sexta-feira, 24 de maio de 2019

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: "Irmãs Baudin"


Com o sucesso do filme Kardec: a história por trás do nome, de Wagner de Assis, aumenta o interesse de se conhecer melhor a historiografia espírita, especialmente os bastidores do trabalho de Allan Kardec na codificação do Espiritismo. E presente nesse história estão duas personagens das mais importantes: as "irmãs Baudin" (Baudin se lê "bôdãn"), que agora estão listadas nos verbetes da nossa Enciclopédia Espírita Online.

E é importante que se diga que os dados biográficos que ora são oferecidos, baseados em fontes oficiais, conforme recentes pesquisas, corrigem alguns equívocos acerca das duas médiuns em foco: Caroline Baudin e sua irmã caçula, conhecida por muitos (inclusive assim denominada no filme de Wagner de Assis) como Julie Baudin, mas que, na verdade, chama-se Pélagie Baudin.

Vejamos a sinopse do novo verbete:

As irmãs Baudin, Caroline e Pélagie, são lembradas pelo Movimento Espírita por terem sido as primeiras médiuns das quais Allan Kardec se serviu na sua pesquisa acerca dos fenômenos espirituais. Foi frequentando as sessões mediúnicas semanais realizadas na residência da família Baudin que o codificador espírita iniciou seriamente sua pesquisa psíquica, o que resultou na codificação do Espiritismo. As sessões duraram entre 1855 e 1857, quando cada qual, após contrair matrimônio, foi morar em lugar diferente do restante da família.

Então não deixe de conferir mais esse importante capítulo da História da codificação espírita.

Acesse agora mesmo o verbete "Irmãs Baudin".

Nenhum comentário:

Postar um comentário