quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

As edições de O Céu e o Inferno - Volume I: Edição Comparada (Francês)


Acaba de ser publicada a primeira versão do trabalho intitulado As edições de O Céu e o Inferno - Volume I: Edição Comparada (Francês), produzido pela equipe do site Obras de Kardec (visitar site), contendo num só volume o conteúdo original em francês da 1ª edição do livro Le Ciel et l'Enfer ou la Justce Divine selon le Spiritisme (O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo), de Allan Kardec, lançado em 1865, mais o conteúdo da edição revisada desta obra, publicada em 1869, conteúdos esses postos lado a lado, em duas colunas, facilitando assim a consulta e comparação das modificações, que, aliás, estão destacadas com cores determinando cada evento dessas modificações (correção ortográfica, substituição de palavras, supressão e adição de trechos etc.).

É um trabalho semelhante à coleção As Edições de A Gênese, produzida pelos mesmos autores (saiba mais aqui), sendo que o livro em evidência é O Céu e o Inferno. Além deste lançamento, o projeto segue com o Volume II, no mesmo formato, trazendo os dois conteúdos (o da 1ª edição de 1865 e o da edição revisada de 1869) então traduzidos para o nosso português.

O volume traz ainda uma apresentação do trabalho, enriquecido com três prefácios assinados por alguns dos colaboradores do projeto, contextualizando a publicação deste livro.


Este lançamento é muito oportuno à vista de mais uma polêmica levantada, sobre a legitimidade da edição revisada de 1869, no bojo da recorrente suposição de adulteração de outro livro básico da codificação do Espiritismo: A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. (saiba mais clicando aqui).

Abstração feita às polêmicas, nada temos a perder em ler e reler Kardec; a leitura e análise comparativa das duas edições ajuntadas neste volume que ora promovemos também é uma oportunidade de estudarmos e melhor compreendermos a evolução do tratado livro, acompanhando o pensamento progressivo do autor sobre os conceitos ali apresentados, através das correções e ampliações de ideias em torno dos temas abordados.

Portanto, os estudiosos espíritos só têm a ganhar com este lançamento, pelo que temos a satisfação de parabenizar os idealizadores e executores do projeto.

Lembrando que o Volume II desta série (com as versões comparadas em português) está em produção e espera-se ser publicado em breve.

As edições de O Céu e o Inferno - Volume I: Edição Comparada (Francês)

Observação: instrução para o download
Para baixar este PDF, arraste a barra de sugestão de preço para zero e em seguida prossiga com a "compra", sem necessidade de pagar nada pelo livro (ver imagem abaixo). Será preciso cadastrar um email para efetuar o download, com a vantagem de mais tarde você ser informado de uma atualização da obra e assim baixar a edição mais recente e completa do trabalho.


E aproveitamos para pedir aos confrades espíritas que também ajudem na divulgação deste trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário