terça-feira, 25 de setembro de 2018

Calendário Histórico Espírita: Herculano Pires e Jorge Rizini


Hoje, 25 de setembro, dentro do Calendário Histórico Espírita, destacamos os aniversários de nascimento de Herculano Pires e de Jorge Rizzini.

José Herculano Pires (1914-1979) é um nome bastante lembrado no meio espírita, claro, fazendo jus à sua grande obra. (ver biografia na Enciclopédia Espírita Online). Foi um um jornalista, filósofo, educador, escritor, tradutor e um dos mais memoráveis estudiosos e ativistas do Espiritismo de seu tempo. Foi autor de diversos livros de teor doutrinário espírita e de traduções de obras de Allan Kardec. Por seu discernimento e fidelidade às ideias kardecistas, foi definido pelo Espírito Emmanuel (o mentor espiritual de Chico Xavier) como "o melhor metro que já mediu Kardec". Em seus escritos, um dos enfoques mais salientes é o de crítica ao Movimento Espírita, com relação aos desvios doutrinários.

Jorge Rizzini (1924-2008) foi escritor, jornalista, radialista, músico, pesquisador e médium espírita muito respeitado. No meio espírita, destacou-se especialmente pela recepção de músicas mediúnicas de grande reconhecida qualidade rítmica, harmônica e também pela força doutrinária contida nas letras.

Conheça outros eventos relevantes para a História do Espiritismo na página Calendário Histórico Espírita.


UM POUCO MAIS SOBRE HERCULANO PIRES

Herculano Pires legou aos estudiosos espíritas uma vasta literatura, sobre os mais variados temas, mas essencialmente focando o caráter filosófico prático da amada Doutrina Espírita.

Confira os livros de Herculano Pires dispostos na nossa Sala de Leitura:


Confira a sua biografia na Enciclopédia Espírita Online:


Herculano Pires por Dercio Conceição:

Herculano Pires (José Herculano Pires, 25 de Setembro de 1.914 - 9 de Março de 1.979) foi jornalista, filósofo, educador, escritor e tradutor.
Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do Espiritismo no Brasil. O grande jornalista espírita, cuidadoso zelador da Doutrina Espírita, ficou conhecido como O Apóstolo de Kardec.
Representando o que existe de melhor na compreensão da Doutrina Espírita na luta contra dos que queriam desvirtuar os postulados imortais do Mestre de Lion também foi chamado por muitos de “O melhor metro que mediu Kardec”.
Herculano Pires foi filho do farmacêutico José Pires Corrêa e de sua esposa, a pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez os seus primeiros estudos em Avaré, Itaí e Cerqueira César.
Desde cedo revelou vocação literária, e 9 anos de idade compôs seu primeiro soneto, um decassílabo sobre o Largo São João, da sua cidade natal. Aos 16 anos publicou o seu primeiro livro, Sonhos Azuis (contos) e, aos 18 anos, o segundo, Coração (poemas livres e sonetos).
Colaborou em jornais e revistas da época, tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro. Teve vários contos publicados, com ilustrações, na Revista Artística do Interior, que promoveu dois concursos literários, um de poemas, pela sede, em Cerqueira César, e outro de contos, pela Seção de Sorocaba.
Em 1.940 transferiu-se para Marília, onde adquiriu o jornal Diário Paulista, que dirigiu por seis anos. Com José Geraldo Vieira, Zoroastro Gouveia, Osório Alves de Castro, Nichemja Sigal, Anthol Rosenfeld e outros amigos promoveu, através do jornal, um movimento literário na cidade e publicou Estradas e Ruas (poemas) que Érico Veríssimo e Sérgio Milliet comentaram favoravelmente.
Em 1.946 mudou-se para São Paulo, onde publicou seu primeiro romance, O Caminho do Meio, que mereceu críticas elogiosas de Afonso Schmidt, Geraldo Vieira e Wilson Martins.
Em sua carreira profissional foi repórter, redator, secretário de governo, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados, o gigantesco conglomerado de comunicações formado por jornais, emissoras de rádio e TV comandado pelo lendário Assis Chateaubriand, onde exerceu diversas funções por cerca de trinta anos.
Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, publicou uma tese existencial: O Ser e a Serenidade.
No livro Expoentes da Codificação Espírita vê-se que Herculano Pires é autor de oito dezenas de livros, distribuídos por filosofia, ensaios, histórias, psicologia, parapsicologia e Espiritismo, alguns em parceria com o médium Francisco Cândido Xavier, e é considerado um dos autores mais críticos dentro do Movimento Espírita.
A sua linha de pensamento era forte e racional, combatendo os desvios e mistificações, sendo a maior característica do conjunto de suas obras a luta por demonstrar a consistência do pensamento espírita, além de defender a valorização dos aspectos crítico e investigativo originalmente propostos por Kardec.
Em seus ensaios nota-se a preocupação em combater interpretações e traduções deturpadas das obras de Kardec, inclusive aquelas que surgiram no seio do Movimento Espírita brasileiro ao longo do Século XX.
Uma das deturpações combatidas por Herculano foi o Roustainguismo, que se materializava através de uma corrente de ideias embasadas na obra "Os Quatro Evangelhos", de Jean Baptiste Roustaing, advogado francês contemporâneo de Allan Kardec.
Tal obra foi criticada pelo codificador da Doutrina Espírita, mas é aceita por alguns espíritas, ainda que a maioria lhe seja indiferente e alguns outros lhe rejeitem. No Brasil o Roustainguismo provocou graves disputas, desavenças e conflitos, chegando mesmo a colocar em risco a união das lideranças espíritas em torno da Federação Espírita Brasileira.
Herculano defendia o conceito de pureza doutrinária, segundo o qual era preciso preservar a doutrina de todo tipo de influência mística e esotérica.
Em monografias filosóficas, a exemplo de Introdução à Filosofia Espírita, propõe-se a esclarecer a contribuição do Espiritismo para o desenvolvimento da Filosofia, em especial no tocante ao sentido da existência humana.
Contrapõe-se frontalmente ao existencialismo materialista e ao Niilismo, uma doutrina que tudo reduz ao nada, ao completo aniquilamento, à não existência, considerando que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência.
Atualmente a maioria das obras de Herculano é publicada pela Editora Paideia (da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires), que ele mesmo fundou na Década de 1970 para publicar suas obras.
A sua tradução dos livros de Kardec tem sido editada por várias editoras, a exemplo da Livraria Allan Kardec Editora (LAKE), da Editora Argentina e da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).
Assim proclamou Herculano Pires advertindo os leitores do futuro:
1. O Espiritismo é uma questão de bom-senso, como escreveu Kardec, mas as criaturas insensatas estão por toda parte. Precisamos manter constante vigilância em nossos estudos para não cairmos nas mistificações que nos levam a deturpar e aviltar a Doutrina Espírita. Bastaria um pouco de humildade para vermos, como ensina Kardec, a ponta da orelha do mistificador, que sempre aparece nos textos mentirosos ou ilusórios. A mistificação alimenta-se da vaidade e pretensão, desse orgulho infantil a que não escapam nem mesmo pessoas esclarecidas. Muitas vezes, pelo contrário, as pessoas lúcidas não passam de analfabetos ilustres, mais sujeitas, por sua vaidade pueril, à mistificação, do que as pessoas humildes, mas dotadas de bom-senso. Kardec tem razão ao afirmar que o bom-senso e a humildade são preservativos da mistificação. Nenhum espírito nos mistifica se nós mesmos já não estivermos nos mistificando por vontade própria. (Fonte: Curso Dinâmico de Espiritismo).
2. O Espiritismo aprofunda o conhecimento da Realidade Universal e não pretende modificar o Mundo em que vivemos através de mudanças superficiais de estruturas. Essa é a posição dos homens diante dos desequilíbrios e injustiças sociais. Mas o homem-espírita vê mais longe e mais fundo, buscando as causas dos efeitos visíveis. Se queremos apagar uma lâmpada elétrica não adianta assoprá-la, pois é necessário apertar a chave que detém o fluxo de eletricidade. Se queremos mudar a Sociedade, não adianta modificar a sua estrutura feita pelos homens, mas modificar os homens que modificam as estruturas sociais. O homem egoísta produz o mundo egoísta; já o homem altruísta produzirá o mundo generoso, bom e belo que todos desejamos. Não podemos fazer um bom plantio com más sementes. Temos de melhorar as sementes. (Fontes: Curso Dinâmico de Espiritismo).
3. O Espiritismo é uma doutrina de bom senso, de equilíbrio, de esclarecimento positivo dos problemas espirituais, e não de hipóteses sem base ou de suposições imaginosas. (Fonte: O Zelador da Doutrina Espírita).

Herculano sofreu um infarto em sua casa na noite de 9 de Março de 1.979. Foi levado ao Hospital São Paulo, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo, falecendo logo em seguida naquele local.

Trecho extraído de uma entrevista com sua esposa, Dona Maria Virgínia (texto completo disponível no link indicado abaixo):
"Quando Herculano desencarnou nós estávamos fazendo uma reunião mediúnica na garagem da nossa casa, e ele estava no quarto. Fui informada de que ele estava passando mal. Liguei para minha filha mais nova para vir até em casa e trazer seu vizinho, um amigo nosso que era médico.
O Herculano foi internado no hospital São e lá desencarnou. Porém, o pessoal do grupo que estava na reunião mediúnica não sabia que ele havia desencarnado.
Quando cheguei do hospital para apanhar algumas roupas dele, minha irmã me disse: Virgínia, o Herculano acabou de dar uma mensagem.
Eu fiquei louca da vida e respondi: Isso é um absurdo, ele nem bem morreu e já está dando mensagem. Jogue isso fora! (risos).
Depois de algumas semanas meu filho Herculaninho mostrou a mensagem que ele tinha recebido do pai naquela noite.
Assim dizia a mensagem: Sustentem em apoio vibratório a casa; amparem os livros da codificação, e eu em espírito e memória, com a ajuda dos amigos espirituais, estarei sempre com vocês no apostolado de pregar e servir a doutrina dos espíritos, como o mestre nos ensinou.
Depois falou um espírito que não deu o nome, mais adiante uma parte da mensagem que era para mim, e no final ele dizia: Menos choro e mais café"! (risos)
Nota de esclarecimento: A referência ao "mais café" se deve ao fato de que nas reuniões mediúnicas realizadas na garagem era comum os trabalhos estenderem-se até altas horas da madrugada. Havia um engenheiro de Santos que perdera o filho, e tinha uma sede enorme de conhecer o Espiritismo. Ele chegava às seis horas da tarde com a esposa, e só saía no dia seguinte, depois do café manhã.

Dicas de vídeos:

Herculano Pires - A Missão do Espiritismo - Palestra gravada em 1.956

Entrevista rara de Chico Xavier a Herculano Pires (1972)

Assista ao documentário:
Fatos sobre a vida de J. Herculano Pires

Fatos sobre a vida do professor José Herculano Pires, narrados por familiares e amigos. A organização dos depoimentos e narrativas do vídeo foi feita pelo grupo de colaboradores da Videoteca Espírita PAF de São Carlos (SP), e as gravações foram feitas no Centro Espírita Cairbar Schutel, de São Paulo (SP). Esse vídeo faz parte do acervo da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires. Veja outros vídeos em http://www.herculanopires.org.br
Dércio Conceição


Um comentário: