escolha do filme brasileiro a ser indicado para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em  Língua Estrangeira no Oscar 2011. O internauta poderia opinar na escolha do longa metragem que representaria o Brasil em Hollywood.
O ganhador em indicações foi o filme com tema espírita “Nosso Lar”, com 88.894 indicações (70%) para ser indicado ao Oscar como representante do Brasil.
O filme “Lula, filho do Brasil”, com apenas 1.646 votos  (1%) foi um dos que recebeu menos indicações por parte dos internautas no site oficial do Ministério.
A garantia do Ministério da Cultura, contudo, de levar em consideração a opinião popular não foi cumprida: neste último dia 23 de setembro,  quinta-feira, a Comissão de Seleção Oficial do Oscar de sua Pasta escolheu o filme “Lula, o Filho do Brasil”, filme que teve apenas 1% dos votos do público.
Senhor Ministro, a Comissão de Seleção Oficial do Oscar do Ministério da Cultura cometeu várias injustiças.
Injustiça com 70% dos internautas que acessaram o site de sua Pasta e que indicaram o filme com tema espírita “Nosso Lar” para concorrer ao Oscar.
Injustiça com os profissionais que atuam na indústria cinematográfica brasileira. Injustiça em utilizar critérios políticos, ao em vez de meritórios.
E sobretudo, a Comissão de Seleção Oficial do Oscar  do Ministério da Cultura cometeu um gravíssimo desrespeito aos que acreditavam que a Cultura nacional, quando recebesse atenção do governo, seria preservada de influências político-partidárias.
Senhor Ministro, intervenha na estapafúrdia e desrespeitosa decisão da Comissão de Seleção Oficial do Oscar  instituída pelo no seu Ministério.
Aja contra essa injustiça, para que Vossa Excelência também não se torne um injusto.
Nossa indignação não é motivada pela nossa fé. É motivada por vermos critérios políticos esmagarem o trabalho profissional dos responsáveis pelo “Nosso Lar”.
Por esmagarem a vontade da maioria da população. Por esmagarem a honestidade e o bem. Não permita, Senhor Ministro, que essa injustiça de se preterir um sucesso autêntico de bilheteria, semeie no coração de todos nós a crença de que de nada vale o talento.
Essa decisão apequena seu trabalho e mancha sua reputação.
Lembrando o espírito São Luis: “calar diante dos erros quando se pode ajudar é omissão.
Silenciar diante do mal é compactuar com ele”.

Atenciosamente
ÁTILA NUNES NETO


Nenhum comentário:

Postar um comentário