Consolações espíritas em tempos de Guerra
Estamos já na quarta semana de conflito na Ucrânia com a invasão russa, cujo saldo é devastador: muitas mortes — inclusive muitos civis, dentre os quais crianças — e milhões de refugiados, gente que deixou tudo para trás e foi procurar sobrevivência em outro lugar, outro país mesmo. E tudo, a troco de quê?
Mas sabemos que tudo isso é efeito de semeaduras passadas de que a humanidade aproveitará o aprendizado diante de seus resgates cármicos.
Tudo está no seu lugar.
E no meio desse escândalo todo, podemos nos servir do consolo do Espiritismo, que está bem representado na mensagem "Temos Jesus" do poeta Abel Gomes, sob a psicografia de Chico Xavier, publicado no livro Parnaso de Além-Túmulo, Editora FEB. Essa poesia é do século passado, bem em tempo da calamidade social por ocasião da Segunda Guerra Mundial, mas vale para hoje também:
Temos Jesus
Desaba o Velho Mundo em treva densa
E a guerra, como lobo carniceiro,
Ameaça a verdade e humilha a crença,
Nas torturas de um novo cativeiro.
Mas vós, no turbilhão da sombra imensa,
Tendes convosco o Excelso Companheiro,
Que ama o trabalho e esquece a recompensa,
No serviço do bem ao mundo inteiro.
Eis que a Terra tem crimes e tiranos,
Ambições, desvarios, desenganos,
Asperezas dos homens da caverna:
Mas vós tendes Jesus em cada dia.
Trabalhemos na dor ou na alegria,
Na conquista de luz da Vida Eterna.
E depois desses versos tão reconfortantes, não é desperdício reservarmos alguns instantes apreciando essa belíssima pintura a seguir, aproveitando para meditar na providência espiritual que tanto nos auxilia em nossa jornada evolutiva, conquanto poucos contemporâneos nossos estejam em condições de imaginá-la.
Ainda a propósito da guerra, no vídeo a seguir, o médium e orador espírita Divaldo Franco deixa a sua mensagem alentadora em face dessas perturbações coletivas a que assistimos em nossos dias.
Continuemos em oração em favor dos que penam pelos conflitos no mundo.
Comentários
Postar um comentário