quarta-feira, 14 de junho de 2023

Lançamento: tradução da primeira versão do Catálogo Racional

Apresentamos a todos os confrades e estudiosos do Espiritismo em geral mais um grande trabalho em prol da pesquisa e divulgação da nossa amada doutrina: a edição especial com a tradução da primeira versão do Catálogo Racional das obras que podem servir para formar uma Biblioteca Espírita, originalmente editada por Allan Kardec, publicada sob o título (em francês) Catalogue Raisonné des ouvrages pouvant servir à former une Bibliothèque Spirite, distribuída como encarte junto com o fascículo da Revista Espírita de abril de 1869. Uma obra de enorme importância para o melhor entendimento do contexto histórico e também da essência doutrinária espírita, por isso, vale a pena o leitor conhecer dedicar um tempinho para conferir o que é, como e quando foi publicado, além de outros detalhes mais que trazemos aqui. Vejamos:


O que é o Catálogo Racional

Era uma indicação kardequiana que seus confrades estudassem tudo o que dissesse respeito à Doutrina Espírita, não apenas pelas obras propriamente espíritas, mas outras diversas — inclusive aquelas contrárias à codificação do Espiritismo. Mas quais seriam os títulos mais indicados?

Pensando nisso, desde 1861, ele demonstrava interesse em criar uma listagem com os títulos principais, ao que ele imaginou chamar de "Catálogo Racional". Sete anos depois ele finalmente anunciou que o encarte estava a caminho (Revista Espírita de dezembro de 1868). Entretanto, a materialização desse folheto só viria a se concretizar meio ano depois, quando finalmente ficou pronto para ser distribuído em abril de 1869, acompanhando outra grande novidade que há muito Kardec preparava: a inauguração da tão almejada Livraria Espírita.


O lançamento

Quis Deus recolher, nos braços da espiritualidade, o Mestre espírita, Allan Kardec, bem na véspera daquele lançamento, no dia 31 de março de 1869, exatamente em meio ao trabalho da mudança — da passagem na Rua Saint-Anne n° 59 (domicílio do casal Kardec, sede da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e escritório geral do Codificador espírita, inclusive o endereço de registro da Revista Espírita) para a sede no número 7 da Rua de Lille, no centro de Paris, França, com relação ao novo endereço das instituições espíritas, onde também seria aberta a livraria, sendo que a mudança pessoal do casal Kardec seguia para a então pacata Vila de Séguir, onde Rivail e Amélie pleiteavam morar mais tranquilamente.

Não obstante o indescritível impacto da perda do insubstituível pioneiro e líder espírita, Madame Kardec tocou a obra: ela inaugurou a Livraria e cuidou para que os exemplares da revista fossem entregues aos assinantes, naquele mês acompanhado do referido suplemento, que, com efeito, ficou sendo então o derradeiro título inédito dentre as publicações kardequianas.


A importância histórica e doutrinária

Aparentemente, este catálogo nada mais seria do que aquilo a que se propõe um título comum deste gênero: um folheto de propaganda das obras à venda numa determinada editora ou livraria. Todavia, este não é o caso desta publicação; o Catálogo Racional (doravante desta forma simplificaremos o seu título) tem um valor documental extraordinário para a História do Espiritismo, como veremos adiante.

Em pleno século XIX — de recursos incomparavelmente limitados em relação às mais diversas ferramentas de informação, estudo, pesquisa e de experimentação de que dispomos hoje —, a literatura era um instrumento cujo valor pouco podemos apreciar. Para a Doutrina Espírita, pois, era imprescindível erigir uma galeria consistente, formar o seu próprio gênero — o gênero espírita — e ocupar seu espaço dentro desse universo do saber, pelo que Kardec estimula os confrades a formarem suas coleções a partir de obras instrutivas para o aprofundamento da doutrina. Com isso, através da listagem proposta neste suplemento, temos uma indicação direta do pensamento kardequiano quanto aos gêneros literários e alguns títulos específicos proveitosos para nossa formação espírita.


O resgate histórico

Com a morte do Codificador Espírita, seus sucessores cuidaram de publicar novas versões do Catálogo Racional, editando a listagem e acrescentando muitos outros títulos à relação original. Acontece que, como a versão original nos era desconhecida, havia uma dúvida geral sobre quais eram exatamente os livros que Kardec nos tinha indicado. Inclusive, não faltou quem duvidasse se este ou aquele título das versões posteriores realmente teria aprovação kardequiana para constar num catálogo espírita. Um caso particular que merece o nosso destaque é a indicação do livro Os Quatro Evangelhos, de Jean-Baptiste Roustaing, autointitulada “Revelação da revelação” e base do movimento conhecido como Roustainguismo: alguns confrades defendiam que sua inclusão na listagem tivesse sido feita por terceiros, a partir das versões posteriores ao lançamento original do Catálogo Racional, e supostamente atendendo aos apelos de uma conspiração contra Kardec e o Espiritismo.

Eis, pois que o Museu AKOL (www.allankardec.online), através dos esforços do nosso querido confrade Adair Ribeiro Jr., conseguiu e disponibilizou a todos nós o acesso à primeira edição da referida publicação — razão pela qual pudemos trabalhar esta tradução que agora estamos ofertando ao público. Então, finalmente, podemos conhecer quais eram os livros e demais obras artísticas indicadas diretamente pelo pioneiro espírita.


Download

Desta feita, os canais Luz Espírita, Autores Espíritas Clássicos, AKOL e CSI do Espiritismo se uniram na produção deste volume, pelos esforços voluntários de Ery Lopes, Wanderlei dos Santos, Adair Ribeiro Jr. e Carlos Seth Bastos, que traz na 1ª parte o catálogo traduzido, a transcrição do conteúdo original em francês na 2ª parte, mais um prefácio e uma seção com a apresentação da tradução. Nesta edição especial, o leitor também tem ao seu alcance links para cópias digitais de quase todas as obras catalogadas, faltando o link de apenas algumas obras (menos de 5%) que não foram encontradas na internet para livre acesso.

O download do ebook do Catálogo Racional das obras que podem servir para formar uma Biblioteca Espírita está disponível gratuitamente no Portal Luz Espírita e no site Autores Espíritas Clássicos.


* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Um comentário:

  1. Parabéns Ery Lopes, Wanderlei dos Santos, Adair Ribeiro Jr. e Carlos Seth Bastos por esse valiosíssimo trabalho. Apenas o tempo poderá mostrar a imensa utilidade dessa publicação para os estudantes sérios do Espiritismo. Hoje, graças vocês, teremos acesso ao roteiro da formação cultural indicado por Allan Kardec para melhor compreendermos o Espiritismo. Deus abençoe cada um dos colaboradores!

    ResponderExcluir