quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

"Uma revisão na história da 5ª edição de A Gênese Parte I – Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869", publicação do JEE


O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Uma revisão na história da 5ª edição de A Gênese Parte I – Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869" de Autoria de Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias.

O tema envolvendo a validade da 5ª edição da obra A Gênese se tornou muito debatido nos últimos anos. Livros sobre o assunto foram publicados, assim como matérias e artigos de opinião. Entretanto, ainda não tinha sido publicado na literatura espírita, um artigo de caráter verdadeiramente científico sobre este tema. O artigo passou pela análise de pareceristas anônimos que não somente fizeram muitas orientações, críticas e recomendações, mas também reconheceram o mérito de estudo e pesquisa do presente trabalho.

O artigo de Ribeiro Jr., Bastos e Farias apresenta um histórico da questão em torno da obra A Gênese, o surgimento das dúvidas em torno da validade da sua 5ª edição, apresenta a descoberta de uma 5ª edição datada de 1869 (contra a de 1872 que era a única conhecida), e apresenta e analisa as questões legais (as leis) em torno do trabalho de edição e publicação de livros válidos à época de Kardec, incluindo a questão de como fica a "herança" dos compromissos assumidos com editoras na publicação de livros e obras. O artigo ainda propõe 3 hipóteses para a questão da legitimidade da 5ª edição de A Gênese, e propõe uma delas como a mais provável (o Leitor é convidado a ler o artigo para conhecer as hipóteses e a que os Autores escolheram). Um detalhe relevante, é que este artigo é o primeiro de vários que eles irão desenvolver sob outros aspectos.

Embora saibamos que muitos irmãos espíritas tem opinião formada sobre o assunto, cabe dizer que a fé raciocinada pede critério de estudo e análise. O presente artigo se apresenta, portanto, como um verdadeiro exemplo de como trabalhar assuntos delicados e controversos, mas com a devida seriedade e caráter científico (não apenas seriedade) que sabemos que Kardec sempre apreciou. Cumpre esclarecer que não é esse artigo ou algum livro que ditará a verdade final sobre esse e muitos outros assuntos e descobertas importantes no meio espírita, mas sim a leitura, avaliação e citação desses trabalhos pela comunidade espírita.

O artigo pode ser acessado gratuitamente através do link: http://dx.doi.org/10.22568/jee.v8.artn.010209 Apenas lembramos que a reprodução em parte ou em todo requer a autorização dos Autores. O artigo pode ser citado da seguinte forma:

A. R. Jr., C. S. Bastos, L. Farias, Jornal de Estudos Espíritas 8, 010209 (2020), DOI: 10.22568/jee.v8.artn.010209.

Se você gostou do artigo ajude a divulgar o link acima. Se conhecer pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações, peça para escreverem para o editor em jestudosespirtas@gmail.com Se ainda não conhece o JEE, navegue pelo site, conheça a proposta, e acesse gratuitamente os artigos já publicados. O acesso é aberto/gratuito.

Esperamos que este e outros estudos ajudem o movimento espírita a perceber como o conhecimento espírita deve avançar.

Abraço fraterno,

Alexandre Fontes da Fonseca



Nenhum comentário:

Postar um comentário