quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Projeto Allan Kardec: já está online o portal criado pela UFJF


Finalmente já está ao alcance de todos o portal de acervos com documentos originais da Allan Kardec. O evento inaugural foi realizado ontem, com uma videotransmissão, via YouTube, em que alguns dos dirigentes do projeto falaram dessa realização.

Como havíamos anunciado (ver aqui), a Universidade Federal de Juiz de Fora, através do seu departamento NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) estava trabalhando para criar um portal em estilo acadêmico para receber, catalogar e publicar acervos históricos referentes ao codificador da Doutrina Espírita, notadamente os manuscritos oriundos da coleção particular do Dr. Canuto Abreu, então em posse da FEAL - Fundação Espírita André Luiz (Projeto Cartas de Kardec), e o acervo do Museu Online do Espiritismo do site Allan Kardec Online.

Eis que o referido portal da UFJF já está online pelo endereço:
www.projetokardec.ufjf.br


Inicialmente, o novo portal está oferecendo 50 documentos, cada qual com a fotocópia do manuscrito original, mais a transcrição em francês e a respectiva tradução para o português. Mas o projeto está aberto a receber novas peças, inclusive de coleções particulares, como se cogita receber contribuições de entidades espíritas francesas. Portanto, esse acervo inicial é só um pontapé e a expectativa é a de que o projeto cresça bastante.

Essa realização é um momento festivo para todos nós espíritas, especialmente para os mais estudiosos, aqueles que têm se dedicado com mais aplicação à pesquisa e contextualização histórica e doutrinária do Espiritismo, porque é uma fonte segura para consulta e estudo.

Além disso, comemoramos o fato de este material estar sob orientação técnica, através de acadêmicos qualificados e sob o pálio de uma universidade conceituada na área do estudo científico das questões espirituais, cujo reconhecimento ultrapassa as fronteiras nacionais.

Adiante, a janela com o vídeo da live inaugural do Projeto Allan Kardec:

Ainda sob o efeito festivo dessa realização, estamos fazendo as primeiras apreciações do material divulgado, mas logo mais traremos aqui os apurados a respeito de cada documento divulgado.

Sugerimos também o acompanhamento da fanpage CSI do Espiritismo, do confrade Carlos Seth, que é um dos pesquisadores que colaboraram com o Projeto Cartas de Kardec, no seu caso, especialmente, contextualizando os manuscritos e copilando metadados, ou seja, ligando referências dos documentos com informações técnicas (dados geográficos, pessoais, datas e eventos) que ajudam a entender o conteúdo dos documentos. Carlos Seth estabeleceu a meta de escrever a cada dia sobre um documento. Com isso, ele terá uma diversão especial para os próximos cinquenta dias. E nós agradecemos!

Mais uma vez, o link para o site do Projeto Allan Kardec:

Acompanhe-nos também pelo Twitter e fique bem informado de tudo.

Um comentário:

  1. Parabéns aos nossos estudiosos confrades, que estão trazendo a tona e para toda a coletividade espírita, documentos originais traduzidos do preclaro Codificador da Doutrina Espírita.
    Fraternalmente.
    Ruy

    ResponderExcluir