terça-feira, 23 de maio de 2023

Religião e espiritualidade no mundo - pesquisa IPSOS, 2023

Tomamos nota de um dado interessante, através do portal do jornal Folha de São Paulo, que publicou ontem uma matéria da sua colunista Mônica Bérgamo, com a chamada: "Nove em dez brasileiros dizem acreditar em Deus, mostra pesquisa" (acesso para assinantes da Folha). A fonte desta informação, é a fundação IPSOS, um instituto de pesquisas dedicado a fazer amostragens e estatísticas diversas sobre comportamentos com credibilidade a partir de sua independência, porque todos nós sabemos que muitas pesquisas são encomendadas por entidades diretamente interessadas em determinados resultados e, com isso, nem sempre os dados apresentados têm a confiança do público em geral. A IPSOS é um organização que ainda preserva sua reputação mundo afora.

A pesquisa, neste caso, é denominada Global Religion, edição deste 2023, fazendo exatamente uma varredura em todo o globo terrestre sobre o comportamento das pessoas em relação aos temos relativos à religião e espiritualidade em geral. O  resultado oficial desta campanha está disponível em PDF no link abaixo:

Link para o resultado da Global Religion 2023 - IPSOS

A referida pesquisa aponta que aproximadamente nove em cada dez brasileiros (89%) dizem acreditar em Deus ou em um poder superiorA média global é de 61%. O levantamento foi feito em 26 países, com 19.731 entrevistados, sendo mil no Brasil, entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Com isso, o Brasil aparece no topo do ranking no quesito ao lado da África do Sul (89%) e logo seguido da Colômbia (86%). Por esse levantamento, os países com menor índice de crença em Deus são o Japão (19%), a Coreia do Sul (33%) e a Holanda (40%). 

Os brasileiros também lideram o ranking mundial dos que creem na existência de um paraíso: 79% dos entrevistados no Brasil expressaram essa convicção —mesmo índice do Peru. Na mesma linha, mas na outra extremidade da ideia, 66% dos brasileiros disseram acreditar que há um inferno, índice que colocou o país em segundo lugar na categoria, atrás da Turquia (76%). Os povos que menos compartilham dessa crença sentença eterna: Bélgica (16%), Suécia (21%) e Espanha (22%).

Outro dado muito relevante da pesquisa mostra que a grande maioria dos brasileiros entrevistados (90%) também afirma que acreditar em Deus ou em forças superiores possibilita a superação de crises, como doenças, conflitos e desastres.

76% dos brasileiros disseram que seguem algum tipo de religião, predominando aqui o segmento cristão: 70%.

Um lamentável fato a ser registrado é que nem reencarnação, nem mediunidade nem Espiritismo aparecem em nenhuma parte da pesquisa, o que demonstra a quase insignificância do nosso movimento espírita. Ou seja, nós espíritas não estamos sendo bons semeadores da nossa doutrina, não estamos divulgando o kardecismo e as luzes do Consolador prometido por Jesus. Isso implica que praticamente ninguém no mundo está recebendo uma oportunidade de esclarecimento sobre a natureza espiritual da forma tão bem sistematizada por Allan Kardec. Sem essa oportunidade, como poderemos esperar um mundo de regeneração de que tanto se fala no meio espírita?

O alerta está ligado: temos que fazer mais e melhor. Somos chamados a fazer parte das falanges dos trabalhadores da última hora, da vinha do Senhor, como lemos na mensagem do Espírito de Verdade:

"As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se associam a elas. Nós convidamos vocês, todos vocês, para o divino concerto. Peguem a lira, façam vossas vozes um só som, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo."
O Espírito de Verdade
O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec - 'Prefácio'

E como último comentário, valendo-nos da mensagem supracitada, devemos perceber o imperativo de nos unirmos, em "um só som", somarmos forças no propósito da propaganda espírita, deixando de lado as diferenças, como as tantas controvérsias sobre detalhes doutrinários que têm sido pretexto para polêmicas e embates infrutíferos, focando nos princípios fundamentais que enlaçam os espiritistas.

Como proposta para sua colaboração, pedimos a gentileza de nos ajudar a divulgar um projeto que consideramos da mais alta importância: a PEADE, a Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita (saiba mais aqui), porque é somente estudando regularmente o Espiritismo que a consciência pode realmente absorver esses ensinamentos maravilhosos. E este projeto consagra exatamente essa meta: a plataforma oferece vários cursos com a facilidade dos recursos multimídias (texto, áudio, vídeo etc.) acessíveis a qualquer hora e de qualquer lugar por qualquer dispositivo de navegação da internet. É dinâmico, é prático, é eficiente e, principalmente, é totalmente gratuito.

Em suma, fica o apelo: fazer mais e melhor, em favor da nossa amada Doutrina Espírita, em favor da coletividade humana e de nós mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário