quarta-feira, 16 de novembro de 2022

"Fantasma" num hospital da Argentina

Uma notícia curiosa correu o mundo nesta quarta-feira: um "fantasma" teria sido visto num hospital argentino por um guarda que estava de plantão no último sábado (12 deste novembro).

Uma unidade de saúde argentina registrou em vídeo uma cena inusitada de um de seus funcionários, que deixou os usuários de redes sociais intrigados: ele estaria conversando com um fantasma? Com o espírito de uma paciente que morreu apenas três horas antes da cena? O episódio aconteceu no Sanatório Finochietto, em Buenos Aires, na Argentina, naquele final de semana. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais e foram parar na imprensa local, em veículos como o Clarín.

Segundo o jornal, o guarda da unidade de saúde se levantou de uma cadeira ao perceber que a porta principal havia sido aberta, por volta das 3h da manhã. Em seguida, pegou uma prancheta e começou a interagir com algo que não aparece nas imagens. Na gravação, o funcionário parece estar conversando naturalmente, colhendo dados e liberando a passagem para a área de atendimento. Ele ainda pega uma cadeira de rodas e oferece para o ser desconhecido.

Segundo o jornal, o homem, cuja identidade não foi revelada, trabalha para uma empresa de segurança contratada pelo hospital e afirmou que viu uma idosa corpulenta entrar pela porta do sanatório. Ela teria se aproximado e pedido para ir ao quarto 915, no 9º andar do edifício, pois havia esquecido um item de valor lá. Não fica claro no Clarín para quem ele teria feito essas afirmações. Após atender a suposta visitante, o vigilante ficou preocupado, já que fazia muito tempo que ela não voltava do quarto. Então, ele resolveu acionar outros colegas para ajudá-lo a procurar a senhora. No entanto, o homem ficou assustado quando os outros guardas revelaram a ele que ninguém havia chegado ao 9° andar.

Os guardas foram checar as câmeras de segurança e não identificaram nenhuma mulher idosa no hall de entrada. Em seguida, ao conferirem os dados da mulher, preenchidos em uma ficha pelo guarda em questão, perceberam que as informações correspondiam com as de uma idosa que havia morrido no quarto 915, três horas antes da suposta aparição do espírito.

Investigações: 'piada de mau gosto?'

O diretor de relações públicas do hospital, Guillermo Capuya, explicou ao Clarín que o caso está sendo investigado pela equipe da instituição e que em breve será possível saber o que realmente aconteceu. Mesmo assim, ele reforçou que não acredita que existam fantasmas no edifício. "Não existe tal fantasma, nem morto. A porta estava ruim, foi consertada. Foi aberta 28 vezes em dez horas. Quando a porta se abriu, o homem não estava acompanhado das pessoas que costumavam estar com ele".

Capuya suspeita de que alguém tenha feito uma brincadeira com o guarda. "Eu acredito que isso tem a ver com alguma coisa armada, não sei com certeza. Ele é um funcionário da empresa de segurança [terceirizado], não é nosso", explicou.

Fonte: Uol Notícias.


Nosso comentário

Hoje em dia, realmente não podemos acreditar em quase nada do que é divulgado pela internet, sobretudo coisas com apelo ao sensacionalismo, como infelizmente ainda se faz com o tema sério que é a espiritualidade. Então, não dá para saber se o episódio que "viralizou" é ou não um autêntico fenômeno espiritual ou uma brincadeira de muito mal gosto. O que podemos dizer, com seguridade, é que uma manifestação dessa natureza é absolutamente possível, como ocorre. Ou seja, em certas condições, uma pessoa comum (homem ou mulher, jovem ou criança, letrado ou analfabeto, religioso ou ateu, rico ou pobre etc.) é capaz de "ver", ou ter a impressão de ver um ser desencarnado (quer dizer, um Espírito), conversar com esse "fantasma" e ter a ilusão de estar falando com alguém "normal", portanto sem saber que se trate de um fenômeno espiritual, ou seja: mediúnico. E isso sem que a pessoa seja um méium ostensivo (aquele que frequentemente tem experiências mediúnicas, mais ou menos consciente). A História é farta de relatos assim.

Dentre as "condições" para que o fenômeno se realize, a primeira é que haja um Espírito interessado em se manifestar, que seja também capacitado para projetar o fenômeno (basicamente, usar os recursos do seu corpo espiritual, ou perispírito) e tenha permissão para tal feito, que nunca é feito despropositadamente. Em suma, é preciso haver uma razão e uma utilidade que justifiquem a realização de uma manifestação como essa. Poderia ser, por exemplo, despertar um cético para as questões espirituais, como que uma "prova" da realidade do mundo espiritual.

Brincadeira ou não, que o vídeo desperte mais interesse em se conhecer as potencialidades da alma e o intercâmbio entre este mundo e as dimensões infinitas dos Espíritos, para cujo assunto, o Espiritismo é a melhor doutrina pela qual podemos nos instruir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário