quinta-feira, 23 de maio de 2019

Kardec no cinema: "Quando você percebe que o filme tocou a Alma dos ateus/materialistas!?..." por Nuno Emanuel


O filme Kardec - a história por trás do nome continua em cartaz nos principais cinemas no Brasil depois de uma estreia muito bem sucedida. Segundo site da revista Veja, a arrecadação ultrapassou a marca dos 4 milhões, o que é uma marca surpreendente para uma produção nacional. E não nos cansamos de instigar todos os confrades a comparecem às salas de cinemas, assistirem ao filme e prestigiarem a produção.

Nós fizemos uma resenha sobre o filme (ver aqui), mas como a publicamos antes da estreia nos cinemas, cuidamos para não dar spoiler. Por essa razão, não tratamos de detalhes, especialmente no que tange aos fatos históricos (conforme sabemos, mediante as fontes hoje disponíveis que compõem a biografia do codificador espírita) e o que é "licença artística" do roteiro. Já circula por aí muitas críticas sobre essas questões, mas, de nossa parte, vamos esperar um pouco mais para tratarmos pontualmente desses detalhes.

Contudo, das opiniões colhidas na internet, julgamos interessante esta, que compartilhamos com todos:


Quando você percebe que o filme tocou a Alma dos ateus/materialistas!?...

Antes de me sentar na cadeira da sala disse a quem me acompanhava: "Interessa-me mais a OPINIÃO dos NÃO-ESPÍRITAS do que a dos espíritas." Não desvalorizando as nossas, que também vão dos extremos: desde a indicação ao ÓSCAR até às CRÍTICAS MICROSCÓPICAS à LICENÇA POÉTICA do argumento. O filme não pretende ser um documentário. A produção do filme sabia a biografia de Kardec e dos seus contemporâneos, como nós até há um ano atrás, antes das primeiras filmagens.

Imagine-se se a produção tivesse tido acesso aos 1000 DOCUMENTOS INÉDITOS de KARDEC antes do início das filmagens? Infelizmente para a História do Espiritismo e do cinema, o acervo que Canuto Abreu resgatou não estava na época nas mãos da FEAL ... Mas o material vai ser PARTILHADO e PUBLICADO na íntegra para todos, como KARDEC SEMPRE QUIS!

Kardec afirma que esta correspondência faz parte da DOUTRINA ESPÍRITA e da sua HISTÓRIA. O verdadeiro Kardec é ainda mais HUMANO do que Wagner de Assis intuiu e conseguiu que vislumbrássemos. Como diz Paulo Henrique de Figueiredo "As Cartas de Kardec vão MUDAR TODA A SUA BIOGRAFIA!" https://www.youtube.com/watch?v=P6klNggsSJg.

Além disso, nós últimos meses descobriram-se NOVOS FATOS nos ARQUIVOS de PARIS e da FRANÇA (disponibilizados para consulta ao público na internet) sobretudo sobre as médiuns que acompanharam Kardec.

A MAGIA do cinema passa por METÁFORAS. No início do filme, o Profº Rivail convida-nos CRIANÇAS ESPIRITUAIS que somos, a libertarmo-nos dos LIVROS e seguirmos a nossa INTUIÇÃO. Quando o casal Kardec observa as estrelas pelo TELESCÓPIO, Amélie faz um APELO POÉTICO ao seu esposo. Os espectadores que decidem acompanhá-los NESSA VIAGEM sem preconceitos USUFRUEM mais dela.

A meio do filme lembrei-me de um OUTRO PROFESSOR, um Mestre querido amigo meu: "Vendo aqui acho que ele vai entender melhor o método cientifico utilizado por Kardec". 
No final do filme recebo este watsapp dele dirigido para todos os seus alunos. "ASSISTAM Kardec. Vale pela PRODUÇÃO, pela HISTÓRIA e pelo ESPIRITISMO EM SI"

Estou a falar de uma das pessoas mais CULTAS que conheço, com muitas vivências em diversas áreas científicas, sociais, filosoficas e religiosas. Considera-se ATEU (cético/materialista) mas é bem mais espiritualizado que maioria dos religiosos que conheço. Carismático, com INTELIGÊNCIA EMOCIONAL notável e espírito de LIDERANÇA. Um currículo acadêmico impressionante que nunca lhe tirou a HUMILDADE.

Soa-vos familiar?...
Parafraseando Kardec: "O Espiritismo não veio para combater as outras crenças, veio para COMBATER O MATERIALISMO que é a grande chaga moral da Humanidade"

Tendo em conta todo este contexto de muitas PESQUISAS NOVAS que trarão muito MAIS FATOS, permitam-nos o apelo para se pensar em KARDEC 2!

As TRAIÇÕES MAQUIAVÉLICAS e as TRAMAS urdidas contra Kardec e sua esposa pelos seus companheiros da SPEE (Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas) ULTRAPASSAM qualquer LIBERDADE POÉTICA.

O que LEYMARIE & ROUSTAING fizeram ao Espiritismo na França é uma história real da LUTA das TREVAS CONTRA a LUZ. Mais provas serão juntadas em breve a estes processos de ADULTERAÇÃO do CRISTIANISMO Redivivo.

"Kardec, a história POR TRÁS do nome" demonstra a TRANSFORMAÇÃO de um ser humano que muda a humanidade. Naturalmente que o filme olha muito para fora do movimento espírita (ME). Mas tem que haver um momento que temos de OLHAR BEM para DENTRO de NÓS no ME e o que estamos fazendo com a MENSAGEM ESPÍRITA CRISTÁ...

"Kardec, a história DEPOIS do nome" - 2ª parte do filme seria uma LIÇÃO para o presente e para o futuro, porque o MOVIMENTO ESPÍRITA INSTITUCIONALIZADO (MEI) continua repetindo o mesmo tipo de ERROS GRAVES do séc.19 e que fizemos em outras religiões durante séculos.

Para que aqui no Brasil e na Terra, NÃO assistamos ao FINAL TRÁGICO da França, os espíritas de hoje têm que ter uma qualidade: a CORAGEM de KARDEC!... Perante o “VATICANO do MEI” que continuará com os seus AUTOS DE FÉ, inclusivé não apoiando um novo filme. Problema não são as federativas, mas os LOBBIE$ da ELITE que as controlam.

A REVOLUÇÃO MORAL que JESUS e o ESPÍRITO DA VERDADE preconizam têm que encontrar RESSONÂNCIA em cada UM de nós ESPÍRITAS. Se formos AGENTES, CÚMPLICES e/ou OMISSOS das atuais PRÁTICAS ESTRANHAS ao ESPIRITISMO, perderemos mais um FILME das NOSSAS VIDAS e o ME como o conhecemos passará à História...

Nuno Emanuel
SP 22 de maio, 2019

Fonte: Facebook

3 comentários:

  1. Naturalmente, que sim... Eu fui um dos que falou em Oscar, tentando assim arrastar público aos cinemas. Mas não sou tolo. Sei que o filme tem lá seus defeitos. Mas eles somem diante da grandeza da mensagem que ele traz... E Isso é o que importa: o filme é um tiro às bases do materialismo, que por tabela combate o suicídio, a violência, incluindo o aborto, um crime hediondo...
    Sim... Defendo o filme e não estranhei que Kardec tivesse sido preso. Recentemente recebemos no Brasil o francês Charles Kempf, e ele trazia descobertas recentes sobre a biografia de Kardec, extraídas das "Cartas de Kardec a Amélie"... E ele já nos apontava que Kardec fora sim preso uma vez e correra risco de sê-lo uma segunda vez, em 1863. Só não ocorreu porque estava em viagem a Sainte Adresse, norte da França, recuperando a saúde a beira-mar. Por meio de Charles, soubemos também muito mais sobre a família de L. H. D. Rivail... como por exemplo sobre os irmãos que teve e sobre o desaparecimento do seu pai, por longos anos. Então, preparemo-nos para saber muito mais sobre o Mestre de Lião.

    ResponderExcluir
  2. Equivoquei-me nas iniciais do nome de Rivail... H.L.D. Rivail. E acrescento, agora olhando para dentro do Movimento Espírita. Uma amiga levantou a bandeira contra o "elitismo" do ME. Cobrança de ingressos para eventos doutrinários. E confirmei por mim mesmo ao ver a propaganda de um seminário no interior paulista. E lamento ainda o que falou um confrade: não vou ao cinema. Vou esperar o filme chegar na TV paga, da qual sou assinante. Lamentei muito... Ele se esquece que tem mais de 60 anos. Pode entrar na faixa... O que esperava dele era: "Vamos prestigiar o filme. Levarei minha filha, meu genro, minha neta..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos contigo, Rubens: o filme é um tributo ao Espiritismo e não nos custa imaginar ter sido inspirado pela espiritualidade superior, fazendo frente a imensidão de futilidades que toma conta da mídia de nosso tempo. Fazemos propagando desta produção e pedimos que todos os nossos confrades o façam também. Fraternal abraço da Equipe Luz Espírita.

      Excluir