Os animais sob o enfoque espírita
OS ANIMAIS SOB O ENFOQUE ESPÍRITA
Geziel Andrade
O acervo literário do Movimento Espírita enriqueceu-se, em 2011, com o lançamento do livro interessante e muito bem elaborado intitulado “O Evangelho dos Animais”.
A autoria desse livro é da médium Sandra Denise Calado e da psicografia da Equipe Espiritual da ASSEAMA: Associação Espírita Amigos dos Animais, com sede em São Paulo-SP, (www.asseama.com.br).
Trata-se de um estudo aprofundado das questões complexas que envolvem a existência da alma nos animais, a sua sobrevivência à morte do corpo material e o seu destino determinado por Deus.
O trabalho extenso foi elaborado de forma habilidosa, propiciando ao leitor momentos agradáveis e instrutivos de leitura, bem como reflexões sérias acerca das criaturas no contexto amplo da grandeza, justiça e obra do Criador.
O livro tem base sólida na análise detalhada que efetua dos princípios e ensinamentos contidos nas obras de Allan Kardec, Léon Denis e em alguns livros dos Espíritos Emmanuel, André Luiz e Joanna de Ângelis, dentre outros.
O estudo aborda com muita propriedade, através de diálogos didáticos e instrutivos mantidos entre os personagens do enredo, assuntos interessantes e complexos, com o fim de ressaltar as soluções espíritas para as questões intrincadas relativas à espiritualidade dos animais e as suas características e capacidades, envolvendo principalmente sentimentos, emoções, comportamentos inteligentes, controle dos instintos, capacidade de aprendizado, possibilidade de comunicação e relacionamento através de sons, sinais e linguagem rudimentares, certo discernimento e certa vontade, tomada de decisão simples e liberdade de escolha e ação.
O livro abre a nossa consciência para a razão da existência, a imortalidade e a estrada evolutiva que a alma do animal está percorrendo para alcançar a humanidade num futuro bem distante.
Em função disso, conscientiza-nos a auxiliar a alma dos animais em sua jornada evolutiva, ao dedicarmos-lhes respeito, entendimento, amparo, compaixão, benevolência, trabalhos educativos e, sobretudo, amor.
O livro levanta ainda alguns temas relevantes com enorme perspicácia e bom senso, permitindo-nos assumir posições claras sobre:
• As faculdades existentes na alma imortal dos animais;
• A importância do combate severo à caça, aprisionamento, crueldade, maltrato, abandono, experimentos dolorosos, extermínio e matança;
• A melhoria nas relações com os seres primitivos da Natureza com a prática da responsabilidade, piedade e bondade;
• O emprego digno e respeitoso dos animais superiores nas atividades humanas, propiciando-lhes aprendizado e evolução;
• O acesso mais fácil aos recursos da medicina veterinária para curar as doenças, socorrer, proteger e aliviar as dores e os sofrimentos;
• As opções de alimentação com a dieta carnívora ou a dieta a base de vegetais, dentro das teorias do carnivorismo ou do vegetarianismo.
• A dedicação dos bons Espíritos para com as almas dos animais quando encarnam, suportam a experiência carnal e desencarnam;
• Os renascimentos sucessivos das almas das criaturas primitivas criadas por Deus, para que o princípio inteligente se aprimore e evolua, até que sofra a transformação que o torna Espírito e entre no período da humanidade, deixando para trás a fase da animalidade.
Enfim, o livro é muito importante e exige uma leitura atenta e raciocinada, para que as contribuições prestadas sejam bem avaliadas e assimiladas em seu objetivo de aprofundar e aclarar os princípios do Espiritismo a respeito da dinâmica que envolve a vida imortal e a evolução da alma dos animais.
Sem qualquer dúvida, a leitura desse livro eleva o estado de nossa consciência acerca da espiritualidade nos animais, nos permitindo melhorar as condutas perante essas criaturas de Deus que estão ainda percorrendo os estágios da infância espiritual.
Comentários
Postar um comentário