terça-feira, 5 de julho de 2022

Divaldo Franco e a comenda da Ordem de Rio Branco entregue por Bolsonaro

Temos acompanhado principalmente pelas redes sociais uma enxurrada de críticas, algumas das quais muito carregadas de palavras de ódio, contra o médium Divaldo Pereira Franco, por conta de um acontecimento no último dia 2, quando o espírita teve recebeu nas dependências da instituição de caridade Mansão do Caminho, na cidade de Salvador - Bahia, a visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que, na ocasião, lhe entregou a medalha que simboliza a Comenda da "Ordem de Rio Branco". A causa da revolta de tantos confrades se dá, dentre outros pretextos, por conta da corrida eleitoral deste ano à presidência do país; a exposição de Divaldo ao lado de um candidato a reeleição provocou choque e forte reação em parte do meio espírita. Além do que, o título honorífico concedido a Divaldo incomoda a muitos, que vê nisso personalismo, ou seja, promoção pessoal do médium e orador kardecista. Nós fomos apurar os detalhes dessa história e aqui apresentamos nosso posicionamento, que é, em suma, o de apoio a Divaldo Franco e profunda tristeza em relação à campanha difamatória e odiosa que se faz contra ele.

A Comenda da Ordem de Rio Branco é destinada a homenagear aqueles que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Pode ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras. Neste ponto, a obra social realizada por Divaldo na Mansão do Caminho — não de cunho assistencialista, mas de assistência social verdadeira, acompanhada da formação de caráter e de instrução espírita — é digna desta condecoração, razão pela qual não se pode questionar a oferta governamental.

Comenda da Ordem de Rio Branco - Wikipédia

A questão do personalismo nos parece originar mais da inveja da parte daqueles que pouco têm produzido nesta encarnação, senão criticar e criticar, do que mesmo por zelo à doutrina. Além do mais, não temos visto Divaldo fazer significativo uso particular dos títulos recebidos, tal como também não o fez Chico Xavier — tantas vezes agraciado, igualmente com mérito.

Sobre o suposto "oportunismo" do encontro entre o espírita e o excelentíssimo presidente da República, o próprio Divaldo explica no vídeo a seguir, pelo qual explica que esta condecoração não é do momento, nem partiu do candidato à reeleição, e nós damos crédito às suas palavras, pelo que consideramos perfeitamente justo não desprezar o ato cívico, que de alguma forma coloca o Espiritismo em evidência — uma vez que o que os espíritas produzem pouco promovem nossa doutrina, infelizmente. E isto muito em função de estarmos entretidos com disputas internas, ao invés de nos unirmos na divulgação dos nossos valores doutrinários.

Com efeito, não identificamos nenhum oportunismo pessoal e tampouco direcionamento político da parte do nosso confrade espírita nesta visita presidencial e na cerimônia de homenagem ao benfeitor brasileiro Divaldo Pereira Franco. Mesmo porque, o percentual de espíritas no colégio eleitoral é tão ínfimo que não assusta ninguém. O pretexto das disputas políticas não dá o direito de ninguém cobrar do homenageado uma posição indelicada frente a quem quer que fosse. Faz bem lembrarmos que, segundo certas fontes, Allan Kardec tinha relações com o imperador francês de sua época, Napoleão III — um tirano da mais baixa qualidade, conforme opiniões sérias com a de Victor Hugo.

O respeito institucional é um preceito valoroso, conquanto raramente — para não dizer "nunca" — as pessoas empossadas de tais cargos possam se considerar meritórias. Nós, que somos apartidários, respeitamos os cargos públicos, apesar dos ocupantes, independentemente das siglas partidárias que os sustentam no momento. Já publiciamos aqui, por exemplo, um encontro do então presidente da Federação Espírita Brasileira, Nestor João Masotti, com a então presidente do Brasil, Dilma Russeff (veja aqui), sem com isso destoarmos de nosso preceito de imparcialidade partidária.

Então, para aqueles que tenham disposição para ouvir a parte interessada — condição imprescindível para uma crítica justa — segue as explicações de nosso irmão Divaldo Franco, em sua palestra dominical na Mansão do Caminho.

No mais, prestamos nossa solidariedade a Divaldo Franco e lhe votamos grande admiração por sua obra — o que não implica reputá-lo infalível; cada qual tem suas idiossincrasias. Mas a bem da verdade, a somatória da sua contribuição para a Doutrina Espírita eclipsa — e muito — certos pontos de vistas de sua parte sujeitos a controvérsias.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

5 comentários:

  1. Prezados confrades da Luz Espírita
    Li com muita atenção o excelente artigo dos estimados confrades, no que diz respeito a comenda muito merecida ao nosso abençoado Divaldo.
    O que me deixa surprese e inquieto, é a atitude do presidente, que de improviso e sem avisar a ninguém, compareceu à Mansão do Caminho para homenagear Divaldo.
    Não resta dúvida que se trata de gesto eleitoreiro, tal como ele faz com os irmãos de outros credos religiosos,com o objetivo de angariar votos do eleitorado espírita.
    Fraternalmente.
    Ruy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você no que diz respeito ao presidente Bolsonaro, oportunista como sempre. Com relação â Divaldo, sim, ele é mesmo merecedor deste título e de todos que chegarem até ele. Moro em Salvador e atesto que ele sim, é um verdadeiro cristão e obreiro de Jesus.
      Não me referindo expressamente a Divaldo, mas creio que quanto a defender Bolsonaro, acho que uma pessoa que é preconceituosa, racista e a favor de tortura e torturadores, não só não merece defesa como também não é CRISTÃO, sei que não sou dona da verdade e não tenho direito de julgar ninguém.
      Sei que o espaço aqui não é para falar de política, sendo assim, termino o meu comentário e aproveito para reiterar o meu apoio à Divaldo com relação ao merecimento do título e tantos outros que ele receba, independente de quem fará a entrega.
      Abraços fraternos e peço desculpas se por algum motivo tenha ofendido alguem! Paz, luz e harmonia para todos!

      Excluir
  2. Amados espíritas, paz em cristo ! Sobre a Comenda ao querido Divaldo Franco, tenho a dizer que foi muito merecida esta homenagem ao médium de Jesus. Quanto às pessoas que tem vocação para tão somente criticar os outros, prestem atenção. . .Algumas críticas não têm fundamento. Com elas, as pessoas só visam te desmotivar de continuar buscando seu progresso. As pessoas só criticam as outras para ocupar o tempo e não olhar para seus próprios defeitos. Quanto mais criticamos, menos sentimentos bons temos para compartilhar.
    Por outro lado pergunto aos amados críticos onde está a fraternidade, a solidariedade . . . Quanto ao ilustre Presidente da República Jair Bolsonaro, não vejo pecado algum em não dar publicidade e tampouco fazer estardalhaço pelo evento da entrega da Comenda ao senhor Divaldo Franco. Aliás, foi com total ausência de holofotes.

    ResponderExcluir
  3. Nós nos isentamos de julgar nomes políticos aqui, mas independetemente da conduta política e pessoal deles, damos o valor devido ao cargo. Quando nos achamos na obrigação de dar notícia de algum evento que diga respeito ao Espiritismo e a esse evento está ligado uma autoridade políitca, nós o fazemos sem fazer qualquer politicagem (nem apologia nem desdém partidário), de modo que ao citarmos, por exemplo, um "Presidente da República", "Governador de um Estado", "Senador", "Prefeito" ou qualquer outro, estamos falando do cargo, que poderia estar sendo ocupado por um João, Maria, José, Josefa etc. Na ocisão, foi Jair Bolsonaro, como outrora citamos Dilma Russeff e assim por diante. Entendemos então que o evento mencionado era de relevância e então o fizemos mencionando o atual presidente, ratificando aqui nossa consideração especial pelo nosso nobre confrade Divaldo Franco.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, creio Divaldo ser merecedor desta homenagem, se é com fins eleitoreiros ou não, não importa. O que importa é que esse espírito Divaldo, teve mais um reconhecimento público, mostrando as brasileiros e quiçá ao mundo que o Espiritismo neste gigante Brasil, está vivo e atuante. É propaganda positiva. Não é positivo essas críticas políticas. Não podemos misturar as coisas. Isso só mostra de como o Espiritismo está cheio de politicagem. O que é uma pena.

    ResponderExcluir