quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Programação especial para o Carnaval


A Fraternidade Luz Espírita preparou uma série de dicas para você e sua família montarem sua programação especial para este final de semana prolongado, em comemoração ao Carnaval. Confira:

Sábado, 1 de março

Piquenique - diversão garantida para a família ou passeio de amigos (bons amigos, claro) é um belo piquenique, ao ar livre (quem sabe numa área verde).
Permita-se nesse dia (extraordinariamente nesse dia) uma dieta menos rigorosa e "mais divertida".
Passe antes numa livraria e pegue um livro de contos (histórias rápidas e divertidas) e ensaie com a turma um teatro amador em cima desses contos.
Deixe a moleza de lado e aproveite o dia para praticar atividades físicas, por exemplo, uma dança aeróbica ou esportes que exijam do corpo (mas atenção para não forçar demais os seus limites).

Domingo, 2 de março

Evangelho no Lar Online - vale a pena começar bem o dia, ouvindo em família o programa Evangelho no Lar Online, às 10h, pela Rádio Luz Espírita.
Conferência - especialmente entre os mais jovens, bem como entre os desinformados, o tema do feriado pode ensejar curiosidades, o que permite cair bem uma boa conferência sobre os festejos carnavalescos, onde pode ser feita uma rápida busca online sobre a origem e desenvolvimento do Carnaval, afim de que se construa uma ideia racional sobre os usos e abusos dessas festanças.
Confira aqui algumas fontes interessantes para reflexão em grupo:

Segunda, 3 de março

Folia - a propaganda do Carnaval (fruto de um marketing consumista) é, sem dúvidas, atrativa e sempre motiva as pessoas em comum à folia. Pois bem, que tal uma "boa folia"? Afinal, dança é alegria e irradiação de energias (sem contar o bem que faz para o corpo físico e para a leveza da alma, claro). Então, a dica é uma festa dançante, animada e colorida. Convide parentes e amigos mais próximos e promova um baile de carnaval. Selecione cuidadosamente as músicas (não hesite em censurar as de letras insinuantes), decore o espaço com muitas cores e prepare as guloseimas. Em tempos de verão, frutas e sorvetes caem bem. Obviamente, nada de bebidas alcoolizadas. Quem sabe, pode-se combinar o uso de máscaras ou fantasias.
Antigas marchinhas de carnaval e músicas infantis formam a trilha sonora mais apropriada. Há na internet, inclusive, marchinhas com mensagens religiosas.
Outra boa dica é um show de palhaços; toda família tem um mais apalhaçado que os outros, não é mesmo? Então, basta só uma pequena preparação e o espetáculo fica pronto. Há vários roteiros disponíveis na internet, mas nada de piadas inconvenientes. Quem sabe, uma imitação de programas consagrados (Chaves, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Turma da Mônica, etc.).
Vai ver, numa dessas, um grande humorista se revela na família).
Irradiação Fraterna Online - aproveitando o bem-estar familiar, vale a pena participar do programa Irradiação Fraterna Online, transmitido pela Rádio Luz Espírita às 21h, enviando vibrações caridosas, em dedicação especial aos foliões que, movidos pelo incentivo apelador do carnaval, demandam-se nas mais triviais passarelas.

Terça, 4 de março

Sala de estar - Finalzinho de feriadão e preparação para as atividades normais, um momento caseiro é sempre bem-vindo. Quem sabe um cardápio diferente, inclusive com a participação das crianças na cozinha.
Uma boa pedida também é um filme mais divertido (junto com as crianças) ou mais filosófico (para os mais crescidinhos).
No primeiro caso, o desenho animado "Meu malvado favorito" pode servir como boa ilustração para as crianças pensarem melhor sobre as consequências de se fazer o bem e o mal.

Para os maiorezinhos, "Ensaio sobre a Cegueira" é uma excelente oportunidade para uma reflexão sobre a luta entre as virtudes e vicissitudes humanas.

Depois, compartilhe conosco como foi sua experiência de Carnaval em acordo com nossas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário