sexta-feira, 14 de junho de 2019

Série Poesia Espírita: "Marchemos" de Castro Alves


Continuando a série de vídeos Poesia Espírita, trazemos a oitava edição com um vibrante poema do Espírito Castro Alves, "Marchemos", um dos mais aclamados do clássico literário espírita Parnaso de Além-Túmulo, psicografado por Chico Xavier.

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) é um dos mais lembrados e queridos poetas brasileiros de todos os tempos, conhecido em seu tempo como "o poeta dos escravos", dado sua incansável luta em favor do abolicionismo, a campanha pela libertação dos escravos negros no Brasil. Sua obra-prima é "O navio negreiro", pela qual pinta em cores fortes o drama dos africanos trazidos à força para a América, atolados numa fossa naval, transporte esse que lhes consistia uma verdadeira prova de vida:

"Era um sonho dantesco!...
o tombadilho, que das luzernas avermelha o brilho,
    Em sangue a se banhar!...
Tinir de ferros, estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
   Horrendos a dançar...
    (...)
E ri-se a orquestra irônica e estridente...
E da ronda fantástica a serpente Faz doidas espirais..."

Castro Alves
Ver biografia.

Do plano espiritual, contribuiu com a coletânea de poesias pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, a exemplo desse imperativo refrão, "Marchemos!", que nos aponta a direção irresistível do progresso.

A declamação é por conta da gentileza de Larissa Chaves, espírita baiana residente em Corumbá-MS, editora do canal Inspiration no YouTube, espaço de mensagens e reflexões doutrinárias à luz do Espiritismo.

Vamos conferi-lo:


Baixe agora mesmo o ebook Parnaso de Além-Túmulo.

Veja mais Poesia Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário