Projeto Allan Kardec: já está online o portal criado pela UFJF
Finalmente já está ao alcance de todos o portal de acervos com documentos originais da Allan Kardec. O evento inaugural foi realizado ontem, com uma videotransmissão, via YouTube, em que alguns dos dirigentes do projeto falaram dessa realização.
Como havíamos anunciado (ver aqui), a Universidade Federal de Juiz de Fora, através do seu departamento NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) estava trabalhando para criar um portal em estilo acadêmico para receber, catalogar e publicar acervos históricos referentes ao codificador da Doutrina Espírita, notadamente os manuscritos oriundos da coleção particular do Dr. Canuto Abreu, então em posse da FEAL - Fundação Espírita André Luiz (Projeto Cartas de Kardec), e o acervo do Museu Online do Espiritismo do site Allan Kardec Online.
Eis que o referido portal da UFJF já está online pelo endereço:
www.projetokardec.ufjf.br
Ainda sob o efeito festivo dessa realização, estamos fazendo as primeiras apreciações do material divulgado, mas logo mais traremos aqui os apurados a respeito de cada documento divulgado.
Sugerimos também o acompanhamento da fanpage CSI do Espiritismo, do confrade Carlos Seth, que é um dos pesquisadores que colaboraram com o Projeto Cartas de Kardec, no seu caso, especialmente, contextualizando os manuscritos e copilando metadados, ou seja, ligando referências dos documentos com informações técnicas (dados geográficos, pessoais, datas e eventos) que ajudam a entender o conteúdo dos documentos. Carlos Seth estabeleceu a meta de escrever a cada dia sobre um documento. Com isso, ele terá uma diversão especial para os próximos cinquenta dias. E nós agradecemos!
Mais uma vez, o link para o site do Projeto Allan Kardec:
Acompanhe-nos também pelo Twitter e fique bem informado de tudo.
Parabéns aos nossos estudiosos confrades, que estão trazendo a tona e para toda a coletividade espírita, documentos originais traduzidos do preclaro Codificador da Doutrina Espírita.
ResponderExcluirFraternalmente.
Ruy