sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Lançamento da novíssima tradução de "Socialismo e Espiritismo" de Léon Denis


Um dos livros mais polêmicos da literatura espírita internacional dentro do movimento espírita brasileiro acaba de ganhar uma nova edição, produzida pelo Portal Luz Espírita e o site Autores Espíritas Clássicos: trata-se do clássico Socialismo e Espiritismo de Léon Denis, que você já pode baixar agora mesmo e conferir. Esta edição contém a tradução de Ery Lopes, com revisão e contribuição de Carlos Luiz, Charles Kempf e Wanderlei dos Santos.

Veja a sinopse da obra:

Socialismo e Espiritismo
Léon Denis

Compilação de uma série de artigos publicados na Revista Espírita em 1924 pelo grande "Apóstolo do Espiritismo" e continuador da obra de Allan Kardec, o filósofo Léon Denis, que tratou com muita seriedade a problemática social de seu tempo, e ainda tão atual em nossa sociedade, interpretando à luz do Espiritismo a justeza das questões então propostas, colocando-se em favor de uma reforma social natural, pacífica e progressiva, mas francamente se opondo aos movimentos revolucionários, violentos, odiosos e de uma nociva instrução materialista.

A esta nova compilação foi acrescentada mais dois artigos complementares: "Jaurès espiritualista", pelos quais Denis exalta a postura de Jean Jaurès, um socialista na contramão das ideologias de seu partido. Esta edição traz ainda uma apresentação da tradução, um prefácio e notas de rodapé que enriquecem o contexto da obra.

A POLÊMICA EM TORNO DA OBRA

Os artigos Socialismo e Espiritismo de Léon Denis se tornaram no Brasil um pivô de controvérsias no meio espírita por conta de uma campanha movida por ativistas e simpatizantes de certas ideologias políticas visando uma aproximação entre a Doutrina Espírita e suas ideias partidárias, notadamente atreladas às cartilhas socialistas, comunistas e marxistas, de cuja essência Léon Denis é claramente contrário por considerá-las "desprovidas de um ideal superior" e por serem sistematicamente materialistas, embuídas de ódio, disputa, violência e aversão aos valores espiritualistas contidos na obra kardequiana.

O problema é que certas traduções e contextualizações brasileiras para a série Socialismo e Espiritismo a tornaram panfleto de movimentos opostos ao próprio pensamento do autor, razão pela qual nosso esforço em promover esta nova edição.


SOBRE O AUTOR

E antes que digam que o autor era mais um cúmplice da burguesia e opressão patronal, é bom que se saiba que Léon Denis — conforme ele prórpio relata nesta mesma obra — nasceu, viveu e faleceu na classe pobre, tendo trabalhado desde cedo nas duras lidas das minas e metalurgia. Portanto, tinha conhecimento de causa quanto ao sofrimento dos operários mais humildes, mas se destacava pela capacidade intelectiva, afetiva e emocional, qualidades que lhe renderam o título de continuador da obra espírita de Allan Kardec.


Léon Denis

Saiba mais sobre Léon Denis na Enciclopédia Espírita Online.


EXTRAS DESTA NOVA EDIÇÃO

Como visto na sinopse acima descrita, além da própria série Socialismo e Espiritismo, este lançamento contém um material extra, começando pelos dois artigos do mesmo Léon Denis agora sobre um importante personagem da política francesa de seu tempo: Jean Jaurês, membro do Partido Socialista, mas que se distinguia por defender os valores espirituais. Juarès, aliás, foi assassinado por um partidário fanático, justamente por conta do desacordo entre Jaurès e seu partido acerca de qual posicionamento os socialistas franceses deviam tomar frente à diplomacia internacional, na iminência de mais uma guerra entre nações.

Ao contrário de seus colegas de partido, Jaurès era espiritualista e defendia valores como a paz e a fraternidade entre todas as classes e todas as nações. Não por menos ele é evocado por Denis, para dar seu testemunho espiritual e reforçar os conceitos preconizados pelo Espiritismo, de que Denis fez sua bandeira maior.

— enfatizamos — para melhor contextualizar as questões trabalhadas na obra, esta nova edição vem recheada com notas de rodapé, além de uma apresentação da tradução e um prefácio, sintético e esclarecedor sobre a postura denisiana em face dessa relação controversa apenas para os menos atentos ou os mais pervertidos que pretendem enxertar nosso movimento espírita de apelações materialistas.


IMPORTANTE

Não somos partidários no campo político e fazemos questão de dizer também que, infelizmente, nenhum partido político atual representa minimamente nossas ideias; somos, no entanto, enfáticos em defender os conceitos espirituais — venham estes conceitos ao encontro ou contra este ou aquele partido; defendemos a vida, a justiça e a verdade; rejeitamos tortura, pena de morte, aborto, eutanásia e outros tipos de suicídio, bem como corrupção, fake news e repudiamos quem se utiliza de discurso hipócrita para se promover em nome dos pobres, oprimidos e minorias. Nestas condições, compreendemos a dificuldade de se encontrar representantes a quem devamos confiar o voto nas próximas eleições, sendo nossa melhor opção a "escolha pelo menos pior", e lamentamos que haja tantos eleitores fanáticos na defesa destes ou daqueles nomes e legendas cuja história em geral registra deles muito mais ambição material do que valores ético e morais.


Clique aqui para ler online ou baixar o PDF gratuitamente de Socialismo e Espiritismo de Léon Denis.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

2 comentários:

  1. O livro mostra a ignorância do autor sobre a questão. É um ataque ao socialismo em função do fanatismo religioso, dogmático. Mostra também a ignorância das atuais lideranças do movimento espírita sobre a teoria e a prática de Karl Marx, bem como a ignorância sobre o desenvolvimento do socialismo na Europa após Marx e após a revolução Bolchevista até os dias atuais. Ignora que a Suécia segue várias práticas desenvolvidas pelo ideal socialista. Os espíritas confundem o ideal socialista com a barbárie do regime didatorial estalinista. Agora, infelizmente, a maioria dos seguidores do espiritismo seguem a liderança do Bolsonaro, revelando que a maioria dos espíritas está alienada.

    ResponderExcluir
  2. Livro que mostra o fanatismo da maioria dos seguidores espíritas e suas principais liderança. Ignoram a teoria socialista e confundem o socialismo com o regime ditatorial stalinista.

    ResponderExcluir