domingo, 4 de agosto de 2019

Série Poesia Espírita: "Argila" de José Herculano Pires


Em continuidade à série de vídeos Poesia Espírita, trazemos para esta décima edição um poema de José Herculano Pires, consagrado no meio espírita como um grande filósofo e crítico da literatura espírita, mas que, através de "Argila", demonstra seus dotes de poeta.

Os referidos versos compõem a poesia principal do livro homônimo, "Argila", lançado pela Editora LAKE,  em 1946. Os poemas dessa obra e mais os poemas de "Murais" foram depois reunidos e relançado pela Editora PAIDEIA sob o título "Poesias".

José Herculano Pires (Avaré, SP, 25 de setembro de 1914 - São Paulo, SP, 9 de março de 1979) foi um jornalista, filósofo, educador, escritor, tradutor e um dos mais memoráveis estudiosos e ativistas do Espiritismo de seu tempo. Foi autor de diversos livros de teor doutrinário espírita e de traduções de obras de Allan Kardec. Por seu discernimento e fidelidade às ideias kardecistas, foi definido pelo Espírito Emmanuel (o mentor espiritual de Chico Xavier) como "o melhor metro que já mediu Kardec". Em seus escritos, um dos enfoques mais salientes é o de crítica ao Movimento Espírita, com relação aos desvios doutrinários.

José Herculano Pires

Saiba mais sobre o autor na Enciclopédia Espírita Online.

A declamação é uma cortesia de Marcelo Henrique, divulgador espírita e coordenador do site Espiritismo com Kardec.

Confira o vídeo com a poesia da vez:


Gostaria de também gravar uma declamação para a nossa série Poesia Espírita? Ótimo! Para tanto, entre em contato conosco informando sua disponibilidade para participar desse trabalho.

Veja mais Poesia Espírita.

Um comentário: