quarta-feira, 12 de junho de 2019

Memórias espíritas colorizadas por Fernando Ribeiro


Uma bela iniciativa tem circulado a internet nesses tempos e merece nosso destaque aqui: a colorização de imagens antigas, que aqui destacamos pelos trabalhos relacionados a personagens e cenas da Historiografia do Espiritismo. À frente dessa apreciável arte está o mineiro Fernando Lima Ribeiro, de apenas 38 anos e um talento incrível, que despertou nossa atenção de maneira especial a partir da colorização de fotografias de Allan Kardec, Léon Denis, Chico Xavier, Irmãs Fox, Meimei, Cairbar Schutel e outros memoráveis espíritas.

Vejamos o capricho do colorizador empregado numa foto do codificador espírita recém-descoberta:


Fernando então aproveitou esta mesma gravura para fazer uma comparação facial de Kardec com o ator Leonardo Medeiros que o interpreta no filme Kardec: a história por trás do nome, de Wagner de Assis, em cartaz nos principais cinemas do Brasil, o que demonstra uma impressionante semelhança entre os dois (créditos para a produção do filme). Veja só:


Imagens do inesquecível Chico Xavier também está dentro do acervo especial de Fernando Ribeiro, como nesta fotografia do jovem médium de Pedro Leopoldo:


Fernando Lima Ribeiro nasceu em Ituiutaba, interior de Minas Gerais, é publicitário, designer, colorizador profissional e administra o seu canal no YouTube (ver canal Fernando Lima Ribeiro), onde atua como pesquisador amador nas áreas de paleontologia, biologia, astronomia, espiritualismo e outros temas afins.

Fernando Ribeiro

Também apaixonado por cinema, chegou a atuar como figurante em Chico Xavier - O filme (2010) e Divaldo Franco - O filme, com estreia prevista para este ano. Ele ainda produziu o filme-documentário Nos Passos de Kardec, que ele disponibilizou livremente no seu canal (veja janela abaixo):


Neste outro vídeo produzido pelo próprio artista, ele fala mais sobre seu trabalho, explica o que é e como se processa uma colorização, exibe demonstração de antes e depois de várias imagens colorizadas e ainda brinca colocando "sorriso" no rosto de alguns personagens, dentre os quais, Allan Kardec, que sempre aparece tão sisudo nas representações.

Confira:



Bem, assim, fica mais elegante e agradável olhar a nossa História, não? Além disso, não deixamos de ver aí a influência do Espiritismo inspirando as artes, como bem predisseram os Espíritos amigos da codificação, afinal, o que não falta é coisa boa para fazermos, em substituição às banalidades que ainda toma conta da mídia comum.


Visite o site de Fernando Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário