quarta-feira, 18 de julho de 2018

Calendário Histórico Espírita: Dia da Caridade no Brasil


Neste 19 de julho, comemora-se o Dia da Caridade no Brasil, ou simplesmente Dia Nacional da Caridade, conforme o projeto de Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966 (veja aqui), assinada pelo então Presidente da República Castello Branco, cujas medidas práticas instruídas por essa regulamentação estabelece que os Ministérios de Saúde, Educação e Cultura devam organizar e promover o calendário de comemorações desta data.

Não é uma data comemorativa nada conhecida no nosso país, especialmente se compararmos com os badalados Dias dos Namorados, Dias das Mães, Dia dos Pais, etc,. muito em função, é claro, do apela comercial promovido pelas mídias. Como o intuito original do Dia da Caridade é justamente promover o oposto, ou seja, o desinteresse material e atentar para o lado virtuoso das relações humanas, não cabe comercialização numa data comemorativa como essa. Aliás, os próprios artigos que compõem a referida lei define que a finalidade da data é exatamente "difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens" (Artigo 1°), motivando "visitas a hospitais, casas de misericórdias, asilos, orfanatos, creches e presídios, e a todos os demais lugares onde a pobreza e a dor mais se façam sentir" (Artigo 2°).

Internacionalmente, a data equivalente é 5 de setembro, conforme resolução da ONU - Organização das Nações Unidas (veja aqui) promulgada em 2012, sendo essa data uma homenagem ao aniversário do falecimento de Madre Tereza de Calcutá, desencarnada em 5 de setembro de 1997.


Espiritismo e Caridade

Caridade tem tudo a ver com a Doutrina EspíritaSegundo o Espiritismo, a caridade é o exercício do verdadeiro amor (puro, incondicional, sem interesse de qualquer recompensa) e ao mesmo tempo um dever de cada indivíduo para com os demais, em todas as circunstâncias. É, portanto, uma ação (a prática do sentimento de amor) efetiva, que indo além da interpretação que comumente se lhe atribui, na qual seu escopo se restringe à benevolência material ou ao sentimento de piedade em favor de alguém que esteja em situação de inferioridade em relação àquele que o pratica. A teorização basilar da interpretação espírita acerca da caridade parte do estudo da Lei de Justiça, amor e caridade em O Livro dos Espíritos e do capítulo "Fora da Caridade não há salvação" em O Evangelho segundo o Espiritismo, ambos de autoria de Allan Kardec. Nesse contexto, a caridade se configura como a síntese do todo o Evangelho de Jesus e a mais sublime virtude moral que conduz o Espírito à perfeição espiritual.

Ver o verbete "Caridade" na Enciclopédia Espírita Online.

Inclusive, esta virtude compõe o convencionado slogan do Espiritismo: "Fora da Caridade não há Salvação".

Ver verbete "Fora da Caridade não há Salvação" na Enciclopédia Espírita Online.

E quanto a você? Qual a sua proposta de caridade para hoje?

Um comentário: