"Estudos filosóficos Espíritas" com Humberto Schubert Coelho

Fomos agraciados com a sugestão de uma série de vídeos intitulada "Estudos filosóficos Espíritas", promovido pela Spiritist Society of Bournemoth, um centro espírita localizado na cidade de Bournemouth, no sul da Inglaterra, tendo sob a condução de Humberto Schubert Coelho, um renomado filósofo espírita que há anos tem se dedicado a propagar no nosso movimento a ideia de estudarmos com mais profundidade o caráter filosófico do Espiritismo, que, aliás, é a parte fundamental da doutrina kardecista.

A série contém 41 vídeos temáticos, cada qual cuidando de um assunto especial e sempre relevante para a nossa compreensão doutrinária. Consiste na gravação dos encontros semanais iniciados em maio de 2020 e concluídos em outubro do ano seguinte. Vê-se, portanto, o desenvolvimento de um estudo que ultrapassou um ano de intenso conteúdo, compartilhado com outros tantos estudiosos espíritas de diversas partes do mundo, virtualmente reunidos através da internet, sendo que Schubert falava diretamente da Sociedade Espírita Primavera da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Humberto Schubert Coelho

Conversamos com Humberto Schubert a respeito e ficamos impressionados com a sua capacidade de compreensão da dimensão do lado filosófico espírita, também com o seu comprometimento vocacional. É, portanto, um trabalho sério que merece toda a nossa atenção, razão pela qual compartilhamos com todos a série "Estudos filosóficos Espíritas" e recomendamos que seus vídeos sejam bem aproveitados pelos confrades. Veja a janela com a playlist logo a seguir.


Espiritismo filosófico

O que exatamente significa dizermos que o Espiritismo é uma doutrina filosófica?

Ora, pra começo de conversa, o próprio Allan Kardec assim o definiu no topo da folha de rosto de O Livro dos Espíritos, que traz a inscrição "Filosofia espiritualista". Podemos dizer que o primeiro passo da "descoberta espírita" foi de caráter científico, quando para analisar as manifestações mediúnicas: sua natureza, suas causas, seus efeitos etc. Uma vez comprovado o fenômeno e mais ou menos compreendido o seu mecanismo (cuja origem vem da ação dos Espíritos) e então revelado a sua natureza espiritual, o passo seguinte assumiu as feições de uma escola filosófica, cuja finalidade é refletir sobre as consequências daquela revelação, ou seja: as implicações e importância da comprovação da continuação da vida após a morte, a nossa destinação como Espíritos e as relações do mundo espiritual com a nossa atual existência carnal.

"FILOSOFIA ESPIRITUALISTA", no topo da capa de O Livro dos Espíritos

Nesse cenário todo, a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec se apresenta como uma escola e roteiro — a propósito, o melhor roteiro de que temos conhecimento — para estudarmos a natureza espiritual tendo em vista a ideia de acelerarmos nosso desenvolvimento evolutivo, tanto no campo intelectual quanto no campo moral.

Daí por que o codificador vai se exprimir nos seguintes termos:

"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que vêm dessas mesmas relações."

Allan Kardec
O Que é o Espiritismo - 'Preâmbulo'

Humberto Schubert é igualmente concorde conosco que além dos aspectos científicos e filosóficos, o Espiritismo tem consequências religiosas, à maneira como Kardec propriamente evoca:

"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que obrigatoriamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo sacerdote. Estes qualificativos são de pura invenção da crítica."

Allan Kardec
O Que é o Espiritismo - 'Ligeira resposta aos detratores do Espiritismo'

Mas ao dizer que o Espiritismo contém necessariamente uma filosofia, nosso confrade filósofo trata, logo no início da série de seus estudos, de explicar os conceitos principais dessa disciplina a fim de que tenhamos uma boa noção sobre o que é Filosofia, quais as características que verificam o kardecismo como uma escola filosófica, o que separa a religiosidade espírita das religiões tradicionais e assim por diante. É, em suma, um estudo profundo e bem organizado.

Ademais, quem acompanhar a série aqui referida verá que Humberto desfaz a ideia vulgar de que Filosofia é uma disciplina puramente intelectualista, fria e sem efeito prático; ao contrário, ele se debruça e demonstra muito bem a utilidade de pensarmos filosoficamente, para nosso avanço espiritual e para a promoção da nossa doutrina, bem como quebra qualquer noção de frieza, por exemplo, ao reconhecer a nossa necessidade de compreendermos as coisas não apenas racionalmente (teoricamente), mas também emocionalmente, como o fazemos quando lemos bons romances espíritas e nos envolvemos sentimentalmente com os dramas dos personagens e nisso adentramos no íntimo prático dos conceitos doutrinários.

Então não esperem do filósofo Schubert um mero evocador de sistemas teóricos e arauto da erudição — como infelizmente vemos na filosofia academicista de nosso tempo; nosso confrade, conforme demonstrado nessa série de estudos, está muito bem conectado com os propósitos fundamentais do que entendemos por Filosofia Espírita, muito em sintonia também com o pensamento de outro grande pensador espírita: José Herculano Pires.

Por essas e outras razões, aqui está nossa sugestão, inclusive como indicação especial para uma maratona durante o feriadão de carnaval que está chegando.

Desfrutem da série "Estudos filosóficos Espíritas":

Ah, e não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos!

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Comentários

Postagens populares

Dra. Anete Guimarães em São Paulo

REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A tragédia da Chapecoense e as mortes coletivas