quarta-feira, 15 de maio de 2019

Livro "Viagem da imaginação ao espírito", de Daniel Macedo


Recebemos de um confrade e assíduo internauta do Portal Luz Espírita a composição de sua primeira obra literária, que ele gentilmente disponibiliza para livre download e a qual aqui compartilhamos o link.

Falamos do livro "Viagem da imaginação ao espírito", de Daniel Macedo, cujos dados biográficos copiamos do referido livro: "nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 1945. Estudou projetos de máquinas e contabilidade no nível médio e informática e matemática superior na Faculdade de Filosofia da Fundação Santo André. Posteriormente estudou publicidade e marketing e fez carreira na área comercial, na qual se tornou executivo. Sua experiência como escritor e editor se deu na maturidade quando escreveu e publicou um Dicionário de Marketing, desenvolveu cursos para o SEBRAE e editou livros didáticos na Editora Ática. A Viagem da Imaginação ao Espírito é o primeiro livro não didático que publica".

Já publicamos uma contribuição dele para nosso portal através do artigo "O Espiritismo na vida real", de agosto de 2018 (veja aqui).


Como o próprio autor relata na Introdução de sua obra, trata-se de "uma exploração intelectual audaciosa sobre a espiritualidade. Audaciosa porque abordo questões delicadas sob o ângulo religioso, o qual deita soberanamente o seu véu por sobre a temática espiritual e a enclausura." Questões delicadas e  algumas deveras polêmicas, a começar pelas hipóteses levantas sobre, por exemplo, a "mortalidade do Espírito", "interligação entre almas" e a "procriação espiritual, inclusive por via sexual". Também opina sobre clássicos embates do meio espírita, a exemplo da velha questão do Espiritismo ser ou não uma religião.

É, sem dúvidas, uma obra abrangente e o autor é muito honesto, já desde o título, em deixar evidente que o material empregado é sua imaginação, até porque "somente podemos imaginar como seja a vida extrafísica" diz o prefácio assinado por Valdevino de Castro. Isso consagra o livre direito de qualquer um especular intelectualmente o plano dos Espírito como o faz Daniel Macedo.

Daniel Macedo

Ainda que numa primeira leitura anotemos ideias prontamente divergentes de nossas concepções, expomos aqui a obra para a reflexão de todos e, quem sabe, das polêmicas proposições aventadas, não colheremos uma positiva síntese depois de respeitoso debate de vistas. Para tanto, é necessário que se aprecie o trabalho oferecido sem preconceitos ou má vontade.

Nós acompanharemos a repercussão do livro e convidamos a todos para essa saudável troca de ideias.

Baixar o livro "Viagem da imaginação ao espírito" de Daniel Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário