sábado, 12 de setembro de 2020

Projeto Allan Kardec: manuscrito "Evocação"


Conforme já anunciamos, o portal do Projeto Allan Kardec (veja aqui) da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF já está no ar contendo um acervo inicial com cinquenta manuscritos originais do Codificador do Espiritismo, documentos esses provindos da coleção do Dr. Canuto Abreu (saiba mais).

Percorrendo então essas preciosidades, encontramos o manuscrito intitulado "Evocação", datado de 1860 (ver aqui), pelo qual temos a transcrição de Allan Kardec exatamente da evocação que ele fez ao Espírito denominado Georges, agradecendo-lhe a comunicação anterior, ditada à médium Sra. Lescot (que usava como pseudônimo um anagrama: Sra. Costel), e lhe dirigindo alguns questionamentos.

Veja abaixo a imagem do manuscrito original:

A transcrição, em francês, é esta:

Au nom de Dieu Tout Puissant je prie l’Esprit de Georges de vouloir bien venir. 
Je vous remercie en mon nom de la belle et sublime communication que vous avez dictée à Mad. Lescot et qu’elle m’a transmise. C’est un chef d’œuvre de profondeur, de vérité et d’éloquence. 
Veuillez n’en pas rester là et soyez assez bon pour lui en donner d’autres, car elles ne peuvent que faire une profonde impression sur ceux qui les liront. Je désirerais notamment avoir la contrepartie de la situation du méchant c’est le tableau du bonheur du juste. Puis une explication satisfaisante touchant l’âme des animaux et le principe vital des plantes. Ce sera compléter l’œuvre magnifique que vous venez de commencer, et je vous en remercie d’avance.

E aqui está a tradução para o nosso português:

Em nome de Deus Todo-Poderoso, eu peço que o Espírito de Georges aceite comparecer.
Eu lhe agradeço, em meu nome, a bela e sublime comunicação que o senhor ditou à senhora Lescot e que ela me transmitiu. É uma obra-prima de profundidade, de verdade e de eloquência. 
Queira não parar por aí, e seja bom o suficiente para enviar-lhe outras, pois as comunicações só podem causar uma profunda impressão naqueles que as lerão. Eu gostaria notadamente de ter a contrapartida da situação dos maus: é o quadro da felicidade do justo. Depois uma explicação satisfatória sobre a alma dos animais e o princípio vital das plantas. Isso será completar a magnífica obra que o senhor acabou de começar, e eu desde já lhe agradeço por isso.

Para saber mais sobre o Espírito aqui evocado, Georges, e também sobre a Sra.
Lescot, ver a monografia feito pelo CSI: Espiritsimo
Aliás nosso confrade Carlos Seth também já discorreu sobre este manuscrito (veja aqui), em que anota: "Allan Kardec investigava assuntos q seriam desenvolvidos até a sua última obra fundamental (A Gênese, de 1869. Note-se que em 1865, Kardec comenta sobre os animais: 'vê-se que a questão ainda está pouco adiantada, e não se deve forçar a sua solução' (ver aqui). E em A Gênese temos a evolução do conceito do fluido para o do princípio vital (ver aqui)."

As primeiras observações que fazemos desse documento são:

  • É mais um exemplo concreto de que Kardec evocava determinados Espíritos diretamente pelo nome, uma prática por vezes criticada por confrades contemporâneos nossos;
  • Vê-se o cuidado de Kardec em envolver a evocação na proteção divina ("Em nome de Deus...") ao mesmo tempo reconhecendo a onipotência divina ("Todo-Poderoso...");
  • Vemos também que não lhe falta a gentileza de ser grato aos amigos espirituais pelas mensagens;
  • Kardec não hesitava em pedir aos Espíritos amigos opiniões sobre assuntos importantes. É claro que daí, analisando em conjunto com outras opiniões, ele passava a filtrar as respostas mais lógicas e satisfatórias aos questionamentos de interesse da Doutrina Espirita. Não se tratava, portanto, de oraculismo, consultas despropositadas.

Visite o portal do Projeto Allan Kardec.

E você? Que mais observa desse documento?

Deixe seu comentário aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário