Pesquisa Nacional Espírita 2017
Vejam só que valioso trabalho realizado pelo pesquisador espírita Ivan Franzolim, de São Paulo: uma pesquisa nacional para coletar informações estatísticas relativas à prática espírita, por exemplo, dados demográficos, preferência literária, frequência em casas espíritas, etc.
A pesquisa individual conteve 44 questões, divididas em seções, por exemplo, direcionadas para trabalhadores de casas espíritas, estudantes de cursos doutrinários e assim por diante.
O formulário eletrônico foi distribuído pelas redes sociais e, portanto, os dados coletados eletronicamente, num total de 2.616 respostas válidas.
O próprio idealizador descreve a sua intenção com esse trabalho: "A finalidade dessa pesquisa é ser útil ao Movimento Espírita, contribuindo com dados indicativos do modo de pensar e agir dos espíritas. É um material que deve ser utilizado para auxiliar as ações de comunicação das instituições e servir ao ambiente de estudo acadêmico e fora dele."
Confira o resultado do apanhado:
Os resultados dessa pesquisa são riquíssimos subsídios disponíveis para as instituições espíritas — especialmente os órgãos federativos e associações regionais — poderem avaliar o foco e a repercussão de suas atividades, no sentido de aprimorar a promoção do Espiritismo.
Por isso, sem dúvidas, vale a pena nos debruçarmos sobre esses resultados disponibilizados livremente pelo pesquisador.
Comentários
Postar um comentário