sábado, 10 de dezembro de 2022

Ataque hacker ao Portal Luz Espírita interfere artificialmente no resultado da nossa enquete sobre "O Caso A Gênese"


No dia 08 de dezembro, fomos alertados por um confrade sobre uma mudança significativa no resultado da enquete disponibilizada ao final da página dedicada a O Caso A Gênese. O percentual apresentado para o voto dos adeptos à proposta da adulteração era o maior desde que a enquete foi lançada, significativamente superior ao da última apuração. Ficamos desconfiados de uma possível manipulação nos votos, pois, na semana anterior, havíamos sofrido o ataque de um hacker, em outra página do portal, visando destruir o nosso conteúdo. Investigamos o comportamento anômalo na enquete e trazemos aqui a história completa.


O primeiro ataque foi à página de cadastro de casas espíritas

Nosso portal possui uma página dedicada ao cadastro de casas espíritas (ver aqui). Verificamos que recentemente haviam sido cadastradas uma centena de casas espíritas fantasmas. Como assim fantasmas? É que esses registros, ao invés de conterem informações sobre diferentes instituições, eram rastros de uma tentativa malsucedida de injetar códigos maliciosos para danificar nosso sistema, composto por comandos para apagar todo o nosso banco de dados.


Felizmente, o Portal Luz Espírita está bem estruturado e não sofreu qualquer dano sério. Nossa programação de defesa bloqueou tal ataque e o rastro da tentativa maliciosa permaneceu registrado, permitindo-nos tomar conhecimento do ocorrido. Interpretamos como uma atitude isolada e apenas apagamos os registros indevidos.


A nossa enquete sobre O Caso A Gênese

Em 2020, o assunto mais quente no movimento espírita era a questão da autenticidade da edição revisada do livro A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo de Allan Kardec (download), e a tese de adulterações. Em meio às pesquisas com diferentes posicionamentos a respeito, lançamos uma página especial para narrar O caso A Gênese, em 17 de março de 2020, e nela criamos uma enquete para colher a opinião dos nossos confrades que acompanhavam o desenrolar dos fatos sobre esta polêmica, perguntando-lhes:


A primeira apuração foi feita uma semana após o início da enquete, com 92 votantes, e indicou que 26% destes tinham certeza de que SIM, A Gênese havia sido adulterada e 44% achavam que sim, embora não tivessem certeza. Desde então, com o aumento da quantidade de votantes e o desenrolar de novas pesquisas, o percentual dos adeptos à proposta da adulteração foi gradualmente sendo reduzido até estabilizar neste quadro:



Relembre aqui a evolução desta nossa enquete.


No último dia 8, a quantidade de votantes havia saltado de 538 para 804 e o percentual de respostas para a opção 5 (Tenho certeza de que SIM), havia passado para incríveis 31%, cinco pontos percentuais acima do pico anterior.

Sabendo que não houve divulgação de nenhuma novidade sobre o tema, pelo contrário, após os últimos documentos encontrados, a polêmica caminha para o encerramento, o que teria levado a essa súbita mudança?


O ataque à enquete deixou rastros

Ao consultar nosso banco de dados, constatamos que, nessa investida, o hacker se concentrou em injetar uma rajada de votos na enquete, todos de uma mesma origem – o endereço IP 192.168.15.31. Um número IP é o endereço virtual para um ponto de acesso à uma rede, que pode ser pública, como a Internet, ou privada, dentro de uma empresa ou residência. Acontece que todos os endereços IP iniciados por 192.168 são reservados para uso exclusivo em redes privadas e não funcionam para se conectar à Internet. Sabemos, assim, que esse endereço não representa o verdadeiro IP do hacker e, por meio de um subterfúgio, ele conseguiu plantar esse endereço falso e manipular nosso sistema para aceitar vários votos de uma mesma origem.

Foram injetados 266 votos fake, todos a favor de uma única alternativa: “5: Tenho certeza de que SIM”. Deduzimos que esse é o pensamento do hacker sobre a polêmica ou pelo menos é o pensamento que ele se propôs a artificialmente transformar em majoritário.


O resultado real da enquete foi reestabelecido

Em resposta a essa investida, nós eliminamos os votos fake e a enquete voltou a refletir o resultado correto da opinião popular.


A nosso ver a manipulação do gráfico cria apenas uma ilusão de vitória, pois a hipótese de adulteração de A Gênese continuará sendo uma opinião considerada por 8% das pessoas como provável e que apenas 5% têm certeza. Mesmo no cenário fake, se somarmos os NÃO, obtemos 52%, enquanto os SIM ficam atrás, em 39%.

A percepção das pessoas hoje, segundo a enquete, é a seguinte: a maioria, quase metade dos votantes, tem certeza de que A Gênese foi atualizada por Kardec e um terço, embora não tenha certeza, considera esse cenário como mais provável, num total de 77%.

Se você não está a par da evolução da polêmica, oferecemos a linha do tempo com todos os acontecimentos e os pensamentos divergentes em O Caso A Gênese. Caso deseje se inteirar dos resultados da pesquisa mais recente que apresenta evidências em favor da opinião da maioria, sugerimos a leitura dos artigos que fazem Uma Revisão na história da 5ª edição de A Gênese (Parte I e Parte II) no Jornal de Estudos Espíritas.

Clique aqui para ler online ou fazer o download.


O que essa experiência nos mostrou

Desde sua origem a Doutrina Espírita tem sido alvo de investidas de todos os lados, até mesmo do chamado “fogo amigo” por infiltrados no movimento, muitas vezes mais focados em introduzir ideologias particulares do que mesmo interessados nos propósitos do Espiritismo. Assim vemos descrito no artigo Plano de Campanha, uma das dissertações espíritas da Revista Espírita de agosto de 1867 (download).

Como nossos audientes bem sabem, nosso sistema disponibiliza o resultado de um intenso e dedicado trabalho em prol do estudo, da pesquisa e da divulgação do Espiritismo, bem como promove a confraternização de todos os interessados em nossa amada doutrina. É assim que os usuários podem conferir, por exemplo, os verbetes da Enciclopédia Espírita Online, o acervo da Sala de Leitura, a coleção do Painel da Música Espírita, as indicações da seção Multimídia etc. Esse é o nosso propósito e buscamos cumpri-lo da melhor maneira possível.

Toda experiência vem com um aprendizado. Esta não seria diferente. Refletimos sobre ela partir de nossa consciência e da Doutrina Espírita e reafirmamos o nosso compromisso em servir ao próximo. Não nos cabe, nem é nossa intenção, investigar muito menos punir quem causou os ataques, mas sim registrar o ocorrido. É um evento que faz parte de nossa história e hoje temos a tranquilidade em saber que, se um dia derrubarem nosso Portal, nós o colocamos no ar novamente. Nossos colaboradores estão reforçando o sistema de defesa contra investidas dessa natureza a fim de garantir ainda mais a estabilidade do nosso serviço.

Nosso espaço permanece aberto para o registro de todas as posições sobre os temas que apresentamos, pedimos apenas que a interação com nosso Portal seja feita de forma legítima e respeitosa.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Um comentário:

  1. Só tenho a parabenizar a forma atenta e séria com que este site cuida de suas postagens, como também, por outro lado, lamentar a forma como certos indivíduos inescrupulosos, utilizam de uma ferramenta tão útil e valiosa como a internet, para operar com pensamentos maldosos e expurgantes; mas . vale aqui a máxima do Cristo "ORAI E VIGIAI!" até no meio virtual, temos que estar atentos aos anti-cristos que insistem no caminho da destruição das leis de Deus.

    ResponderExcluir