quinta-feira, 22 de junho de 2023

Manuscrito inédito revela intervenção do Espírito de Verdade para salvar Allan Kardec de morte prematura

Em mais um registro extraordinário feito no portal do Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF-MG, temos um manuscrito oriundo do acervo AKOL, datado de 31 de janeiro de 1865, transcrevendo um diálogo mediúnico cujo assunto em questão era a saúde de Allan Kardec, que havia passado por um grave mal-estar, por conta de excesso de trabalho (estudo e redação de material doutrinário espírita), e chegou mesmo à beira da morte, o que não aconteceu por intervenção especial do Espírito de Verdade.

Saiba mais sobre o Projeto Allan Kardec.

Vamos conferir o teor deste documento até então inédito:


Fotocópia do manuscrito original

TRANSCRIÇÃO DO TEXTO ORIGINAL EM FRANCÊS

Du 31 janvier 1865

Dem. Que pensez-vous, bons Esprits, de la maladie de Monsieur Kardec ?

Rép. Elle sera sans gravité, nous l’espérons, grâce à l’Esprit de vérité dont l’intervention a empêché, au moment où la crise a eu lieu, la fluctuation du sang au cerveau.

Mais c’est une leçon qui profitera à votre maître et qui l’engagera à prendre des mesures pour prévenir de semblables accidents.

Il a bien fait d’appeler un médecin ; il faut qu’il se conforme en tout à ses prescriptions ; les Esprits l’assistent pour le soigner. Mais nous croyons utile de faire des frictions plusieurs fois par jour à main nue et assez longtemps sur tous les membres afin de donner un peu plus d’activité au sang.

Il faut en outre quand il sera mieux qu’il se résigne à faire plus d’exercice, à ne pas travailler de suite en sortant de prendre ses repas et s’abstenir de café ou de tout autre excitant pendant quelque temps.

C’est la difficulté de la digestion de son déjeuner qui a provoqué cette attaque. Ne pas trop manger le soir surtout. Vos guides, assisté de l’Esprit de vérité


TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS

31 de janeiro de 1865.

Pergunta: Bons Espíritos, que pensais da doença do senhor Kardec?

Resposta: Não será grave, esperamos, graças ao Espírito de Verdade, cuja intervenção impediu a flutuação do fluxo sanguíneo ao cérebro no momento da crise.

Entretanto, trata-se de uma lição que beneficiará o vosso mestre e que o induzirá a tomar medidas para prevenir acidentes parecidos.

Ele fez bem em chamar um médico; deve cumprir todas as suas prescrições; os Espíritos o assistem em seu tratamento. Mas achamos útil fazer fricções com as mãos em todos os seus membros, várias vezes ao dia, por bastante tempo, a fim de dar um pouco mais de atividade ao sangue.

Além disso, é necessário que, uma vez recuperado, ele busque fazer mais exercícios, não trabalhar logo após as refeições e evitar o café, ou qualquer outro estimulante, durante algum tempo.

O que provocou esse acidente foi a dificuldade na digestão de seu almoço. Não deve comer muito, sobretudo à noite. Vossos guias, assistidos pelo Espírito de Verdade.


Nossas observações e comentários

Em 1865, completava-se uma década de intenso trabalho de Allan Kardec no estudo e pesquisa acerca dos revolucionários fenômenos que marcaram o movimento conhecido como Espiritualismo Moderno, do qual surgiria a doutrina que sintetizaria toda aquela fenomenologia: o Espiritismo, cujo marco inicial é tradicionalmente assinalado pelo lançamento de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857.


Download

Além de cuidar da redação da Revista Espírita (publicada mensalmente), de presidir a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, de fazer conferências, responder uma enorme correspondência vindo do mundo inteiro, de atender a visitas de tantos viajantes interessados em conhecer "o codificador espírita", naquele ano de 1865 Kardec estava trabalhando na produção de novas obras, por exemplo, o livro O Céu e o Inferno, que seria lançado naquele ano, e isso depois de todo o trabalho na publicação da obra O Evangelho segundo o Espiritismo, vindo a lume no ano anterior. Sem dúvidas, uma rotina hercúlea, um trabalho quase sobre-humano.

Então, pelo texto apresentado no manuscrito, seus confrades espíritas estavam preocupados com sua saúde, que havia ficada abalada a tal ponto de submeter o Mestre espírita a uma situação mortal. Daí, temos a espiritualidade informando —além de fazer algumas recomendações — da ação salvadora do Espírito de Verdade evitando o falecimento do pioneiro espírita. Ora, ao longo da codificação kardequiana, encontramos a definição que o Espiritismo é a obra do Cristo, que é o guia espiritual da Terra, e que, portanto, a Doutrina Espírita é obra do próprio Jesus; esta entidade às vezes descrita como "Espírito da Verdade", "Espírito da Verdade", "Espírito Verdade" ou simplesmente "Verdade", esteve presente no trabalho da codificação espírita, manifestando-se a Allan Kardec, através de médiuns voluntários, apresentando-se inclusive como o guia particular do codificador. Assim sendo, se não era exatamente Jesus quem se manifestava, certamente era um de seus ministros, devidamente autorizado a representá-lo. Isto nos leva a deduzir que a ação direta do Espírito de Verdade era a ação direta do Cristo, que no episódio narrado pensou por bem dar uma sobrevida a Kardec com a finalidade de que aquela fase inicial da obra espírita fosse completada. E devemos lembrar que três depois Kardec iria publicar mais um livro extremamente importante para o entendimento de toda a doutrina espírita: A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (1868).

Saiba mais sobre o Espírito Verdade na Enciclopédia Espírita Online.

Com isso, temos mais uma evidência de quão grande é a influência dos Espíritos no nosso mundo, quase sempre de maneira oculta, fazendo parecer que tudo transcorre normalmente, conforme o entendimento humano. E disso  tudo podemos pensar: quantos livramentos não temos recebido dos nossos amigos espirituais, especialmente nosso anjo guardião!

Não deixe de conferir melhor o trabalho desse Projeto Allan Kardec.

Confira também a nossa postagem anterior sobre esse acervo, trazendo o contexto do manuscrito "Oração e Concórdia" (veja aqui).

E, é claro, visite também o portal online do Projeto Allan Kardec da UFJF-MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário