domingo, 6 de setembro de 2020

"Catálogo Racional", obra de Allan Kardec: encontrado exemplar original da 1ª edição


Reproduzimos aqui a postagem da fanpage
Allan Kardec Online (AKOL) contendo o anúncio de um achado extraordinário para a Historiografia Espírita, que diz respeito à primeira edição do opúsculo Catálogo Racional de obras para se fundar uma Biblioteca Espírita, da autoria de Allan Kardec, que, como o próprio nome diz, é um catálogo com a sugestão de livros e outras mídias interessantes para estudos e pesquisas sobre o Espiritismo. A importância desse achado é enorme para a solução de questionamentos históricos sobre o desenvolvimento da doutrina, como o artigo bem descreve e, então, deixaremos que ele esclareça aos nossos leitores. Apenas lembramos que este post interessa diretamente às pesquisas da página especial O caso A Gênese (ver aqui).

Segue a cópia do post do AKOL:


𝐀 𝐆𝐞̂𝐧𝐞𝐬𝐞 𝟏𝟖𝟔𝟗 – 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐜̧𝐚 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐞́ 𝐣𝐮𝐧𝐭𝐚𝐝𝐚: 𝐚 𝟏ª 𝐞𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥 𝐝𝐞 𝟏𝟖𝟔𝟗 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐥𝐨𝐠𝐨 𝐑𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐭𝐨𝐭𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐊𝐚𝐫𝐝𝐞𝐜

Após muita procura e pesquisa, conseguimos localizar a 1ª edição do Catalogue raisonné des ouvrages pouvant servir à fonder une bibliothèque spirite” - Catálogo Racional das obras para se fundar uma Biblioteca Espírita, que foi encartado para ser distribuído aos assinantes da Revista Espírita de abril de 1869, revista esta, que foi inteiramente feita por Allan Kardec em vida.

Já havíamos publicado em 4 de abril de 2020 nossa pesquisa sobre as várias edições existentes que foram encartadas em diversas obras (ver aqu) e também, em 5 de abril de 2020 (ver aqui); havíamos publicado o manuscrito de próprio punho de Allan Kardec com o rascunho de uma página do Catálogo Racional, juntamente com as nossas pesquisas que concluíam que a referência existente sobre os “docetas”, que consta no final do item 67, do Capítulo XV, da 5ª edição do livro A Gênese, estaria totalmente em consonância com a cronologia e em sintonia com os fatos apresentados no nosso estudo efetuado. E deixamos uma pergunta naquela oportunidade: Teria Kardec inserido esta informação no Catálogo Racional, na edição que circulou em abril de 1869?

Na nossa pesquisa de 9 de agosto de 2020 (ver aqui), apresentamos que em todas as edições conhecidas do Catálogo Racional, quando da análise da obra La Clef de la vie (A Chave da vida) de Figagnères, listada por Allan Kardec em "Obras Diversas sobre o Espiritismo – ou Complementares da Doutrina", aparecia o seguinte texto: “Estranho sistema de cosmogonia e teogonia universais, ditado ao Sr. Michel, em estado de êxtase. Esse livro, escrito no início das manifestações [esta informação se refere ao início dos relatos de manifestações de espíritos], coincide em certos pontos com a Doutrina Espírita (mostrando a coerência de alguns pontos da obra com a Doutrina Espírita), mas em sua maior parte está em contradição com os dados da ciência e o ensino geral dos Espíritos. (Vide A Gênese segundo o Espiritismo, cap. VIII, nº de 4 a 7).”

No nosso estudo, mostramos que a referida expressão ("Voir la Genèse selon le Spiritisme, chap. VIII, nº de 4 à 7), indicando o item/parágrafo 7 do Capítulo VIII, só existe na 5ª edição de A Gênese, e que esta alteração está referenciada no Catálogo Racional em todas as edições conhecidas, sendo a mais antiga, até então conhecida, a de junho/julho de 1869.

Agora, apresentamos a 1ª edição do Catálogo Racional que foi distribuída em abril de 1869, conforme informado na Revista Espírita daquele mês. A edição, até o momento, inédita e desconhecida do movimento espírita (vide fotos), e que foi totalmente elaborada por Allan Kardec.

Na Revista Espírita de abril de 1869, na página 98 do original em francês, encontramos o seguinte texto (usando a tradução de Evandro Noleto Bezerra), logo após a apresentação do catálogo racional das obras que interessam ao Espiritismo, e a informação de que estava sendo juntado, como suplemento, neste número da Revista:
Eis em que termos ela está anunciada, no topo do catálogo que remetemos aos nossos assinantes com o presente número: “O interesse que se liga cada vez mais aos estudos psicológicos em geral, e, em particular, o desenvolvimento que as ideias espíritas têm tomado de alguns anos para cá, fizeram sentir a utilidade de uma casa especial para a concentração dos documentos concernentes a essas matérias. Fora das obras fundamentais da Doutrina Espírita, existe um grande número de livros, tanto antigos quanto modernos, úteis ao complemento desses estudos, e que são ignorados, ou sobre os quais faltam informações necessárias para obtê-los. É visando preencher esta lacuna que a Livraria Espírita foi fundada”.
Esta é a tradução do texto que consta na capa da 1ª edição do Catálogo Racional que agora está vindo a público.

Outra coisa que nos chama a atenção na capa constante desta 1ª edição do Catálogo Racional (vide foto) é que nela aparece o nome completo utilizado por Allan Kardec - LIBRAIRIE SPIRITE ET DES SCIENCES PSYCHOLOGIQUES - que após o seu desencarne, foi sendo simplificado a sua escrita nas obras, conforme nos mostra o estudo do CSI do Espiritismo de 2 de abril de 2020 (ver aqui).

Com esta 1ª edição do Catálogo Racional fica demonstrado que Allan Kardec utilizou-se, aqui, pela primeira vez do nome “Librairie Spirite et des Sciences Psychologiques”. Lembrando que a solicitação do brevet [alvará], como apurado pelo CSI do Espiritismo em 29 de março de 2020 (ver aqui), visando a autorização governamental de funcionamento da Livraria Espírita, já havia sido feita anteriormente pelo próprio Kardec. Além disso, com o uso do endereço colocado na capa desta obra – rue de Lille, 7 – fica, também, confirmado que Kardec já sabia que a Livraria Espírita iria para este endereço, com a antecedência necessária para esta poder estar impressa (fevereiro/março?), e poder ser distribuída juntamente com a Revista Espírita de abril de 1869.

Vale reforçar que o endereço “rue de Lille, 7” é o que consta na primeira impressão da 5ª edição de A Gênese de 1869.

Na página 3 do Catálogo Racional (vide foto) distribuído em abril de 1869 encontramos algumas curiosidades:
  • temos a menção à 4ª edição de A Gênese;
  • temos menção à 4ª edição de O Céu e o Inferno, que só ficou disponível para venda em 1º de junho de 1869 (vide Revista Espírita de julho de 1869);
  • temos menção à 10ª edição de O Livro dos Médiuns, lembrando que a 11ª edição foi anunciada para venda em 1º de junho de 1869 (vide Revista Espírita de julho de 1869);
  • temos a menção à 6ª edição do livro O que é o Espiritismo, sendo que a 8ª edição é de 1868 (Vide Bibliographie de la France – 10/10/1868);
Estas informações nos mostram que os respectivos números das edições das obras constantes do Catálogo Racional não podem ser levadas em consideração de forma conclusiva para servirem como prova ou única justificativa para confirmar hipóteses.

Mas a informação com a referência à 4ª edição do livro O Céu e o Inferno é de grande valia, pois nos indica que esta obra já estaria pronta para ser impressa antes do mês de abril de 1869, para que pudesse constar neste Catálogo. Ou seja, com todas as suas revisões e alterações prontas.

Na página 4 do Catálogo Racional (vide foto), podemos verificar a ausência da obra: Derniers Jours d'un philosophe (Les). - Entretiens sur les sciences, sur la nature et sur l'âme, par sir HUMPHRY DAVY, traduit de l'anglais et annoté par C. FLAMMARION. - 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier. (Revue spirite de juillet 1869, page 216.). Na parte Ouvrages divers sur le Spiritisme OU COMPLÉMENTAIRES DE LA DOCTRINE. Esta obra teve o seu lançamento anunciado na Revista Espírita de julho de 1869.

Ainda na página 4 (vide foto), podemos constatar a existência da obra: Évangiles (Les quatre), suivis des Commandements, expliqués en esprit et en vérité par les Evangélistes, par ROUSTAING, avocat à Bordeaux. - 3 vol. in-12, 10 fr. 50 c ; franco, 11 fr. Paris, Aumont. (Revue spirite, juin et septembre 1866, p. 190 et 271.). Esta é outro ponto que foi utilizado por muitos adeptos da teoria da conspiração e sobre a teoria da adulteração da 5ª edição de A Gênese. Comprovando que esta obra foi colocada no Catálogo Racional por Allan Kardec, conforme já apontavam as nossas pesquisas de 5 de março de 2020 (ver aqui).

Na página 5 do Catálogo Racional (vide foto), encontramos a obra: Michel (de Figagnères, Var). La Clef de la vie. - 2 vol. in-12, 7 fr. (Épuisé.) Système étrange de cosmogonie et de théogonie universelles, dicté par M. Michel, en état d'extase. Ce livre, écrit au début des manifestations, coïncide, sur certains points, avec la doctrine spirite ; mais sur le plus grand nombre, il est en contradiction avec les données de la science et l'enseignement général des Esprits. (Voir la Genèse selon le Spiritisme, chap. VIII. nos de 4 à 7.).

Ou seja, a referência ao item/parágrafo 7, do Capítulo VIII de A Gênese, que só existe na 5ª edição, já aparecia na 1ª edição do Catálogo Racional escrita por Allan Kardec e distribuída em abril de 1869, na Revista Espírita que foi a última elaborada pelo mestre.

Ainda na página 5 (vide foto), podemos verificar a ausência da obra: Instruction pratique pour l'organisation des groupes spirites, spécialement dans les campagnes, par M. C…, Paris, 1869. – Librairie spirite. 1 vol. in-12, 1 fr. (Revue spirite de juillet 1869: page 222.). Na parte Ouvrages divers sur le Spiritisme OU COMPLÉMENTAIRES DE LA DOCTRINE. Esta obra só foi lançada em julho de 1869, conforme consta da Revista Espírita daquele mês. Nesta mesma revista é dito que os manuscritos deste livro já estavam de posse de Allan Kardec.

Na página 8 do Catálogo Racional (vide foto), consta a obra: Le roman de l'Avenir, par E. BONNEMÈRE. - 1 vol. in-12, 3 fr. ; franco, 3 fr. 40. Paris, Librairie internationale. Na edições posteriores esta obra está colocada após Lavater. Na 1ª edição, portanto, ela foi colocada fora de ordem alfabética, o que foi corrigido nas edições posteriores.

Na página 10 do Catálogo Racional (vide foto), podemos verificar a ausência da obra: Gasparin (Le Cte A. de). L'Égalité. - 1 vol. in-18, 3 fr. ; franco, 3 fr. 50 c. Paris, 1869. Michel Lévy. Na parte PHILOSOPHIE ET HISTOIRE. Esta obra foi lançada em junho de 1869, conforme Bibliographie de la France – 12/06/1869.

Na página 14 do Catálogo Racional (vide foto), podemos constar que constam as obras Voyages au Thibet, par le P. Huc e Voyages en Chine et en Tartarie, enquanto nas edições seguintes aparece Voyages au Thibet et em Tartarie, par le P. Huc e Voyages en Chine. Houve aqui uma inversão dos nomes dos livros.

Na página 15 do Catálogo Racional (vide foto), podemos verificar a ausência da obra: Chave (CLÉMENT DE LA). La Magicienne des Alpes. 1 vol. in-12, 2 fr. ; franco, 2 fr. 40 c. Paris, 1861, Havard. Na parte ROMANS. Esta obra já havia sido lançada no ano de 1861, mas Allan Kardec não a tinha incluído no Catálogo Racional na parte de ROMANCES.

Estas são as diferenças básicas da 1ª edição do Catálogo Racional lançado em abril de 1869 por Allan Kardec e as edições posteriores.

Esperamos que esta peça que se junta ao quebra-cabeça de A Gênese possa provocar mais reflexões e propiciar esclarecimentos a todos. A nossa hipótese inicial de que foi Allan Kardec o autor das alterações da 5ª edição de A Gênese se faz cada vez mais fortalecida.

A existência do livro Os Quatro Evangelhos de Roustaing, bem como das observações sobre os “docetas”, na 1ª edição do Catálogo Racional escrito e publicado por Allan Kardec, bem como, a referência existente no final do item 67, do Capítulo XV, da 5ª edição do livro A Gênese – também sobre os “docetas” põe fim a uma polêmica antiga entre os estudiosos. Fica comprovado que foi Allan Kardec o autor dos respectivos textos.

A existência da referência ao item/parágrafo 7 de A Gênese na obra “La Clef de la vie” de Figagnères, que consta na 1ª edição do Catálogo Racional, comprova que Allan Kardec foi o autor deste parágrafo.

Ainda há espaço para a pesquisa e lacunas a preencher nessa história sobre as edições de A Gênese. Com dedicação e persistência, prosseguimos na investigação das peças que faltam para fechar o quebra cabeça.

Nossos agradecimentos ao CSI do Espiritismo e ao OdKwww.ObrasdeKardec.com.br – pela ajuda em todas as pesquisas desenvolvidas pelo AKOL – AllanKardec.online. O trabalho de forma colaborativa é, sem dúvida, gratificante e produtivo. A ausência de personalismos é a tônica deste trabalho na busca de nos aproximar da verdade dos fatos.









Clique aqui para fazer o download da 1ª edição do Catálogo Racional:

Referências:
1. 1ª edição do Catálogo Racional;
5. CSI do Espiritismo: 
6. CSI do Espiritismo: 
8. Revistas Espíritas




Saiba mais sobre o O caso A Gênese clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário