sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Foto inédita de Madame Kardec


Fotografia inédita de Amélie-Gabrielle Boudet, a Madame Kardec, é compartilhada em público por Adair Ribeiro, responsável pelo site Allan Kardec Online - AKOL, que dispõe do Museu Online do Espiritismo, cujo importantíssimo acervo histórico só cresce, favorecendo assim aos pesquisadores e os espíritas mais estudiosos.

Eis a nova preciosidade revelada:

Madame Kardec

Saiba mais sobre Madame Kardec na Enciclopédia Espírita Online.

Sobre o contexto dessa fotografia, segue a reprodução da post do AKOL na sua fanpage do Facebook:


𝐅𝐨𝐭𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐢𝐧𝐞́𝐝𝐢𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐀𝐦𝐞́𝐥𝐢𝐞 𝐁𝐨𝐮𝐝𝐞𝐭

Nos anos de 1874 e 1875, a Revista Espírita publicou fotografias que supostamente retratavam espíritos desencarnados ao lado de várias “personalidades”. Mediante a suspeita da existência de fraudes, houve a investigação pela polícia francesa que culminou com a acusação de P.-G. Leymarie (responsável pela Revue Spirite), Alfred Henri Firman (médium) e Édouard Buguet (fotógrafo).

Constatamos que as fotografias começam a aparecer na Revista Espírita de junho de 1874, sendo que foram publicadas fotos em várias edições até o mês de abril de 1875.


Amélie Boudet aparece na Revista Espírita de janeiro de 1875 (vide foto abaixo).


No processo judicial instaurado em Paris em 16 de junho de 1875, que ficou conhecido como “Processo dos Espíritas” e relatado no livro (vide foto adiante) de mesmo nome (Procès des Spirites) – editado pela madame P.-G. Leymarie em 1875 - foram ouvidas 55 testemunhas, sendo 27 de acusação e 28 de defesa.


Amélie Boudet foi uma das pessoas enganadas pelos fraudadores.

Buguet e Leymarie foram condenados a um ano de prisão e ao pagamento de quinhentos francos de multa. Na prisão, Leymarie elaborou uma Memória à Corte Suprema, atestando, perante a sua consciência e os seus filhos, a sua inocência. Já, Buguet escreveu ao Ministro da Justiça após pouco mais de três meses da data de instauração do processo, dando testemunho sobre a inocência de Leymarie, acrescentando que 2/3 das fotos eram verdadeiras e o restante fora forjado.

No livro Pesquisa Bibliográfica e Ensaios de Interpretação – Volume III – FEB – 2ª edição - de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, na página 217, aparece uma foto de Amélie Boudet ao lado do Espírito Allan Kardec (imagem a seguir).


Esta foto da senhora Kardec - na “presença” de Allan Kardec - pode ser encontrada em várias páginas na internet, sendo atribuída ao fotógrafo Buguet [6][7].

A mesma foto sem a presença do Espírito de Allan Kardec também pode ser obtida em algumas páginas na internet [5] [8].


Não somos experts em fotografia, mas, quando colocamos as fotos lado a lado podemos notar a montagem feita entre a foto original e a outra com a inserção do suposto Espírito de Allan Kardec.

O museu AKOL – AllanKardec.online adquiriu recentemente uma foto inédita original de Amélie Boudet (30cm x 23cm) – em excelentes condições - e que, provavelmente, tenha sido efetuada no mesmo dia e no mesmo estúdio utilizado para a realização da fotografia mencionada nos parágrafos anteriores (primeira imagem desta postagem).

Quando efetuamos a comparação lado a lado, podemos perceber a semelhança em todos os detalhes da inédita foto de Amélie, com a fotografia até agora conhecida, e que foi adulterada por Buguet.

O museu AKOL – AllanKardec.online já assinou o acordo de parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, e em breve, esta foto de todos os manuscritos estarão disponíveis com as transcrições e traduções no portal - Projeto Allan Kardec: https://projetokardec.ufjf.br/

Referências: 

1. Autores Espíritas Clássicos.

2. Procès des Spirites – Édité par Madame P.G. Leymarie do acervo do museu AKOL – AllanKardec.online;

3. WANTUIL, Zêus e THIESEN, Francisco – Pesquisa Bibliográfica e Ensaios de Interpretação – Volume III – FEB – 2ª edição;

4. Processo dos Espíritas na Wikipédia.

5. Pierre-Gaëtan Leymarie em Autores Espíritas Clássicos.

6. La Porte Ouverte.

7. Deuxième Temps.

8. Kardec.blog.

9. Revue Spirite de 1874 e 1875 pertencentes ao museu AKOL - AllanKardec.online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário