Lançamento: Lamennais na Enciclopédia Espírita Online
Mais uma biografia importante para o estudo espírita entra como verbete para a nossa Enciclopédia Espírita Online: Lamennais (pronuncia-se "lamené").
Veja a síntese do novo verbete:
Hughes Féiicité Robert de Lamennais (Saint-Malo, França, 19 de junho de 1782 - Paris, França, 27 de fevereiro de 1854) foi um padre, filósofo, escritor e político francês, conhecido no movimento espírita pela sua contribuição, em Espírito, nas obras básicas da codificação do Espiritismo por Allan Kardec. Foi uma figura influente e controversa na história da Igreja francesa, pois, enquanto de um lado defendia os valores do Catolicismo e a autoridade papal, por outro lado propunha ideias liberais tradicionalmente rejeitadas pela Igreja Católica.
Nesta biografia, traços marcantes da vida e a obra deste renomado pensador francês que, enquanto encarnado, tanto influenciou gerações de filósofos que se debruçaram sobre questões religiosas e políticas, e que, depois como Espírito, apresenta-se como colaborador da Codificação Espírita.
Lamennais |
E só para exemplificar o caráter moral de Lamennais, vejamos a mensagem mediúnica que ele assinou, respondendo ao seguinte questionamento, ainda muito válido para nossos dias: Um homem acha-se em perigo de morte e, para salvá-lo, outro tem que expor a vida. Sabe-se, porém, que aquele é um malfeitor e que, se escapar, poderá cometer novos crimes. Apesar disso, o segundo deve se arriscar para salvá-lo?
Questão muito grave é esta e que naturalmente se pode apresentar à consciência. Responderei, na conformidade do meu adiantamento moral, pois o tema de que se trata é de saber se devemos expor a vida, mesmo por um malfeitor. O desprendimento é cego; socorre-se um inimigo; portanto, em resumo, deve-se socorrer o inimigo da sociedade, a um malfeitor. Julgam que será somente à morte que, em tal caso, se corre a arrancar o desgraçado? É, talvez, a toda sua vida passada. Com efeito, imaginem que, nos rápidos instantes que lhe levam os derradeiros alentos de vida, o homem perdido volte ao seu passado, ou que antes, este se ergue diante dele. Talvez a morte lhe chega cedo demais; a reencarnação poderá vir a ser terrível para ele. Lancem-se, então, ó homens; lancem-se todos a quem a ciência espírita esclareceu; lancem-se, arranquem-no da sua condenação e, talvez, esse homem, que teria morrido a blasfemar, se atirará nos seus braços. Todavia, vocês não têm que indagar se o fará ou não; socorram a ele, pois, salvando-o, obedecem a essa voz do coração que diz “Pode salvá-lo, salve-o!"
Então, não deixe de ver! Acesse agora mesmo o verbete Lamennais na Enciclopédia Espírita Online.
Comentários
Postar um comentário