sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Estátua de Chico Xavier é inaugurada no centro de Uberaba


Mais uma homenagem (justa, por sinal) ao inesquecível médium espírita Francisco Cândido Xavier é exposta ao publico. Dessa vez, uma estátua de bronze em tamanho real, inaugurada nesta quinta-feira, 29 de outubro. A peça produzida pela artista plástica Vânia Braga foi colocada em um banco de ferro na Praça Rui Barbosa, no centro de Uberaba, Minas Gerais, a cidade onde morou, depois de se mudar da sua terra natal, Pedro Leopoldo (de onde também vem a artista autora da estátua), e de onde se projetou para o mundo como um dos maiores mistérios da literatura, devido suas múltiplas obras cujo estilo literário é reconhecidamente semelhante a centenas de escritores consagrados, mistério esse que nós espiritas desvendamos tranquilamente pela capacidade mediúnica de Chico Xavier.

Estátua de bronze de Chico Xavier em Uberaba
Foto: Marco Aurélio/Prefeitura de Uberaba

A estátua retrata Chico sentado em um banco de ferro. De acordo com a artista plástica, o material pesa 250 kg de bronze fundido na Fundição Artística São Vicente, em Belo Horizonte, sob a coordenação do artista Diego Rodrigues. A peça, que custou R$ 80 mil, é semelhante a uma existente em Pedro Leopoldo.

“De qualquer ângulo que vemos a estátua existe um monumento histórico ao fundo”, observou o prefeito Paulo Piau durante a inauguração. Ainda segundo o prefeito, na esquina da praça com o calçadão da Artur Machado está o prédio onde funcionou o Café Mil e Um, muito frequentado pelo médium.

Estátua de bronze de Chico Xavier em Uberaba
Foto: Marco Aurélio/Prefeitura de Uberaba

É claro que um Espírito virtuoso tal o de Chico Xavier não se deixaria arrebatar vaidosamente por homenagens, e é certo que não tais obras artísticas não devam ser tomadas como ícones para veneração religiosa; entendemos que este tipo de homenagem expressa, de uma maneira especial, nossa gratidão pela dedicação que o personagem (o Cisco de Deus) prestou em vida pela causa espírita e, de forma geral, pelos valores humanos. Além disso, serve como referência histórica e atalha para relembrarmos o seu amor pelos caros valores que Chico defendia, para que as gerações futuras não só o tenham na lembrança, mas ainda como inspiração para iguais atributos virtuosos.

Parabéns e obrigado, Chico. Nunca nos esqueceremos de ti!

Fontes: G1.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário