quinta-feira, 7 de julho de 2022

Lançamento: "Ectoplasmia e Clarividência" de Gustave Geley


Temos mais novidade na nossa Sala de Leitura, mais um clássico da literatura espírita internacional: Ectoplasmia e Clarividência de Gustave Geley, uma grande obra que apresenta uma síntese consistente de uma longa carreira de pesquisas científicas acerca dos fenômenos espirituais e, com isso, ressaltando o elemento principal da ciência espírita: as manifestações mediunímicas.

Dr. Gustave Geley

Gustave Geley (1865-1924) foi um renomado médico psiquiatra francês, formado pela Faculdade de Lyon e profissionalmente ativo como clinicou até 1918. Interessando-se pelos fenômenos paranormais, realizou muitos estudos que ficaram registrados em anais científicos da época. Destacaram-se as investigações com a médium de efeitos físicos Eva Carriére em 1916. Pouco depois, a convite de Jean Meyer, em 1919 abandonou a prática médica e passou a dedicar-se integralmente às pesquisas metapsíquicas, tornando-se o primeiro presidente do Instituto de Metapsíquica Internacional - I.M.I., onde obteve novos fenômenos com o médium polonês de materializações Franek Kluski. Com este, o Dr. Geley obteve moldes em parafina de mãos e braços de Espíritos materializados, ainda hoje em exposição no IMI em Paris. Em 1920 fundou o Bulletin de IMI, mais tarde Revue Metapsychiquee (Revista Metapsíquica) onde divulgou grande parte das suas pesquisas e experimentos acerca da ideoplastia, clarividência, telepatia, correspondência cruzada, entre outros. Em 1922 e 1923 acompanhou um novo ciclo de sessões de ectoplasmia, com o médium Jean Guzik, do que resultou o documento chamado de "Manifesto dos 34", assinado por eminentes homens de ciência, médicos, escritores e peritos da polícia. Faleceu em um acidente de avião, aos 56 anos de idade, quando regressava a Paris, após haver assistido, em Varsóvia, a várias sessões com Franek Kluski. Retirado dos destroços, ainda segurava a valise que continha fragmentos de moldes em parafina obtidos nas sessões.

Justamente em Ectoplasmia e Clarividência, que ora ofertamos aos nossos confrades e demais estudiosos interessados na fenomenologia mediúnica, temos uma das aclamadas obras do Dr. Geley que justificam a seriedade com que ele tratou a questão, valorizando assim o movimento espírita.

Nesta obra, atas, anotações e fotografias colhidas em várias sessões, com a colaboração de diversos médiuns, sob a atenta inspeção de vários cientistas de renome.

Esta é uma edição trabalhada em conjunto pelo site Autores Espíritas Clássicos e Luz Espírita, contando com a gentileza dos voluntários: Tereza de Espanha, tradução; Wanderlei dos Santos e Ery Lopes, revisão; Alexandre R. Distefanoformatação; e prefácio de Antonio César Perri de Carvalho.

Clique aqui para ler online ou fazer o download gratuito do PDF de Ectoplasmia e Clarividência de Gustave Geley.


Nenhum comentário:

Postar um comentário