terça-feira, 30 de agosto de 2022

Resumo do 17° ENLIHPE, o Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


Marcamos presença no 17° ENLIHPE, o Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, realizado no último final de semana na sede da USE - União das Sociedades Espíritas de São Paulo, na capital paulista; como o próprio nome sugere, o evento tem como foco a apresentação de uma síntese dos trabalhos de pesquisa realizados ao longo do ano pelos membros da Liga. O encontro presencial, aberto e gratuito ao público, reuniu cerca de cinquenta pessoas, mas também foi transmitido ao vivo via internet e pôde alcançar mais gente.

A programação teve inicío com um breve exposição sobre a vida e a obra de Eduardo Carvalho Monteiro, pioneiro do núcleo de pesquisa e historiografia do movimento espírita paulista, embrião do que hoje é o CCDPE-ECM e da própria Liga de Pesquisadores.

Houve também lançamento de livros e uma pequena amostro do acervo histórico do Portal AKOL - Allan Kardec Online, dirigido por Adair Ribeiro Jr.. Entre as peças expostas, manuscritos do Codificador do Espiritismo, documentos originais da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, livros e outras publicações raras. Além disso, a ocasião é um momento de confraternização entre os confrades, especialmente para aqueles que moram distante e muitas vezes só se conhecem virtualmente e compartilham entre si suas pesquisam pela internet.



Acervo do AKOL




Livros lançados durante o evento

Os trabalhos apresentados foram variados, todos de grande interesse para o movimento espírita, abrangendo estudos tanto da área historigráfica, do campo científico, quando de questões doutrinárias, incluíndo aí temas associados à psicologia e à moral.

Julia Nezu, Alexandre da Fonseca Rosana Gaspar

Humberto Schubert, Marco Milani, Jáder dos Reis Sampaio

Marcelo Saad

Tiago Paz, autor da tese de doutorado que virou livro: Chico Xavier e o mundo dos Espíritos

Panorama do público presente

Marco Milani, sua esposa Andrea e confrade Allê de Paula


Adair Ribeiro, Carlos Seth, Luciana Farias e Ery Lopes

Os vídeos do evento também estão disponíveis para todos através do canal da USE-SP no YouTube (veja aqui).


Apenas um detalhe...

Não é diretamente uma crítica, mas um convite à reflexão, aplicável não somente a este evento, mas a todos os eventos espíritas de nosso tempo: nós sentimos falta de uma maior conexão com a espiritualidade, um contato mediúnico mais ostensivo, uma janela aberta para os confrades desencarnados, no sentido de propiciar talvez algumas mensagens de incentivo, de agradecimento à memória evocada (no caso do Dr. Eduardo Carvalho Monteiro, por exemplo, homenageado durante este ENLIHPE), uma opinião de contribuição ou mesmo possível correção e melhoria em favor dos temas ali expostos. Numa palavra, um momento mais experimental, um Espiritismo também com os Espíritos.

É claro que isso demanda uma preparação, como a seleção de médiuns que se prestem à eventualidade de um irmão espiritual desejar se comunicar, sem oraculismo, é óbvio, sem dogmatismo, também sem cobrança (porque nem sempre é possível estabelecer a conexão mediúnica), bem como sem melindres no caso da verificação das mensagens que ocasionalmente venham a ser recebidas.


Essa ausência da parte experimental  ademais, comum em grande parte dos eventos espíritas da atualidade (conforme nossa suposição, já que não fizemos uma levantamente concreto, estatístico e em escala razoável para uma acertiva) — nos faz lembrar, guardadas as devidas proporções, o artigo "Espiritismo sem os Espíritos" publicado por Allan Kardec na Revista Espírita de abril de 1866.

Quem sabe, seja um bom tema para debate, não?

No mais, parabéns a todos os envolvidos no evento.

Informações sobre as obras lançadas nesse evento, ver o site do CCDPE-ECM.

Um comentário:

  1. Ery, antes de mais nada, parabéns pelo trabalho aqui compilado. No meu ponto de vista, hoje já não necessitamos estar constantemente atrelados às comunicações da espiritualidade. Ao contrário do que ocorreu na época de Kardec e no pós-Kardec, hoje não nos preocupamos nem com o nome daqueles que dão mensagens nas comunicações que recebemos nas Casas Espíritas, preocupamo-nos mais com o conteúdo, e nesse sentido penso que é uma pequena evolução. Não há, no entanto, nada que não possamos vir a discutir e analisar os pensamentos de outros membros da Lihpe e dos EnLihpe's. Quem sabe seja porque já participamos de grupo mediúnico bastante ativo e bem orientado no Ccdpe-Ecm e não percebemos essa necessidade. Abs ao Amigo Ery Lopes

    ResponderExcluir