terça-feira, 20 de julho de 2010

ORIGEM DO ECTOPLASMA

MUITOS AUTORES DE LIVROS DE CIÊNCIA ESPÍRITA VÊM SE ESFORÇANDO PARA DEFINIR ONDE SE FORMA E DE ONDE VEM ESSE FLUIDO SEMIMATERIAL CONHECIDO COMO ECTOPLASMA NOS ORGÃOS HUMANOS.

O Professor Matthieu Tubino, autor do livro Um Fluido Vital Chamado Ectoplasma (Pub. Lachâtre), na página 36 de sua relevante obra de pesquisas, diz que o ectoplasma “se forma no aparelho digestivo, e por todo corpo, nas células, embora em quantidades e qualidades diferentes, onde o sangue pode carregá-lo até os pulmões, onde o libera da mesma forma que o CO2”.

O Dr. Luciano Munari, médico e autor do livro Ectoplasma: Descobertas de um Médico Psiquiatra (Ed. Do Conhecimento, página 62), no qual apresenta pesquisas com pacientes necessitados, faz uma consideração: “O órgão chave do ectoplasma talvez fosse o fígado”.

Peço a devida licença para apresentar a minha opinião a respeito, também como pesquisador nestes assuntos ao longo de dez anos.

Muito embora eu não seja um cientista acadêmico e laboratorial, e tampouco médico, acostumado a trafegar com enfermos nos corredores de hospitais e manicômios psiquiátricos, sou um especialista em analisar cenários de crimes, principalmente nos quais houver uma vítima de homicídio. Assim, no dia a dia sou pago para descobrir pessoas que mentem, que enganam, que driblam a Justiça, que cometem os mais diversificados delitos, entre eles os crimes de morte, nos quais sempre deixam indícios ou vestígios que podem ser levantados, às vezes, por meio de uma simples gota de sangue obtida no local.

Essa experiência me trouxe certos privilégios em determinadas áreas investigativas com cenários de crimes, com o nome técnicos de perinecroscopia, que contém vestígios de sangue; hoje, com o avanço da genética (DNA), obtêm-se descobertas incríveis.

Assim sendo, de posse dessas tecnologias e conhecimentos científicos, apliquei uma metodologia na análise científica com respeito ao assunto da origem do ectoplasma.

Assim, minhas investigações e conclusões se deram da seguinte forma. Primeiro, li tudo o que possa existir a respeito desses assuntos, inclusive todo o acervo das revistas RIE (Revista Internacional de Espiritismo. Matão, SP), desde sua fundação. Livros e mais livros, dos mais diversificados autores, entre eles os mais atualizados, com destaque para as obras do Hernani Guimarães Andrade.

Entre tantos autores que me chamaram a atenção, quero mencionar em primeiro lugar o nome do Carlos de Brito Imbassahy, renomado professor de física, pesquisador e escritor de assuntos da mecânica quântica. Embora sendo um profissional da área dos números, ou seja da matemática, oposta à área das ciências da saúde, escreveu um artigo que me fez despertar para a pesquisa em pauta.

Escreveu ele: “Inclassificável, eosinófilo que faz parte do grupo dos leucócitos polinucleares e que ao que tudo indica é célula orgânica onde mais fácil se detecta no núcleo do citoplasma, alguma coisa que funciona semirradioativamente sem ser nenhuma radiação física como a luz, o som, o calor, apresenta elementos químicos como carbono, fósforo, hidrogênio, sob forma de elemento, isto é átomo, sem formar nenhuma das moléculas específicas. Os eosinófilos estão ligados intimamente aos problemas alérgicos...” (Artigo publicado nas páginas 378 e 379 da RIE, de janeiro de 1993).

Posteriormente, li a obra de Hernani Guimarães Andrade, Espírito, Perispírito e Alma (Ed. Didier), outro gigante das ciências exatas e dos estudos científicos do Espiritismo. Nas páginas 169 e 170, por meio das citações de SCHRENCK-NOTZING, diz que as coletas de ectoplasma em análises em laboratório encontraram grandes quantidades de leucócitos ou glóbulos brancos.

“A medula óssea é o local dentro dos ossos humanos, no qual se produz e origina o sangue, por meio das células-tronco, produzindo-se assim os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas sanguíneas”.

ISSO JÁ É SUFICIENTE PARA NOS dar uma pista, um vestígio ou uma suspeita, como é chamado no mundo do crime. Não é por acaso que aquele leucócito estava no material expelido pela médium polonesa Stanislawa.

Por que essa célula inteligente de defesa do organismo estava presente no ectoplasma? Por que o pesquisador Carlos de Brito Imbassahy menciona em seus estudos os glóbulos brancos, da espécie eosinófilo, responsável por combater alergias no corpo humano?

Por que inúmeros médiuns de efeitos físicos, ao cederem materiais ectoplasmático, reclamam de problemas alérgicos, principalmente nas mucosas da boca?

Se os glóbulos brancos ou leucócitos são produzidos pela medula óssea, logo esta seria também a responsável pela produção de ectoplasma no corpo humano?

Portanto, em parte concordo com a opinião dos pesquisadores atuais, como Matthieu Tubino, quando afirmam que o ectoplasma pode se originar nas células.

Acrescento ainda que, uma vez que o ectoplasma pode ter a origem nas células inteligentes dos glóbulos brancos e células sem núcleos, as quais podem ser os glóbulos vermelhos, acredito que sua origem esteja ligada à medula óssea.

Para nosso conhecimento, a medula óssea é o local dentro dos ossos humanos, mais conhecido como tutano do osso, no qual se produz e origina o sangue, por meio das células-tronco, produzindo-se assim os glóbulos vermelhos e plaquetas sanguíneas.

João Alberto Fiorini de Oliveira é o autor do livro "REENCARNAÇÃO"


2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Ouvi falar que o ectoplasma é usado para reconstrução de membros do perispirito ou de espíritos desencarnados não lembro bem e gostaria de saber em qual literatura posso saber melhor sobre este assunto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa leitura sobre ectoplasma é a da bibliografia do Dr. Hernani Guimarães Andrade,assim como os livros referidos nessa lista: http://www.vademecumespirita.com.br/goto/store/ver.aspx?SID=05a0a76cbc9368afe225881101a57d91&assunto=ECTOPLASMA&btnAssunto=Pesquisar

    ResponderExcluir