Calendário Histórico Espírita: Aniversário de lançamento do jornal espírita "O Clarim"


Em 15 de agosto 1905, portanto há 112 anos, foi lançada a primeira edição de "O Clarim", conceituado jornal espírita, idealizado pelo memorável divulgador espírita Cairbar Schutel.

Primeira edição de O Clarim

O jornal começou modesto, pequeno e com pouca tiragem. Porém, especialmente pelo excelente conteúdo, pouco a pouco ganhava robustez, alcançando um público maior até transformar-se num dos periódicos espíritas mais conceituados do mundo, chegando a ter uma tiragem de 10 mil exemplares. Na composição dos seus artigos, O Clarim recebeu contribuição direta de grandes ativistas espíritas do Brasil e do mundo.

Conheça mais sobre Cairbar Schutel, o fundador de O Clarim, na Enciclopédia Espírita Online.

Cairbar Schutel

Mesmo após o desenlace de seu editor pioneiro, em 1938, O Clarim continuou divulgando o Espiritismo ininterruptamente e permanece até os dias atuais sendo editado pela Editora O Clarim.

Visite o site oficial O Clarim

E a boa notícia é que a riqueza histórica e doutrinária de todas as edições deste fantástico periódico está preservada. O CCDPE - Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita tem arquivada toda a coleção de O Clarim e já está mobilizando recursos técnicos e mão de obra para digitalizar todo esse conteúdo e disponibilizá-lo na internet. O CCDPE fica em São Paulo, Capital e seu site oficial é visitável por este link: www.ccdpe.org.br. E nós, do Portal Luz Espírita, acompanharemos de perto essa novidade e manteremos a todos os nossos amigos informados.

Veja mais datas e eventos importantes para o Espiritismo na página Calendário Histórico Espírita.

Comentários

  1. Parabéns por tão nobre iniciativa. Nós espíritas aguardamos com muito interesse a conclusão desse formidável evento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

ALLAN KARDEC COLEGA DE KARL MARX?

Retrospectiva Espírita 2025

Nos bastidores do Programa Evangelho no Lar Online

Retrospectiva Espírita 2020

Vem aí: PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita