sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Pré-lançamento: "Espíritos Sob Investigação", de Carlos Seth Bastos


A recente redescoberta dos manuscritos de Allan Kardec e outros documentos históricos acerca do desenvolvimento do Espiritismo desencadeou uma série de pesquisas positivas para todos os interessados na historiografia espírita, cujo fruto mais notável é o Projeto Allan Kardec administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (saiba mais aqui). Na trilha desse importantíssimo trabalho, um dos mais nomes mais proeminentes é o do nosso confrade Carlos Seth Bastos, carinhosamente chamado também de Sir CSI do Espiritismo, que acaba de anunciar o pré-lançamento de um livro no qual ele sintetiza todo o apanhado feito nestes quatro anos de intensa investigação a partir de arquivos originais do acervo pessoal do codificador espírita de que hoje dispomos, bem como do cruzamento com outros registros históricos dispostos em cartórios e sites de instituições respeitáveis, por exemplo, da Biblioteca Nacional da França, que reúne grande acervo oficial do governo francês dos tempos da codificação do Espiritismo. Esta a proposta central do livro Espíritos Sob Investigação, que já está na fase de produção gráfica, sob o selo do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro (saiba mais sobre o CCDPE-ECM clicando aqui) com previsão de lançamento já para o mês de dezembro seguinte.

Carlos Seth Bastos é engenheiro eletrônico de formação, expert em logística de telecomunicações, natural de São José dos Campos e residente em Jacareí, ambos municípios do Estado de São Paulo, com passagem profissional em multinacionais até se aposentar e então intensificar suas pesquisas espíritas e publicações para a sua página. Espírita de longa data, é também presidente do Centro Espírita Amor a Jesus na cidade onde reside. Em agosto de 2018, ele criou uma fanpage na rede social Facebook intitulando-a “Imagens e Registros Históricos do Espiritismo, trazendo na foto de perfil a inscrição CSI: Codification Séances Investigation (clique aqui para abrir a fanpage) pretendendo, por esta página, publicar anotações suas sobre aspectos históricos relacionados à codificação do Espiritismo a partir de investigações a propósito de aspectos diversos, por exemplo, detalhes biográficos de personagens menos conhecidos ou mesmo desconhecidos do movimento espírita. Se foi uma iniciativa despretensiosa ou não, pouco importa; o fato é que esta página ganhou destaque já pelas descobertas e o interesse geral do público cresceu na mesma medida em que as pesquisas foram se robustecendo até naturalmente expor o exímio pesquisador que é o autor do CSI, em benefício da Historiografia Espírita.

Carlos Seth Bastos

Nós conversamos com o autor, que gentilmente satisfez aos seguintes questionamentos que o fizemos a respeito deste livro:

O que os leitores encontrarão de especial nesta obra?
Carlos Seth Bastos: Fatos inéditos sobre a vida de Rivail e dos médiuns utilizados por Allan Kardec, além de informações sobre as verdadeiras razões para o declínio da doutrina espírita na França.

Quando surgiu a ideia de concentrar tuas pesquisas num livro?
CSB: Nunca tive a intenção de escrever um livro, mas a rede social que abriga as pesquisas do “CSI do Espiritismo” começou a apresentar problemas operacionais de indexação das publicações. Desta forma, a ferramenta de busca passou a não mostrar todos os resultados, principalmente de “posts” mais antigos. Para não privar as pessoas do conhecimento, selecionamos pesquisas relevantes e preparamos o livro.

Como foi o processo de composição da obra? Por exemplo, o que deu “mais trabalho”?
CSB: Em primeiro a decisão sobre o que ficaria de fora. Queríamos algo em torno de 300 a 400 páginas. Depois, a “costura” dos capítulos para uma leitura mais fluida. E por último a busca das licenças para a utilização de determinadas imagens.

Que “causo” de toda essa revisão historiográfica mais te tocou?
CSB: Praticamente todos os capítulos contém alguma informação desconhecida pela maioria das pessoas. A descoberta de cada uma delas trouxe momentos de grande satisfação. Entre todas elas, podemos citar a desencarnação da bailarina Emma Livry, durante um ensaio da ópera “La Muette de Portici”. Emma é um Espírito feliz em “O céu e o inferno”.

Nessa obra, você apenas narra os acontecimentos, ou também faz alguma interpretação dos desdobramentos?
CSB: Procuramos sempre trabalhar usando o modelo científico de investigação forense, isto é, buscando dados fundamentados por fontes primárias, evitando dar nossa própria opinião. Mas claro, em um momento ou outro interpretamos as consequências destas informações, por exemplo, em relação à queda do Espiritismo no final do século XIX.

Que contribuição uma obra de historiografia como essa pode oferecer para o desenvolvimento da Doutrina Espírita?
CSB: É uma nova perspectiva de estudo. Se Hahnemann recomendou que Allan Kardec não usasse o médium B. na revisão da primeira edição de “O Livro dos Espíritos”, se houve uma segunda edição com correções importantes, se em “O Livro dos Médiuns” ele mesmo fala da influência pessoal do Espírito do médium, é porque ele, o médium, foi importante para o desenvolvimento da doutrina espírita. Apesar do seu caráter progressivo, sob o ponto de vista do resultado final, a perspectiva filosófica e científica seriam suficientes para seu entendimento. No entanto, aliado ao Controle Universal do Ensino dos Espíritos, o pensamento de Allan Kardec evoluiu ao longo de todo o período que, para simplificar, chamamos de Codificação (apesar do seu trabalho ter sido o de principal protagonista). Esta mudança aconteceu com a ajuda dos médiuns. As análises de seus perfis psicológicos e as influências a que estavam submetidos, nos ajudam a compreender o Espiritismo sob todos os ângulos possíveis.

Portanto, você já tem uma boa dica para presente de Natal e de final de ano, seja para você mesmo, seja para um parente ou amigo que tenha alguma afinidade com o Espiritismo: dê o livro Espíritos Sob Investigação de Carlos Seth Bastos e viaje na historiografia espírita.

Pré-venda com desconto neste link.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário