quinta-feira, 3 de março de 2022

Experiência científica sugere que o "filme da vida" se passa no momento da morte


Um "achado" científico sugerem que a vida pode realmente passar diante de nossos olhos enquanto morremos, como uma espécie de filme da nossa vida. Uma equipe de cientistas de um laboratório de pesquisas em Vancouver, Canadá, se propôs a medir as ondas cerebrais de um paciente de 87 anos que havia desenvolvido epilepsia. Todavia, durante o monitoramento neurológico, esse paciente sofreu um ataque cardíaco fatal — o que proporcionou o registro inesperado de um cérebro que está morrendo. O monitoramento revelou que nos 30 segundos antes e depois as ondas cerebrais do paciente seguiram os mesmos padrões de sonhar ou recordar memórias.

Uma atividade cerebral deste tipo pode sugerir que uma "recapitulação final da vida" pode ocorrer nos últimos momentos de alguém, escreveu a equipe em seu estudo, publicado na revista científica Frontiers in Aging Neuroscience na terça-feira, 22 de fevereiro deste 2022. Veja aqui o artigo científico (em inglês).

O coautor do estudo, o neurocirurgião Ajmal Zemmar, disse que o que a equipe obteve acidentalmente, foi o primeiro registro de um cérebro na hora da morte: "Isso foi totalmente por acaso, não planejamos fazer este experimento ou gravar estes sinais", disse ele em entrevista ao canal BBC.

Então será que vamos ver uma retrospectiva de momentos com entes queridos e outras memórias felizes? Zemmar afirma que é impossível dizer: "Se eu fosse passar para o reino filosófico, especularia que, se o cérebro fizesse uma retrospectiva, provavelmente gostaria de lembrá-lo de coisas boas, em vez de coisas ruins", avalia, que completa: "Mas o que é memorável seria diferente para cada pessoa."

Zemmar, doutor da Universidade de Louisville, nos EUA, disse que nos 30 segundos antes do coração do paciente parar de fornecer sangue ao cérebro, suas ondas cerebrais seguiram os mesmos padrões de quando realizamos tarefas de alta demanda cognitiva, como quando nos concentramos, sonhamos ou evocamos memórias. E continuou 30 segundos depois que o coração do paciente parou de bater — momento em que um paciente é normalmente declarado morto. "Esta poderia ser uma última lembrança de memórias que tivemos na vida, e elas são reprisadas em nosso cérebro nos últimos segundos antes de morrermos."

Registros das atividades cerebrais do paciente a caminho da morte:



O estudo também levanta questões sobre quando exatamente a vida termina — quando o coração para de bater ou o cérebro para de funcionar. Zemmar e sua equipe advertiram que conclusões amplas não podem ser tiradas de um estudo com apenas uma pessoa. O fato de o paciente ser epiléptico, com o cérebro com hemorragia e inchado, complica ainda mais as coisas: "Nunca me senti à vontade para relatar um único caso", diz Zemmar.

E durante anos após o registro inicial em 2016, ele procurou casos semelhantes para ajudar a fortalecer a análise, mas não teve sucesso.

Mas um estudo de 2013 — realizado em ratos saudáveis ​— pode oferecer uma pista. Nesta análise, pesquisadores americanos registraram altos níveis de ondas cerebrais na hora da morte até 30 segundos depois que o coração dos ratos para de bater — assim como aconteceu com o paciente epiléptico de Zemmar.

As semelhanças entre os estudos são "surpreendentes", segundo o especialista. Eles agora esperam que a publicação deste único caso humano possa abrir as portas para outros estudos sobre os momentos finais da vida: "Acho que há algo místico e espiritual em toda essa experiência de quase morte", diz Zemmar. "E descobertas como esta são um momento pelo qual os cientistas vivem."


Interpretação espírita

Além do ponto até onde a ciência humana alcança, vem a Doutrina Espírita nos esclarecer, primeiramente nos assegurando do princípio fundamental da imortalidade da alma e sua individualidade: já não se admite aqui dúvidas quanto a sobrevivência da nossa consciência e da nossa identidade, pois somos cada qual um Espírito que, após a morte física, continua a viver e a conservar a sua pessoa, como todas as aquisições intelectuais e emocionais, além das qualidades morais.

E este princípio não se baseia meramente numa crença, mas  conforme os próprios postulados científicos  através da experimentação prática do intercâmbio mediúnico, pelo qual os Espíritos vêm nos demonstrar a realidade da vida espiritual e sua individualização. Obviamente que, aqui, não há consenso na comunidade científica, pois muitos ainda não se convenceram da positividade da mediunidade. Estes, entretanto, são basicamente aqueles que não se deram ao trabalho — científico — de investigar, sem preconceitos, o canal de intercâmbio entre "vivos" e "mortos"; todos os que seriamente cuidaram dessa averiguação, se não se asseguraram totalmente, ao menos reconheceram não haver qualquer contestação plausível.

Quanto ao "filme da vida", nada de estranho para nós espíritas. Apenas colocamos em destaque o testemunho da espiritualidade quanto ao momento da morte física e despertamento pós-desencarnação: dizem-nos eles ser normal haver um estado de perturbação no momento da morte e gradual recuperação da memória espiritual, envolvendo aí circunstâncias implicantes, como a própria causa da morte e o nível evolutivo de cada indivíduo. Em suma, para cada um, um caso particular de morte.

Para mais detalhes sobre, recomendamos a leitura de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.





Nenhum comentário:

Postar um comentário