18 de abril: Dia Nacional do Espiritismo

Há exatos 166 anos, no número 13 da Galeria D'Orleans, dentro do Palais-Royal, um prestigiado centro cultural e comercial de Paris, a Livraria e Editora Dentu fez o lançamento oficial de O Livro dos Espíritos, a primeira obra doutrinária espírita, assinada por Allan Kardec. Esta publicação é considerada então o marco de inauguração do Espiritismo, fazendo com que a data 18 de abril seja toda especial para nós espíritas.

Palais-Royal no século XIX, centro de Paris, França


Galeria d'Orleans,  área nobre do no Palais-Royal

Édouard Dentu, primeiro editor de O Livro dos Espíritos


Edição original: Le Livre des Esprits, de 18 de abril de 1857


Allan Kardec, o codificador do Espiritismo

O lançamento de O Livro dos Espíritos foi um divisor de águas para a História da Humanidade, cujo valor ainda está por ser melhor apreciado. Esta obra monumental é uma síntese da fenomenologia espiritual iniciada com o movimento chamado de Espiritualismo Moderno, que resultou na febre das Mesas Girantes, as sessões de evocação e diálogo mediúnico com as entidades desencarnadas, cujo ápice é a formatação da Doutrina dos Espíritos, ou Espiritismo, cujos fundamentos foram codificados por Allan Kardec, caracterizando assim o cumprimento da Terceira Revelação da lei de Deus, o Consolador prometido por Jesus.

No Brasil, o maior da maior comunidade espírita do mundo (tanto em números absolutos como proporcionalmente falando em relação à população total local), o 18 de abril foi oficialmente instituído o Dia Nacional do Espiritismo, conforme a Lei 14.354/22, publicada no Diário Oficial da União de 31 de maio do ano passado.

Então, na passagem de mais um aniversário do lançamento da obra de estreia da codificação kardequiana e, por conseguinte, da simbólica inauguração de Espiritismo, temos mais uma boa razão para refletir sobre a importância da nossa doutrina para a nossa vida e para o futuro da nossa sociedade, agradecendo ao nosso Pai celestial a oportunidade de conhecer as luzes que os bons mensageiros do além vieram nos trazer.

Baixe agora mesmo e gratuitamente a nova tradução de O Livro dos Espíritos.


Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

A Proclamação da República do Brasil e o Espiritismo

Considerações a partir do Discurso "O espiritismo é uma religião?" de Allan Kardec, por Brutus Abel e Luís Jorge Lira Neto

Necrológio: Isabel Salomão (1924 - 2024)