quinta-feira, 9 de abril de 2020

O caso A Gênese: Site "Obras de Kardec" e volume com obra comparada em francês


Um trabalho excepcional está agregando a colaboração de vários pesquisadores espíritas em projeto bem interessante para os dias correntes: As edições de A Gênese, idealizadas pelo site Obras de Kardec.


Em síntese, o projeto está dividido em quatro etapas, e para cada qual a publicação de um volume em PDF disponibilizado gratuitamente, cujo conteúdo assim estará disposto:

Volume I: Edição comparada em francês: texto completo do original das duas versões do livro La Genèse, les Miracles et les Prédictions selon le Spiritisme de Allan Kardec, correspondentes à 1ª edição (1868) e à 5ª edição (1869), postas lado a lado, com alinhamento dos textos correspondentes e marcação das modificações existentes entre ambas as versões.

Volume II: Edição comparada em português: texto completo da tradução das duas versões do livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo de Allan Kardec, correspondentes à 1ª edição (1868) e à 5ª edição (1869), postas lado a lado, com alinhamento dos textos correspondentes e marcação das modificações existentes entre ambas as versões.

Volume III: obre a impressão, publicação e divulgação: apresenta os eventos relacionados à publicação das diversas edições de A Gênese, num recorte temporal de 1867 à 1883. Também, faz um apanhado de informações técnicas e documentais relevantes para o entendimento dessa história, com destaque para o que está confirmado e o que ainda são suposições;

Volume IV: Análise das diferenças no conteúdo das edições: independente de termos a confirmação da autoria da 5​a edição, ela está disponível e pode ser estudada em contraste com a edição que sabemos ter sido elaborada por Allan Kardec. Assim, tomando-se como base os volumes I e II e a premissa de uma edição "revista, corrigida e ampliada" a partir de uma original, apresenta um mapeamento e classificação das diferenças e, sempre que aplicável, uma interpretação do significado e correlação do texto modificado na 5​a​ edição com outras obras.


Os três últimos volumes ainda estão em fase de produção, mas o Volume I já está disponível para download.

Clique aqui para baixar o Volume I: Edição comparada em francês.

Saiba mais em site Obras de Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário